Clariant vende negócio de pigmentos para o consórcio Heubach Group / SK Capital Partners

  • Acordos definitivos assinados por um consórcio do Heubach Group e SK Capital Partners para adquirir o negócio de pigmentos da Clariant
  • Valor da empresa de 805 milhões a 855 milhões de francos suíços
  • A Clariant reinvestirá em uma participação acionária de 20% no negócio combinado
  • Fechamento previsto para primeiro semestre de 2022

A Clariant, empresa de especialidades químicas, anunciou em 14-06-2021 que chegou a acordos definitivos para o desinvestimento de seu negócio de pigmentos para um consórcio formado pelo Heubach Group e SK Capital Partners por um valor (Enterprise Value) correspondente a entre 805 milhões a 855 milhões de francos suíços em dinheiro e livre de dívidas, dependendo de um pagamento de ganho de 50 milhões de francos suíços contingente ao desempenho financeiro de 2021 dos negócios de Pigmentos da Clariant. Isso representa um múltiplo de 10,7 a 11,4 vezes o EBITDA ajustado de 12 meses em abril de 2021 (LTM).

No momento do fechamento da transação, a Clariant reinvestirá para se tornar um acionista com participação de 20% ao lado da Heubach e da SK Capital na holding final. O negócio combinado será um player global de pigmentos com aproximadamente 3.000 funcionários, gerando mais de EUR 900 milhões em vendas anuais e com serviços e capacidades de produção relevantes em todo o mundo. O reinvestimento permitirá que a Clariant se beneficie ainda mais da lucratividade aprimorada do negócio de pigmentos resultante do programa de eficiência iniciado e participe das oportunidades de crescimento futuro, bem como das sinergias da combinação com o negócio de pigmentos da Heubach.

A transação está sujeita às condições habituais de fechamento e aprovações regulatórias e deve ser concluída no primeiro semestre de 2022. A participação na Infraserv Höchst, na Alemanha, atribuível ao negócio de Pigmentos da Clariant não faz parte desta transação.

“Temos o prazer de anunciar o acordo com a Heubach e a SK Capital para a venda de nosso negócio de pigmentos. Essa conquista representa uma etapa final no programa de desinvestimento e reposicionamento de portfólio anunciado em julho de 2018. Estamos confiantes de que, com a Heubach e a SK Capital, encontramos os proprietários certos deste negócio, para nossos clientes, nossos colegas e outras partes interessadas. Agora, nosso foco pode ser totalmente no crescimento da receita e da lucratividade de nossas principais áreas de negócios centrais: produtos químicos para cuidados, catalisadores e recursos naturais ”, disse Conrad Keijzer, CEO da Clariant.

Johann Heubach, CEO do Heubach Group, salientou que “Trabalhamos com pigmentos há mais de 200 anos. Meu falecido pai e eu decidimos impulsionar a consolidação na indústria de pigmentos e a combinação da Heubach e Clariant Pigments é um marco importante nessa visão. O casamento entre os negócios de pigmentos da Clariant e a Heubach é perfeito. A combinação de tecnologias líderes da indústria, um portfólio de produtos atendendo a uma ampla gama de requisitos dos clientes, produção global e uma pegada de serviços dará ao recém-formado Heubach Group a capacidade de atender à nossa base global de clientes nos campos de revestimentos, plásticos, tintas e aplicações especiais com produtos e serviços líderes na indústria. ”

Aaron Davenport, diretor administrativo da SK Capital, comentou: “A Clariant Pigments é uma provedora global de primeira linha em soluções de cores e, junto com nossos novos parceiros, Heubach Group e Clariant, vemos uma tremenda oportunidade de criar valor significativo para todas as partes interessadas.”

Depois de concluída esta transação, a Clariant terá finalizado os desinvestimentos pretendidos como parte da atualização de seu portfólio, tendo anteriormente desinvestido os negócios de Embalagens para Cuidados de Saúde e Masterbatches. O desinvestimento da unidade de negócios de Pigmentos conclui a transformação da Clariant em uma empresa de especialidades químicas de alto valor, com crescimento acima do mercado, maior lucratividade e maior geração de caixa. Os recursos do desinvestimento da unidade de Pigmentos serão usados ​​para investir em projetos de crescimento dentro das principais áreas de negócios, executar a estratégia com sustentabilidade e inovação, financiar os programas de melhoria de desempenho, bem como fortalecer o balanço patrimonial da Clariant e financiar o reinvestimento na nova empresa resultante da junção da Heubach com a Clariant.

O negócio de pigmentos da Clariant é um fornecedor global de pigmentos orgânicos, preparações de pigmentos e corantes que são usados ​​em muitas aplicações, como a indústria automotiva, em revestimentos industriais e arquitetônicos, bem como para a indústria de plásticos. Em 2020, os 1.900 funcionários da unidade geraram aproximadamente 850 ​​milhões de francos suícos.

A Clariant é uma empresa de especialidades químicas com sede em Muttenz, perto de Basiléia / Suíça. Em 31 de dezembro de 2020, a empresa empregava uma força de trabalho total de 13 235 funcionários. No ano financeiro de 2020, a Clariant registrou vendas de 3,860 bilhões de francos suíços para seus negócios contínuos. A empresa atua em três áreas de negócios: Care Chemicals, Catalysis e Natural Resources. A estratégia corporativa da Clariant é baseada em cinco pilares: foco em inovação e P&D, agregar valor com sustentabilidade, reposicionar portfólio, intensificar o crescimento e aumentar a lucratividade.

A Heubach tem mais de 200 anos de experiência na produção de pigmentos como um dos primeiros fabricantes de pigmentos. A Heubach é uma produtora global líder de pigmentos orgânicos, inorgânicos e anticorrosivos, além de preparações de pigmentos. A empresa está sediada em Langelsheim, Alemanha, e possui unidades na Alemanha, EUA e Índia, com escritórios de vendas em todo o mundo.

A SK Capital é uma empresa de investimento privado com foco disciplinado nos setores de materiais especiais, produtos químicos e farmacêuticos. O portfólio de negócios da SK Capital gera receitas de aproximadamente US$ 11 bilhões anualmente, emprega mais de 16.000 pessoas globalmente e opera 150 fábricas em 28 países. A empresa atualmente possui mais de US $ 5 bilhões em ativos sob gestão.

Curta nossa página no

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: