INP e Apex-Brasil celebram crescimento de 709% em exportações nos 15 anos de Think Plastic Brazil

Empresas participantes do Programa de exportação do plástico transformado brasileiro, que completou 15 anos em 2018, representam 59% das vendas internacionais do setor.

Com o apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) o INP (Instituto Nacional do Plástico) celebra os 15 anos de seu Programa de exportação e internacionalização do plástico transformado brasileiro, o Think Plastic Brazil. O direcionamento da Agência em serviços como Coach Estratégico de Internacionalização, Inteligência de Mercado, Capacitação, Competitividade, Sustentabilidade, Inovação e Design permitiu que as 259 empresas que passaram pelo Programa durante este período (nos segmentos de Agronegócios, Artigos para Casa, Construção Civil e Embalagens) saltassem dos USD 85 milhões vendidos internacionalmente em 2004 para USD 687,0 milhões em 2018, crescimento de 709%.

Desde o início do Think Plastic Brazil, foram realizados mais de 390 projetos, incluindo a participação em 89 Feiras Internacionais, a organização de 52 Projetos Compradores e 14 Projetos Vendedores, 6 Missões Prospectivas e mais de 150 cursos. Estas ações, formatadas pela parceria INP e Apex-Brasil, ampliaram o destaque das empresas do setor em todo o mundo.

Para as companhias participantes, o Programa Think Plastic Brazil é considerado um dos principais canais de acesso aos mercados internacionais, conforme pesquisa realizada em março de 2019, com foco no planejamento estratégico para os próximos cinco anos. “As indústrias certamente têm potencial para se promover e conquistar o mercado internacional, mas o caminho solo é, de fato, mais complexo. Por isso, ter o apoio da Apex-Brasil e do INP, por meio do Think Plastic Brazil, significa abrir novos horizontes, especialmente pela grande experiência dos profissionais envolvidos”, explica Miguel Bahiense, diretor superintendente do INP e gerente do Programa. “Os pontos de conhecimentos permitem a maximização do aproveitamento das empresas no mercado internacional. Nos últimos 15 anos o desempenho foi louvável e atingimos o momento de reconhecimento pela excelência do trabalho, não só na relação com a Apex-Brasil, mas também com os associados. Entramos agora em uma fase em que buscamos crescer ainda mais, já que ocupamos plenamente o espaço que a parceria com a Apex-Brasil nos permitiu e agora vamos em busca da ampliação do trabalho”, complementou.

Cases de Sucesso:

Inovação e Design

Para Fábio Duarte, designer e gerente comercial da Crippa, o acesso a mercados internacionais possibilitou o despertar de desenvolvimento de produtos inovadores na empresa, que resultou na criação do SMART S, sistema de escorredores que fica quase invisível sobre a pia: “Estamos há 4 anos no Programa Think Plastic Brazil e foi somente com a participação na feira Ambiente, na Alemanha, que entendemos a tendência de produtos conceituais mas acessíveis. Hoje, já temos como base da Crippa essa política de investimento em produtos diferenciados e no Salone del Mobile de Milano, principal evento de decoração do mundo, já notamos que nosso produto está pronto para a disputa global. Nada disso seria possível sem o direcionamento em design, sustentabilidade e apoio geral do Programa promovido pelo INP e pela Apex-Brasil”, explica.

Ampliação de negócios

Everson Targas, da Plasútil, se recorda de um momento quando a companhia estava em vias de troca de representante comercial no Chile, há quase 8 anos. “Foi exatamente quando uma Missão Empresarial para o País nos trouxe a possibilidade de encontrar o distribuidor daquele mercado, que nos acompanha até hoje. Sem isso, era certo que não teríamos este cliente. Os Projetos Compradores e Projetos Vendedores promovidos pelo INP e pela Apex-Brasil por meio do Think Plastic Brazil são fundamentais para aumentar e solidificar a presença nos mercados internacionais”, afirmou.

Inteligência de Mercado

Eduardo Cabezas, da Alfamec, destaca a conquista de novos mercados como México e Porto Rico, obtidos por sua participação na feira Home & Housewares 2018, em Chicago, por meio do Think Plastic Brazil. “O volume e o detalhamento de informações repassados pelo Think Plastic Brazil, tanto a partir de pesquisas de mercado promovidas pela Apex-Brasil e pelos Institutos de Pesquisa parceiros quanto por meio de workshops, treinamentos e direcionamentos de tendências, são fundamentais para o desenvolvimento da companhia. Sem o trabalho desenvolvido pelo Programa o acesso a informações diferenciais ficaria muito mais difícil, restringindo nossos planejamentos estratégicos”, disse.

Capacitação

Francisco Trucharte, da Metaltru, acompanha as ações do INP e da Apex-Brasil pelo Think Plastic Brazil há quase 12 anos e hoje exporta para 31 países. A conquista do 31º, o Qatar, aconteceu após a participação na feira Ambiente: “A experiência oferecida pelo Programa é completa, desde o acompanhamento em feiras internacionais até as ações de capacitação. Ao lado dos profissionais do Think Plastic Brazil, a Metaltru obteve experiência e informações principal para investimentos em embalagens, design de produtos e acesso às tendências e estratégias de marketing e comunicação. Isso tudo nos permitiu entrar no Oriente Médio, um destino que antes não estava em nosso radar”, informou Trucharte.

O Programa Think Plastic Brasil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo e reconhecida por sua alta tecnologia, assim como a capacidade de seus recursos humanos. O projeto foi realizado em colaboração com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos convertidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Think Plastic Brazil

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: