Movimento Plástico Transforma faz balanço dos seus quatro anos de existência ressaltando a sustentabilidade dos plásticos

Desde sua criação, há quatro anos, o Movimento faz um balanço de todas as ações já realizadas.

Ressaltar a utilização do plástico, de forma criativa e responsável, em soluções que podem transformar o nosso dia a dia e nosso futuro. Essa é a missão do Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada em 2016 que comemora, no mês da reciclagem, mais de 108 mil pessoas impactadas diretamente pelas diversas atividades realizadas em prol da conscientização em torno da economia circular.

A primeira iniciativa voltada para a sociedade assinada pelo Movimento foi a instalação interativa PlastCoLab. A edição inicial, montada na avenida Paulista, no coração de São Paulo, ofereceu workshops, hackathons e exposições distribuídos pelos três andares de um estande no formato de um cubo mágico, com 9 metros de altura. O sucesso paulistano levou a instalação do PlastCoLab para Porto Alegre, Salvador e Brasília, com recorde de público a cada edição, das mais variadas idades. Foram 37 mil pessoas interessadas em descobrir como potes plásticos se transformaram em hortas automatizadas, saber sobre as inúmeras possibilidades da caneta de impressão 3D ou, ainda, simplesmente assistir à performance do robô Beo, confeccionado quase que todo em plástico.

Um público em especial inspirou o Movimento Plástico Transforma a fazer ações específicas para determinada faixa etária. Atenta ao interesse das crianças sobre os projetos apresentados no PlastCoLab, a iniciativa lançou dois outros projetos destinados a meninas e meninos para que eles pudessem se divertir e, ao mesmo tempo, desenvolver consciência ambiental.

Assim surgiu a Estação Plástico Transforma, atividade encontrada no parque temático KidZania, em São Paulo. O espaço traz conceitos sustentáveis e sobre a reciclagem, destacando a responsabilidade de cada indivíduo na circularidade do plástico. Desde a inauguração, em janeiro de 2019, a Estação já recebeu mais de 18 mil visitantes, com idades entre 4 a 14 anos, que conheceram, na prática, os conceitos, a importância do descarte correto e o processo de reciclagem. Instalada no segundo andar do Parque, a estação possui 18m2 e realiza cerca de 15 sessões por dia, cada uma com capacidade para receber até seis crianças.

Para promover conhecimento sustentável ao alcance das mãos, o Movimento Plástico Transforma também lançou o game Eckoblocks. Com layout inspirado no popular jogo Minecraft, o Eckoblocks, visa conscientizar os pequenos cidadãos, de forma didática, educativa e, acima de tudo, divertida. O jogo, que conta com mais de 58 mil downloads, pode ser encontrado gratuitamente nas lojas de aplicativos das plataformas iOs e Android.

Transformar copos em lixeiras – A mais recente ação do Movimento Plástico Transforma foi realizada durante a 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro de 2019. Graças a uma parceria com a Fundação Cásper Líbero, a Gazeta Esportiva e a Yescom, organizadoras da corrida, os copos plásticos de água distribuídos aos participantes voltam para a sociedade na forma de lixeiras para a coleta seletiva, sendo doadas para instituições de ensino. “Esta ação nos possibilitou impactar não só os participantes da corrida, mas também o público que acompanhou o evento. Mostramos que, ao ganhar um destino certo, embalagens descartáveis podem ser transformadas em objetos que contribuam para uma sociedade mais sustentável”, afirma Simone Carvalho, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma.

“Nossa proposta é contribuir para a disseminação de conceitos fundamentais para o nosso presente e futuro pois conscientizar sobre o consumo consciente, o descarte correto e os conceitos da reciclagem do plástico é uma forma de responsabilidade social e ambiental que cabe a todos nós”, afirma Fernanda Maluf, também coordenadora do Movimento Plástico Transforma.

Além de todas estas ações, o Movimento Plástico Transforma possui um site, plasticotransforma.com.br e também perfis nas redes sociais Instagram e Facebook, onde é possível encontrar conceitos importantes sobre economia circular e iniciativas inovadoras de uso, reuso e reciclagem do plástico. São conteúdos que visam apresentar os inúmeros benefícios do plástico no dia a dia e no futuro de todos.

Curta nossa página no

Tags: , , , ,

Deixe um comentário