Unigel lança linha de produtos desenvolvidos com plástico pós-consumo

A Unigel – uma das maiores petroquímicas do país – anuncia a criação de uma nova marca de produtos sustentáveis chamada Ecogel️. Dentro deste novo conceito, foi desenvolvida uma linha de Poliestirenos com conteúdo de material reciclado (plástico pós- consumo). O produto foi lançado na segunda-feira (5) e tem como principal objetivo garantir a circularidade do poliestireno na cadeia, minimizando os impactos do descarte inadequado.

“Durante a pandemia, a população voltou a perceber a vantagem de utilizar materiais descartáveis – tais como embalagens alimentícias, copos, pratos e talheres – como importante medida sanitária para evitar a propagação de doenças transmissíveis como a COVID-19. Lançar um novo produto neste contexto é extremamente importante para a Unigel, para os clientes e, principalmente, para o meio ambiente e para a sociedade como um todo”, ressalta Wendel Souza, Diretor Geral de Operações Comerciais da Unigel.

De acordo com Souza, na composição do primeiro produto da marca Ecogel️ serão utilizados até 30% de material reciclado e todo o desenvolvimento da linha do Poliestireno Ecogel️ será realizado por meio de parcerias com clientes, recicladores, cooperativas e brand owners. “O consumidor final é o elo principal desta cadeia. Sem a correta destinação de materiais recicláveis para reaproveitamento não é possível ter eficiência na circularidade. Todos precisam estar caminhando juntos neste nosso novo desafio”, afirma.

Segundo a Unigel, a necessidade do descarte adequado e a reutilização precisam ser focalizadas como parte do processo normal de fabricação de novos produtos plásticos. “Queremos cada vez mais retirar este nobre material dos locais inadequados onde eles são erroneamente descartados”, explica.

Pela sua leveza, versatilidade e baixo custo, o plástico se popularizou muito rapidamente. Toda a população, consciente ou inconscientemente, usufrui dos benefícios deste material, utilizando-o no seu cotidiano, seja em embalagens, artigos médicos, utensílios domésticos, utensílios de higiene pessoal ou em componentes de eletrodomésticos, automóveis, artigos da construção civil e outras aplicações.

“O plástico demora 450 anos para se decompor. A pergunta que sempre nos fazemos é: isto é ruim? Um produto com esta durabilidade e com a propriedade de ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades deveria ser festejado por todas as pessoas. E qual é o problema envolvendo plástico, então? Bom, nem sempre descartamos este valioso material em locais corretos e por conta disto ele acaba sendo destinado em lugares onde ele jamais deveria estar”, explica Wendel Souza.

A demanda por soluções sustentáveis tem aumentado em praticamente todos os setores da economia. E pensando em evitar que este material nobre seja descartado como lixo comum, a Unigel vem desenvolvendo soluções em uma rede de sustentabilidade, envolvendo seus clientes, transportadores, cooperativas de recicladores e fornecedores, a fim de viabilizar o aproveitamento o potencial do material pós consumo.

Curta nossa página no

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: