Arburg e empresas parceiras desenvolvem conjuntamente sistema automatizado para produção de embalagens de paredes finas

  • Thin Wall Integra: Projeto colaborativo com nova abordagem para produção de embalagens de paredes finas
  • Cooperação entre fabricantes de moldes, robôs e etiquetas IML, especialistas em fluxo de materiais, fornecedores de matérias-primas e subsidiária da Arburg na França
  • Totalmente automatizado: Célula de moldagem por injeção com Allrounder 720 H híbrido na versão de embalagem

Como você produz economicamente recipientes de paredes finas usando material reciclado de alta qualidade e com o máximo de rendimento? Com o trabalho conjunto de vários especialistas combinando seus conhecimentos fundamentados. Foi o que aconteceu na França como parte do projeto colaborativo Thin Wall Integra. A colaboração persegue vários objetivos simultaneamente, nomeadamente o processamento de alto volume de material reciclado em recipientes de paredes finas de uma maneira que é totalmente automatizada, rápida e consistentemente de alta qualidade.

A subsidiária da Arburg na França associou-se à Collomb, fabricante de moldes especializado em recipientes de paredes finas, ao Grupo Pagès, especialista em robótica para embalagens, à Verstraete, fabricante de rótulos IML, ao Koch-Technik, especialista em fluxo de materiais, e à Borealis, fornecedor de matérias-primas, para apresentar o Thin Wall Integra como um novo conceito “one-stop shop” para a produção de baldes de cinco litros de paredes finas.

Conceito desenvolvido conjuntamente

O conceito desenvolvido em conjunto é baseado em uma célula de moldagem por injeção totalmente automatizada em torno de uma injetora Allrounder 720 H híbrida na versão de embalagem com um molde de 1 cavidade. O ciclo completo leva apenas cerca de cinco segundos. Além da máquina injetora otimizada para ciclos rápidos, o sistema robótico que atua sequencialmente também é de alto desempenho. O sistema de manuseio com braço telescópico, que opera a partir da parte traseira da máquina, carrega primeiro o molde com as etiquetas IML. O sistema robótico então remove os baldes rotulados e os empilha em uma esteira de depósito. As pilhas são então recolhidas automaticamente por um outro robô para paletização. As duas tecnologias robóticas utilizadas tornam o sistema particularmente compacto. O material reciclado é alimentado continuamente à injetora através de um sistema de alimentação automático.

Pontos fortes da parceria colaborativa

Os parceiros do projeto Thin Wall Integra contribuem com sua expertise específica em todas as etapas do projeto para demonstrar tecnologia de ponta aos fabricantes de embalagens de paredes finas, ao mesmo tempo em que garantem a qualidade necessária e atendem aos prazos apertados da indústria de embalagens. Além disso, o projeto conjunto está alinhado com os aspectos ecológicos do processamento de plásticos que são tão importantes hoje. O produto tem uma proporção de 55% de material reciclado e seu “design ecológico” permite economia de material de até 35%. Soma-se a isso o empilhamento simplificado dos baldes e o uso de etiquetas ‘HolyGrail 2.0’, que facilitam a reciclagem dos materiais utilizados por tipo.

O sistema de projeto totalmente automatizado é projetado especificamente para aplicações de embalagem de alto desempenho que exigem velocidade, precisão e eficiência, além de facilidade de manutenção. Após sua estreia em 30 de novembro, o projeto Thin Wall Integra também foram exibidos durante um “open day” nas instalações da Collomb em Oyonnax (França) em 12 de janeiro passado.

Curta nossa página no

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: