Prévia da K 2019 apresenta inovações e produtos a serem lançados durante a feira em outubro, em Düsseldorf

Inovações nas áreas de matérias-primas, máquinas, processos, aditivos e aplicações, bem como novos desenvolvimentos relacionados à economia circular, reciclagem química, digitalização, impressão 3D e controle de processos foram exibidos na avant-premiére da feira K 2019, organizado pela Messe Düsseldorf entre os dias 30 de junho a 03 de julho, no pavilhão de feiras de Düsseldorf, na Alemanha. Aproximadamente 80 jornalistas de 32 países participaram do evento, no qual 12 expositores apresentaram algumas das inovações que irão exibir durante a K 2019, entre 16 a 23 de outubro, em Düsseldorf.

Um debate com representantes das organizações de apoio à K 2019 e a Messe Düsseldorf abriu o evento, com a participação do Sr. Erhard Wienkamp (Diretor Executivo da Divisão de Feiras no Exterior da Messe Düsseldorf), Dr. Rüdiger Baunemann (Diretor Regional da PlasticsEurope para a Europa Central) , o Sr. Ulrich Reifenhäuser ( Chairman da Associação dos Fabricantes de Máquinas para Plásticos e Borracha da Alemanha, dentro da VDMA), o Sr. Boris Engelhardt (Secretário Geral da Associação da Indústria de Borracha Alemã – WDK) e o Dr. Oliver Möllenstädt (Diretor Geral da Associação de Processadores de Plásticos da Alemanha – GKV).

Durante o painel , a tônica dos debates se centrou nos temas da sustentabilidade e economia circular dos plásticos, desenvolvimentos em reciclagem química e nas iniciativas da indústria de plástico para eliminar os resíduos plásticos no meio ambiente, tais como a Alliance to End Plastics Waste (AEPW). Além disso, foi abordado o tema da retração econômica em andamento na Europa na indústria de plásticos, atribuída a problemas com o setor automotivo e ao impacto da imagem negativa das embalagens plásticas na sociedade. Os tópicos da digitalização e Indústria 4.0 também foram focalizados.

Em sessões posteriores, BASF, Covestro, Battenfeld-Cincinnati, Sikora, Reifenhäuser, Huntsmann, Lanxess, Sumitomo Demag, Wacker, Asahi Kasei, Krauss Maffei e Chen Hsong apresentaram seus novos produtos e tecnologias para os meios de comunicação internacionais em apresentações seguidas de questões levantadas pelos jornalistas.

A apresentação da Reifenhäuser, que teve um formato de painel de perguntas e respostas, delineou a ênfase que a empresa está dando aos aspectos da digitalização e sustentabilidade, focalizando-se nos princípios de redução , reutilização, reciclagem e substituição de plásticos. Outros tópicos abordados durante as diferentes palestras foram as linhas extrusão de filmes planos e chapas, linhas de não-tecidos, embalagens stretch mono-material recicláveis e linhas de PLA para filmes planos com espessura reduzida, entre outros desenvolvimentos.

A Battenfeld-Cincinnati anunciou seus mais recentes desenvolvimentos para o alcance da sustentabilidade através de componentes de extrusão otimizados, além de apresentar uma linha de extrusão que cobre uma ampla gama de exigências para processamento de PET. A empresa também apresentou um pacote de instrumentação para operação integrada de todos os sistemas de extrusão, uma máquina de corte de tubos sem hidráulica e uma nova extrusora de rosca única para pequenos tubos e perfis com nova unidade de controle.

A Sikora destacou suas tecnologias inovadoras para medição, controle, inspeção, análise e triagem. Durante a feira, acontecerá o debut de um sistema de medidas dimensionais para tubos e mangueiras com até 1,6 metros de diâmetro, assim como de um novo sistema de medidas de espessura para uso em extrusão de chapas de POM, PEEK, PMMA, PVC-FOAM e vidro. O seu sistema de testes óticos de laboratório com detecção de cor também será um premiére durante a K 2019, assim como um outro sistema de testes de laboratório com tecnologia de raios-X para detecção de contaminação metálica.

A Sumitomo (SHI) Demag irá demonstrar durante a Feira K2019 cinco máquinas com características de eficiência energética para os segmentos automotivo, de embalagem e aplicações médicas, além de apresentar os serviços técnicos inteligentes da empresa, aplicações em moldagens com borracha de silicone líquida (LSR) e um kit para conversão de injetoras para operações multi-componente, entre outras novidades da empresa.

Novos produtos a serem exibidos pela Wacker durante a K 2019 incluem elastômeros de silicone resistentes ao fogo, grades de borracha de silicone auto-adesivos exibindo superfícies com fricção muito baixa, além de laminados de silicone ultra-finos para aplicações com atividade elétrica. O foco também será em grades de borrachas de silicone líquidas que, graças ao seu reduzido conteúdo de voláteis, não necessariamente exigem pós-cura. Um novo aditivo baseado em silicone também fará seu debut, permitindo que os componedores de elastômeros termoplásticos produzam plásticos mais macios e mais repelentes à sujidade. Os visitantes da feira também poderão verificar in-loco as novidades na impressora de silicone em 3D desenvolvida pela empresa.

A Covestro divulgou suas várias inovações e projetos que visam ampliar as fronteiras de um mundo sustentável e digital. A empresa apóia o desenvolvimento de uma economia circular funcional e uma melhor gestão de recursos fósseis limitados, principalmente o petróleo bruto, como pontos centrais para o aumento da sustentabilidade. Outra força motriz é o avanço da digitalização. Vários tópicos e exposições na K 2019 destacam a importância da digitalização para a empresa, que espera estabelecer referências nesse campo na indústria de plásticos e de produtos químicos. Outro destaque da exposição na K 2019 é um conceito de interior automotivo abrangente para a mobilidade futura. Em linha com as últimas tendências, a mostra pretende transformar interiores de automóveis em espaços multifuncionais e móveis para a vida e o trabalho. Produtos têxteis derivados de gás carbônico e aplicações em energias renováveis foram outros destaques da apresentação da empresa.

A apresentação da Lanxess antecipou os principais tópicos a serem focalizados pela empresa durante a K 2019, tais como a nova mobilidade, a urbanização e digitalização. Como exemplos, merecerão especial atenção as novas poliamidas e poliésteres da empresa voltados para a mobilidade sustentável, o investimento da empresa em sistemas de moldagem por sopro, novos compostos de poliamida 6 para aplicações elétricas em disjuntores, pre-polímeros de PU com teores mínimos de isocianato livre, novos retardantes de chama para materiais isolantes, antioxidantes e antiozonantes para látex, borracha natural e sintética, além de outros aditivos e masterbatches. O uso da inteligência artificial no desenvolvimento de produtos e a ênfase na economia circular também serão abordadas durante a K 2019 pela Lanxess.

As novidades apresentadas pela BASF incluíram apresentações de clientes que exibiram protótipos fabricados com material quimicamente reciclados pela BASF, tais como embalagens de isolamento térmico para produtos farmacêuticos sensíveis à temperatura, bem como caixas para transporte de peixe fresco e embalagens protetoras para dispositivos eletrônicos em EPS (Storopack), filme de poliamida e um filme de polietileno que foram convertidos em embalagens com vedação especial para uso com queijo muzzarela (Südpack), um disjuntor elétrico a partir de poliamida (Schneider Electric) e o suporte do radiador feito de plástico, usando poliamida 6 reciclada com 30% de fibra de vidro (Jaguar Land Rover). Outras apresentações mostraram desenvolvimentos com polímeros compostáveis Ecovio, novos materiais para isolamento baseados em aerossóis que viabilizam redução de espessuras nas construção civil e indústria automotiva, novos estabilizantes térmicos e à luz para plásticos em aplicações na agricultura, novidades com Poliftalamidas para componentes nas indústrias automotiva e eletrônica, desenvolvimentos com PBT para extrusão e termoformagem, novos pigmentos que atendem às regulações atuais da indústria e também soluções para a mobilidade do futuro.

A Krauss Maffei divulgou o reposicionamento da sua marca, unificando sob uma único nome todos os seus produtos e serviços para Moldagem por Injeção, Extrusão e tecnologias de processo por reação e consolidando todas as divisões de negócio e marcas prévias (Krauss Maffei, Krauss Maffei Berstorff e Netstal) sob uma única marca unificada: Krauss Maffei. Durante a K2019, a Krauss Maffei apresentará sua nova plataforma digital B2B para negócios na área de reciclagem. Análise de dados também serão oferecidos pela unidade de negócios de soluções e serviços digitais. A empresa também demonstrará os seus desenvolvimentos com foco estratégico na Economia Circular. Sistemas para processamento a alta pressão de grafite expandida visando o aumento da eficiência de processo e material e produção limpa de Poliuretanos também serão demonstrados.

A Huntsman delineou os detalhes de uma nova gama de materiais para manufatura aditiva desenvolvida pela empresa, que visam atender a necessidades emergentes na indústria da impressão 3D. A plataforma de manufatura aditiva Iroprint da Huntsman contém três diferentes tipos de materiais à base de poliuretano (resinas, pós e filamentos), que podem ser impressos em 3D por meio da utilização de uma variedade de métodos de manufatura aditiva, incluindo estereolitografia (SLA), sinterização de alta velocidade (HSS) e fabricação por filamentos fundidos (FFF). Inicialmente, a Huntsman vai lançar a sua linha de materiais de manufatura aditiva macias e flexíveis na indústria global de calçados e esportes, onde a impressão 3D já está sendo utilizada para criar tanto sapatos personalizados como aqueles fabricados em massa.

A Asahi Kasei dedicou atenção especial aos seus materiais especiais para aplicações no carro conceito criado pela empresa, como visão do futuro da mobilidade, com ênfase em veículos autônomos, elétricos e conectados. Foi apresentada uma ampla gama de aplicações em interiores automotivos, como, por exemplo,  sensores e materiais da empresa para uso na purificação do ar do interior do veículo, dispositivos eletrônicos e espumas que tornam possível um espaço silencioso para os passageiros através do cancelamento de ruídos e fibras ecológicas premium que assegurem conforto e elegância. A empresa também destacou as aplicações de plásticos e espumas para reduzir o peso dos automóveis e, consequentemente, diminuir as emissões de gás carbônico.

A fabricante de máquinas injetoras baseado em Hong Kong Chen Hsong anunciou durante a Prévia da K 2019 o estabelecimento de uma nova subsidiária na Alemanha, para melhor atuar no mercado alemão através de soluções standard e especializadas. A Chen Hsong Germany GmbH é uma subsidiária integral da Chen Hsong Europe, sediada na Holanda. A Chen Hsong é uma das maiores fabricantes mundiais de máquinas injetoras, com forças de fechamento entre 20 a 6.500 toneladas.

Na K 2019, mais de 3.000 expositores de todos os continentes estarão apresentando seus mais recentes desenvolvimentos nas áreas de máquinas e equipamentos para a indústria de plásticos e borracha, matérias-primas e auxiliares, produtos semi-acabados, peças técnicas e produtos plásticos reforçados. A feira, que estará aberta das 10:00 até 18:00 de quarta-feira, 16 de outubro de até quarta-feira, 23 de outubro, espera atrair cerca de 200.000 visitantes profissionais de todo o mundo.

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: