Projeto Resíduo Zero transformou resíduos orgânicos gerados na Feiplastic em fertilizante

Feiplastic_Residuo_ZeroEm uma área reservada da área externa do Pavilhão do Anhembi, durante a Feiplastic, um processo de compostagem acelerada transformou resíduos orgânicos em fertilizante. A transformação não leva mais do que 24 horas, eliminando água em forma de vapor e liberando calor. Ao revolver o material, a temperatura pode chegar até a 60º, de acordo com Fernando Beltrame da Eccaplan Consultoria Ambiental, que coordena o Projeto Resíduo Zero em parceria com a organizadora do evento, a Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Beltrame explica que a Reed é a primeira empresa de eventos a organizar um programa de resíduo zero no Brasil. Até a quarta-feira, terceiro dia do evento, entre 1 e 1,5 tonelada já haviam sido transformados em cerca de 150 kg de fertilizante. O material, ao se estabilizar como adubo, é enviado a parques e hortas urbanas de São Paulo. O produto final não tem odor desagradável e não atrai moscas ou outros animais.

Na WTM – World Travel Market Latin America, outra feira do portfólio da Reed ocorrida em abril, o aproveitamento do rejeito orgânico foi de 72%. “Agora, na Feiplastic, o objetivo é fechar o último dia de exposição com número ainda maior. Todas as feiras da organizadora durante 2015 levarão adiante o projeto”, diz Ana Cláudia de Souza, coordenadora da Reed em parceria com a Eccaplan.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Feiplastic; Vídeo: Reed Exhibitions Alcantara Machado

Curta nossa página no

Tags: , , , ,

Deixe um comentário