Os plásticos tornam a medicina moderna mais segura e eficiente

(*) Artigo provido pela Adsale Exhibition Services – organizadores da Chinaplas

Os plásticos salvam vidas. O que muitas vezes se perde na demonização dos plásticos em função dos problemas relacionados aos resíduos plástios no meio ambiente é o fato de que a medicina moderna depende muito do material e, de fato, poderia funcionar de forma precária sem ele.

Mesmo aqueles que há muito argumentam contra o uso de PVC em várias aplicações médicas, em razão de preocupações sobre o uso de ftalatos no material, não conseguiram impedir o uso de PVC pelo setor de saúde por uma simples razão – não há alternativa que possa prover, de maneira econômica, o mesmo nível de desempenho. É simplesmente o melhor material para o trabalho.

Da mesma forma, embora continuem os esforços para encontrar maneiras de reduzir os resíduos relacionados ao plástico ao aumentar-se a reutilização e a esterilização de vários itens médicos, a análise de custo / benefício / segurança do uso de plásticos em inúmeras aplicações na área da saúde dificulta a superação.

Em outubro passado, a revista National Geographic publicou uma matéria intitulada “Os cuidados médicos podem existir sem plástico?” E observou que “O plástico descartável pode ser uma opção atraente para hospitais – baratos, duráveis ​​e facilmente descartáveis. Além disso, cada novo recipiente ou tampa feita de plástico oferece um novo ambiente estéril. É por isso que os médicos se cobrem de plásticos e tudo o que eles usam é de plástico “

Vários tipos de plásticos e materiais elastoméricos servem para inúmeras utilizações na área médica e de saúde – desde itens básicos como luvas, tubos, óculos, bolsas de sangue e seringas descartáveis ​​até aplicações biocompatíveis de alta tecnologia, como válvulas cardíacas, substituições de articulações e próteses impressas em 3D.

Para continuação do texto (em inglês), clique aqui.

Curta nossa página no

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: