Fábrica da LANXESS em Triunfo bate recorde de produção de borracha EPDM.

Segundo estimativas, o mercado global prevê um crescimento percentual de um dígito por ano, nos próximos dez anos, dessa matéria-prima.

A LANXESS, multinacional líder em especialidades químicas, fechou o ano de 2011 com um recorde de produção de borracha sintética de EPDM em sua unidade em Triunfo, no Rio Grande do Sul, atingindo a produção de 41,2 mil toneladas.

Utilizada pelas indústrias automobilísticas, de construção civil e de modificação de plásticos, cabos e fios, a borracha de EPDM está com sua demanda bastante aquecida principalmente em função dos mercados brasileiro e chinês. “Acreditamos que em 2012 a demanda por EPDM deva continuar aquecida, principalmente em função do mercado automotivo. Hoje, todos os carros fabricados no Brasil possuem peças produzidas com a borracha de EPDM da LANXESS. Em função disso, esperamos alcançar um recorde de produção neste ano”, explica Marcos de Oliveira, diretor de Marketing e Vendas para América Latina da unidade de negócios Technical Rubber Products.

No Brasil, a borracha de EPDM da LANXESS é produzida na unidade adquirida, em maio do ano passado, da holandesa DSM Elastômeros. Essa aquisição possibilitou à fábrica uma soma de esforços e experiências que permitiram que alguns gargalos fossem sanados. Além disso, a LANXESS fez investimentos como, por exemplo, a aquisição de um robô que coloca em caixas próprias os fardos de borracha. Esse investimento tornou o processo mais ágil e certeiro, diminuído o tempo de embalagem dos fardos.

Além de suprir a demanda do mercado nacional, a borracha produzida pela LANXESS em Triunfo também é exportada para outros países da América do Sul. “Cerca de 60% da nossa produção é voltada ao mercado latino-americano, os outros 40% são exportados para outros continentes”, explica Ubiratan Sá, gerente do site da LANXESS em Triunfo. No mercado brasileiro, 65% da produção é destinada a São Paulo e o restante, direcionado para todo o país, principalmente Rio de Janeiro, Minas Gerais e os estados do Sul do país.

Além do Brasil, a LANXESS produz a borracha de EPDM em seus sites em Marl, na Alemanha, Orange, nos Estados Unidos e Sittard-Geleen, na Holanda.

SOBRE A LANXESS: A LANXESS é líder em especialidades químicas, com volume de vendas de 7,1 bilhões de euros em 2010. Atualmente conta com cerca de 16.100 funcionários distribuídos em 30 países. A companhia possui 47 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, produção e venda de especialidades químicas, plásticos, borracha e intermediários.

 No Brasil, a LANXESS está representada por meio de suas 13 unidades de negócio, possui mais de 1000 funcionários, 5 unidades produtivas, laboratórios e escritórios, distribuídos pelas cidades de São Paulo e Porto Feliz (SP), São Leopoldo e Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ), Cabo de Santo Agostinho e Recife (PE).

Fonte: LANXESS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: