Evonik amplia portfólio para aplicações de dispositivos médicos implantáveis baseados em têxteis

  • Contrato global de licença exclusiva assinado com a ITVP
  • Nova plataforma de polímero permite um novo conceito em cicatrização de ferida e dispositivos vasculares com melhores recursos

A Evonik, empresa atuante no segmento de biomateriais para dispositivos médicos implantáveis, acaba de anunciar a assinatura de um contrato global exclusivo com a ITV Denkendorf Produktservice (ITVP), empresa alemã de P&D e líder na fabricação de materiais têxteis médicos.

Pelo contrato, a Evonik expandirá seu portfólio líder de mercado – Resomer – com o lançamento de uma nova plataforma de polímeros à base de glicolídeo, voltada para a produção de monofilamentos e multifilamentos. A plataforma permite o desenvolvimento de produtos implantáveis de alto desempenho à base de têxteis que são desenvolvidos para degradação rápida, tais como suturas, malhas, fitas cirúrgicas, fios, suportes e dispositivos de fechamento vascular.

Uma variedade de graus de polímero homopolímero (PGA), copolímero (PGLA) e copolímero em bloco (PGA-CL e PGA-TMC) estará disponível na forma incolor ou violeta no catálogo padrão do Resomer. Segundo a Evonik, os polímeros da plataforma poderão ser acuradamente adaptados para atender aos requisitos da aplicação desejada, tanto em termos de propriedades mecânicas (resistência à tração, baixa rigidez ou elasticidade), quanto em taxas de degradação (de menos de um mês a dois meses ou mais). Opções adicionais de personalização estão disponíveis mediante solicitação.

A Evonik afirma que irá ampliar ainda mais suas capacidades técnicas em processamento de polímeros e laboratórios de aplicações avançadas nos EUA, Alemanha e China, além de contar com a experiência da ITVP para prestar suporte a seus clientes no desenvolvimento, em testes analíticos e ampliação de seus produtos baseados em têxteis.

“Com essa expansão em polímeros para dispositivos médicos baseados em têxteis, a Evonik fortalece sua posição como parceira global preferencial para empresas do ramo de dispositivos médicos. Juntamente com outras inovações em biomateriais lançadas recentemente, incluindo os copolímeros PLA-PEG, filamentos para tecnologias de impressão 3D e modificação de superfície, nosso portfólio Resomer passou a ser o maior e mais diferenciado de biomateriais do mundo para uso em aplicações ortopédicas, vasculares e de cicatrização de feridas”, afirma o Dr. Jean-Luc Herbeaux, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da linha de negócios Health Care da Evonik.

“Ao promover as competências de projeto e síntese de polímeros e o conhecimento de aplicação da Evonik e da ITVP, esse contrato permitirá às empresas de dispositivos médicos uma seleção superior de biomateriais funcionais para aprimorar a qualidade e o desempenho de seus dispositivos médicos implantáveis baseados em têxteis”, afirma o Dr. Sven Oberhoffner, Gerente Geral da ITVP. “Esperamos criar uma cooperação de longo prazo com a Evonik para atender às novas necessidades dos clientes quanto a dispositivos implantáveis utilizados na cicatrização de feridas e aplicações em tecidos moles.”

A linha de negócios Health Care, parte do segmento de Nutrition & Care da Evonik, atende a mais de mil clientes farmacêuticos, nutracêuticos e de dispositivos médicos em todo o mundo. Seu portfólio de polímeros biorreabsorvíveis Resomer, as tecnologias de modificação de superfície Endexo e os serviços de tecnologias de aplicação representam um elemento central do modelo de crescimento do setor Health & Care.

Curta nossa página no

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: