Sindiplast-ES e Escola Senai do Plástico do Espírito Santo engajam estudantes do ensino fundamental em ação educativa sobre Economia Circular

“Em todos esses anos como educadora, nunca vi ‘meus alunos’ tão empolgados com uma visita pedagógica.” A fala entusiasmada é da diretora da Escola de Ensino Fundamental, Manoel Vieira Lessa, localizada em José Anchieta I, na Serra, após visita realizada na Escola do Plástico (foto), na última quinta e sexta-feira (18 e 19/11). A visita fez parte das premiações aos vencedores da gincana de arrecadação de tampas plásticas realizada junto à comunidade, como parte do programa Tampinha do Bem, coordenador pelo Sindiplast-ES.

“Estudantes e professores ficaram muito encantados ao aprender noções de primeiros-socorros, a respeito da produção de materiais a partir do reaproveitamento do plástico, o funcionamento da impressora 3D, além de questões sociais e até perspectivas de vida. Ficamos muito agradecidos, são alunos que muitas vezes não têm condições estruturais”, comentou.

Durante a ação na escola, foram arrecadadas tampas plásticas de garrafas de refrigerante, água, suco, óleo, detergente, amaciante, tampas de tubos de creme dental, dentre outros. Todo o material foi vendido para uma empresa associada do Sindiplast-ES, o recurso financeiro, oriundo da venda, será revertido para manutenção da horta comunitária da escola.

“O nosso maior objetivo com esta ação foi apresentar para as crianças, adolescentes e suas famílias como funciona a economia circular. As tampinhas são consideradas uma matéria-prima de primeira qualidade, material nobre que não pode ser desperdiçado. O nosso projeto incentiva o reaproveitamento, a geração de renda e mais do que isso, um olhar atento às futuras gerações”, destaca o presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo.

O programa Tampinha do Bem realiza, por meio da educação ambiental, o envolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias para o incentivo à adoção da economia circular, o que possibilita o aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo.

Escola Senai do Plástico – ES

A Escola Senai do Plástico é composta por cinco espaços didáticos para atividades práticas do curso Técnico em Plástico e demais cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional: laboratório de projetos e concepção de moldes; ferramentaria; manufatura do plástico; ensaios mecânicos do plástico; e laboratório de hidráulica e pneumática. Localizada no bairro Civit, no município da Serra, a escola foi construída em uma área de 600 m², com investimentos de R$4 milhões. O setor de transformação do plástico do Estado, representado pelo SindiplastES, é hoje formado por 44 empresas associadas. Ao todo, são 120 empresas que geram mais de cinco mil empregos.

Curta nossa página no

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: