Fortescue e Covestro anunciam planos para acordo de fornecimento de hidrogênio verde

  • Fortescue Future Industries planeja fornecer hidrogênio verde e seu derivados, incluindo amônia verde, para a Covestro
  • FFI irá fornecer o equivalente a 100 mil toneladas de hidrogênio verde por ano, a partir de 2024

A Fortescue Future Industries (FFI), indústria de energia verde baseada na Austrália, e a Covestro, fabricante global de polímeros, planejam um acordo de longo prazo para o fornecimento de hidrogênio verde e seus derivados, incluindo amônia verde.

De acordo com o Memorando de Entendimento (MoU), a FFI e a Covestro irão formalizar um acordo no qual a FFI irá fornecer o equivalente a até 100 mil toneladas de hidrogênio verde (GH2) por ano.

O acordo permitirá que a Covestro reduza suas emissões de gases de efeito estufa em até 900 mil toneladas de CO2 por ano, com a substituição do hidrogênio cinza e seus derivados pelo H2 verde. Os fornecimentos são destinados a tres possíveis localidades – Ásia, América do Norte e Europa – e poderão ser iniciadas em 2024. A FFI e a Covestro veem o memorando como o primeiro passo rumo a uma parceria estratégica mais ampla para acelerar a transição para uma energia verde, principalmente para as indústrias que consomem muita energia.

O presidente da FFI, Andrew Forrest AO, afirmou: “Essa é uma colaboração pioneira que reforça o poder do hidrogênio verde para acelerar a descarbonização de algumas das indústrias que mais utilizam energia no mundo. A FFI e a Covestro compartilham a visão de que o hidrogênio e a amônia verdes terão papel crucial para que as empresas atinjam seus objetivos climáticos e evitem o aquecimento global. Estamos ansiosos em trabalhar com a Covestro para atender suas demandas de hidrogênio verde, e colaborar com a Alemanha a fim de torná-la líder mundial em descarbonização, hidrogênio e amônia verdes”.

Markus Steilemann, CEO da Covestro, destacou: “Estamos muito felizes pela FFI compartilhar nossa visão de economia circular e estar disposta a tomar medidas corajosas para promover a necessária transição de mercado para o hidrogênio verde. Nossa colaboração com a FFI destaca nossa ambição de pioneirismo na transição rumo à economia circular e a uma produção neutra para o clima. O hidrogênio verde, e seus derivados, tem papel fundamental para a indústria química, tanto como fonte alternativa de matéria-prima quanto de energia limpa. Essa transição será um importante passo em nossos esforços para oferecer produtos mais sustentáveis, que também reduzem a pegada de carbono de nossas indústrias consumidoras”.

A CEO da FFI, Julie Shuttleworth, complementou: “A Covestro é líder global em sua indústria, com seus materiais sendo utilizados em praticamente todas as áreas da vida moderna, incluindo os segmentos automotivo, construção e eletrônico. Essa colaboração reforça a ideia de que o hidrogênio verde é uma solução prática e possível de implementar para uma série de indústrias com dificuldade de descarbonização”.

O hidrogênio verde é fabricado a partir de energia renovável e não produz nenhuma poluição, sendo o vapor d’água o seu único subproduto. O objetivo da FFI é ampliar sua produção de hidrogênio verde para 15 milhões de toneladas, por ano, até 2030, aumentando para 50 milhões de toneladas, por ano, na década seguinte.

A Covestro utiliza o hidrogênio e seus derivados como matéria-prima na produção de seus polímeros. Como parte de uma ampla estratégia de economia circular, a Covestro comprometeu-se com uma transição completa para a utilização de matérias-primas alternativas e energias renováveis. A parceria com a FFI é um importante passo rumo a este objetivo.

A Fortescue Future Industries (FFI) é uma empresa global de energia verde comprometida com a produção de hidrogênio 100% oriundo de fontes renováveis. Segundo a empresa, o hidrogênio verde é a solução prática e possível de se implementar que irá revolucionar a forma como abastecemos nosso planeta, descarbonizando indústrias pesadas e criando empregos no mundo todo. A FFI está estabelecendo um portfólio global de projetos de hidrogênio verde renovável e amônia verde com o objetivo de fornecer 15 milhões de toneladas, por ano, de hidrogênio verde renovável até 2030, aumentando este valor para 50 milhões de toneladas, por ano, na década seguinte.

Com 10,7 bilhões de euros em vendas em 2020, a Covestro é uma das empresas líderes mundiais em polímeros. Suas atividades comerciais concentram-se na produção de polímeros e no desenvolvimento de soluções para produtos usados em muitas áreas da vida cotidiana, como a automotiva e de transportes, construção, móveis e processamento de madeira e os segmentos eletroeletrônicos e de aparelhos domésticos. Outros setores incluem esportes e lazer, cosméticos, saúde e a própria indústria química. Ao final de 2020, a Covestro tinha 33 unidades de produção no mundo todo e empregava aproximadamente 16,5 mil pessoas.

Foto: Covestro footage

Curta nossa página no

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: