Braskem e Shell unem forças para produzir polipropileno circular na Europa a partir de resíduos plásticos mistos

No dia 15 de janeiro, a Braskem Netherlands B.V. e a Shell Chemicals Europe B.V. assinaram um acordo para produzir polipropileno circular na Europa, a partir de resíduos plásticos mistos. Com este acordo, a Shell vai fazer o upgrade de uma variedade de óleos de pirólise, transformando-os em matérias-primas circulares (propeno, eteno) de qualidade virgem no Shell Chemicals Park Moerdijk, Holanda. A Braskem irá então converter essas matérias-primas em polipropileno circular, em sua fábrica em Wesseling, na Alemanha.

A reciclagem química, um processo complementar à reciclagem mecânica tradicional, converte resíduos plásticos que não são adequados para reciclagem mecânica em matérias-primas virgens para a produção de novos plásticos. O primeiro passo deste processo é transformar resíduos plásticos em óleo de pirólise, uma alternativa valiosa à matéria-prima fóssil virgem para a indústria química. O óleo de pirólise, através do processamento químico convencional, é convertido em propeno e eteno, que, por sua vez, podem ser convertidos posteriormente em novas resinas plásticas virgens.

Este acordo pioneiro e estratégico com a Shell está alinhado à ambição da Braskem de aumentar a participação de matérias-primas sustentáveis em seu portfólio. O polipropileno circular será comercializado sob a marca Wenew, plataforma de ações inovadoras que representam e consolidam os esforços da Braskem para alcançar uma economia circular. Segundo a empresa, a iniciativa contribuirá significativamente para os compromissos de sustentabilidade da Braskem de redução de resíduos plásticos, além de aprofundar a estratégia de crescimento da empresa. Até 2030, a Braskem tem a ambição de atingir 1 milhão de toneladas de produtos com material reciclado e recuperar 1,5 milhão de toneladas de plástico do meio ambiente.

“A adoção de iniciativas que incluem a recuperação de resíduos plásticos e a reciclagem mecânica e química em nossos processos produtivos está ligada ao propósito da nossa empresa de proporcionar um futuro mais circular e sustentável, além da posição de liderança que a Braskem tem em biopolímeros globalmente. Este acordo representa um passo importante para combinar a tecnologia e infraestrutura da Shell com a expertise em polímeros e conhecimento de mercado da Braskem em direção a soluções mais sustentáveis e escaláveis”, Walmir Soller, VP de Olefinas e Poliolefinas da Braskem Europa & Ásia.

Daniëlle Ebentreich, Diretora de Marketing e Sustentabilidade da Shell Chemicals afirma: “Este acordo enfatiza nosso compromisso em abordar questões ambientais desafiadoras, como resíduos plásticos e plásticos difíceis de reciclar. Ao usar nossos investimentos em projetos inovadores e sustentáveis posicionados estrategicamente nos Parques de Energia e Química da Shell, somos capazes de desempenhar um papel fundamental, juntamente com os nossos parceiros ao longo da cadeia de valor, no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes e para a sociedade”.

A Braskem está trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros para lançar produtos circulares de polipropileno para aplicações específicas de mercados, como embalagens e automotivo.

Curta nossa página no

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário