Celanese Adquire Negócio de Elastômeros Santoprene TPV da ExxonMobil por U$ 1,15 bilhões

Transação traz para a Celanese uma marca líder global e carro-chefe em termoplásticos vulcanizados (TPV)

A Celanese Corporation (uma empresa global de produtos químicos e materiais especiais), anunciou a assinatura de um acordo definitivo para adquirir o negócio de elastômeros TPV (termoplásticos vulcanizados) Santoprene da Exxon Mobil Corporation. A Celanese adquirirá a conhecida marca Santoprene como parte de um portfólio abrangente de produtos TPV, junto com ativos comerciais, de produção e propriedade intelectual, assim como uma organização de classe mundial.

“Com a aquisição do negócio Santoprene, estamos expandindo ainda mais o portfólio incomparável de soluções de engenharia que oferecemos aos nossos clientes”, disse Lori Ryerkerk, presidente e CEO da Celanese. “Esta transação representa uma oportunidade de alto retorno para gerar valor futuro para os acionistas, aplicando nosso excesso de caixa resultante da monetização de nossa propriedade passiva na Polyplastics e de uma forte e contínua geração de caixa em nossos negócios. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas à equipe da Santoprene na Celanese e esperamos suas contribuições para o nosso crescimento contínuo em Materiais de Engenharia. ”

“Esta transação fortalece substancialmente nosso portfólio existente de elastômeros, permitindo-nos trazer uma gama mais ampla de soluções funcionalizadas para áreas de crescimento direcionadas, incluindo mobilidade futura, medicina e sustentabilidade”, disse Tom Kelly, vice-presidente sênior de Materiais de Engenharia da Celanese. “A reputação da marca Santoprene em TPV é consistente com as principais marcas da divisão de Materiais de Engenharia, incluindo Hostaform em POM (acetal) e GUR em UHMW-PE (Polietileno de Peso Molecular UltraAlto). Com este produto como parte do portfólio de materiais de engenharia e modelo de pipeline de projeto, estamos confiantes de que nossas equipes comerciais e técnicas, em conjunto em todo o mundo, irão gerar valor significativo para os acionistas”.

Visão geral da transação

O negócio Santoprene da ExxonMobil é um produtor global líder de TPV atendendo a uma variedade de usos finais, incluindo nos setores automotivo, de construção, eletrodomésticos, médico e industrial. O TPV é um material quimicamente reticulado de alto desempenho que alavanca uma combinação única de propriedades de termoplástico de engenharia e de elastômero. O portfólio da Santoprene é altamente funcionalizado para requisitos de aplicação específicos e é apoiado por propriedade intelectual líder do setor.

De acordo com os termos do acordo definitivo, a Celanese adquirirá o negócio Santoprene da ExxonMobil por um preço total de compra de $ 1,15 bilhão sem incluir dívidas ou dinheiro em caixa (cash-free, debt-free basis). Como parte da transação, a Celanese irá adquirir o seguinte:

  • Marcas comerciais e portfólios de produtos Santoprene, Dytron e Geolast
  • Todos os contratos e acordos com clientes e fornecedores
  • Duas instalações de produção em escala mundial em Pensacola, Flórida, EUA e Newport, País de Gales, Reino Unido, com mais de 190 kt de capacidade de produção anual total
  • Portfólio abrangente de propriedade intelectual TPV com ativos técnicos e de P&D associados
    Aproximadamente 350 funcionários altamente qualificados, incluindo manufatura de classe mundial, organizações técnicas e comerciais

Espera-se que a aquisição seja financiada por excesso de caixa e liquidez disponível no balanço patrimonial da Celanese.

A transação está sujeita a aprovações regulatórias, preparações de exclusão e outras condições habituais de fechamento, que determinarão o momento do fechamento. A transação deve ser concluída no quarto trimestre de 2021.

A Celanese Corporation é uma líder química global na produção de soluções químicas e materiais especiais usados ​​na maioria das principais indústrias e aplicações de consumo. Com sede em Dallas (Texas), a Celanese emprega aproximadamente 7.700 funcionários em todo o mundo e teve vendas líquidas de US $ 5,7 bilhões em 2020.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: