PICPlast apresenta as conquistas para o setor na Feiplastic

  • Espaço interativo do Movimento Plástico Transforma apresenta ações que sensibilizaram a sociedade sobre os benefícios do plástico;
  • Iniciativa, fruto da parceria entre Abiplast e Braskem, divulga balanço da atuação nos últimos cinco anos;
  • Durante o mesmo período, PICPlast realiza Seminário de Rotomoldagem

Apresentar os principais resultados e fazer um balanço de seus últimos cinco anos de atuação. Com estas propostas em mente, o Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, PICPlast está participando da Feiplastic 2019. Para aproveitar a concentração de colaboradores da indústria do plástico durante o período da feira, também está sendo realizado o Seminário de Rotomoldagem, alinhado com o intuito de promover iniciativas que gerem mais capacitação para a cadeia. O Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa pioneira do PICPlast, está presente em um espaço interativo que mostra como o plástico aliado à tecnologia, à inovação e à responsabilidade podem mudar o nosso futuro.

“Esta é uma oportunidade única de evidenciar para o setor todos os esforços em prol de um novo olhar para a imagem do plástico”, afirma Edison Terra, Vice-Presidente Executivo da Braskem. José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast, ressalta a experiência que será oferecida aos visitantes. “Quem passar pelo nosso espaço pode conhecer de perto algumas das nossas principais realizações e ter a percepção do poder de impacto de cada uma delas”.

Tecnologia, inovação e criatividade – Desde sua criação, em 2016, o Movimento Plástico Transforma realizou diversas ações focalizadas na imagem positiva do plástico, as quais impactaram milhares de pessoas em todo o país. Todas as propostas foram cuidadosamente pensadas para que a mensagem principal chegasse aos diferentes públicos de forma lúdica e, ao mesmo tempo, relevante. Mais de 17 mil colaboradores das indústrias de transformação e reciclagem puderam testar seus conhecimentos com a Promoção Plástico Premiado, um quiz educativo que sorteou, em duas edições, 50 TVs e 50 smartphones.

Criado para atrair interessados por inovação de todas as idades, o PlastCoLab contou com a presença de mais de 23 mil pessoas em São Paulo, Porto Alegre e Salvador. Os participantes puderam entender mais sobre a versatilidade do plástico por meio de soluções inovadoras para um mundo melhor. No espaço durante a Feiplastic é possível interagir com alguns dos projetos que fizeram parte do PlastCoLab como, por exemplo, o robô resolvedor de cubo mágico, a mesa interativa com as canetas 3D e o sistema de auto irrigação em hortas automatizadas.

Com foco nas novas gerações, foi criada a Estação Plástico Transforma, experiência educativa sobre reciclagem do plástico localizada no parque temático KidZania, no shopping Eldorado, em São Paulo. Nele, o público infanto-juvenil aprende, na prática, a importância do descarte consciente e como o material pode transformar-se em um novo produto. Crianças e adolescentes apreciadores e apaixonados pelo mundo dos games ganharam o jogo virtual educativo Eckoblocks, inspirado no conceito do Minecraft® o jogo ensina os pequenos a gerenciar uma cidade de forma sustentável.

Além de todas estas ações, o Movimento Plástico Transforma possui o canal http://www.plasticotransforma.com.br onde é possível encontrar conceitos importantes sobre economia circular e iniciativas inovadoras de uso, reuso e reciclagem do plástico. São conteúdos que visam apresentar os inúmeros benefícios do plástico para o dia a dia e o futuro de todos.

R$ 200 milhões de investimentos em prol da cadeia – Desde o seu lançamento, há cinco anos, o PICPlast investiu mais de R$ 17 milhões em ações voltadas para aumento da competitividade do setor, R$ 170 milhões no incentivo à exportação e cerca de R$ 10 milhões em ações de promoção das vantagens do plástico.

Foram realizados mais de 30 inciativas que contemplaram cerca de mil participantes, sempre com o foco de aproximar os elos da cadeia e executar iniciativas para promover a competitividade e a produtividade na indústria de transformação do plástico.

“Completamos cinco anos com a certeza de que estamos no caminho certo. O retorno que temos da indústria reforça a contribuição de todas as iniciativas do PICPlast, construindo uma cadeia cada vez mais desenvolvida e competitiva, capaz de enfrentar os inúmeros desafios do nosso mercado”, diz Edison Terra.

“O PICPlast vem sendo o parceiro estratégico de quem atua na indústria de transformação do plástico. Para os próximos anos, buscaremos ampliar ainda mais esta parceria, por meio da promoção de conhecimento e da viabilização de oportunidades de negócios para os nossos associados, a fim de propiciar um mercado robusto, maduro e sustentável”, afirma Roriz Coelho.

Seminário de Rotomoldagem – Aproveitando os visitantes de outras cidades que virão para São Paulo em função da Feiplastic, na terça-feira, 23, o PICPlast realizou um Seminário voltado para o segmento de Rotomoldagem no Novotel Center Norte, em conjunto com a fabricante de máquinas Rotoline. O objetivo é proporcionar ainda mais conhecimento para quem já atua no segmento ou tem interesse em atuar. Entre os participantes estarão transformadores de plástico que fabricam produtos rotomoldados, fabricantes de compostos, desenvolvedores de equipamentos e soluções para o segmento.
Ao todo serão discutidos sete temas: Cenário e tendências para Construção Civil; Economia Circular; Indústria 4.0; Design como estratégia para o plástico; Desenvolvimentos recentes em Rotomoldagem; Normas para rotomoldagem e Rotomoldagem na América do Sul.

Feiplastic 2019
De 22 a 26 de abril
Segunda a sexta, das 11h às 20h
Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 São Paulo – SP
Estande Movimento Plástico Transforma Rua Q, Número 44
Idade mínima: 14 anos
Entrada gratuita com credenciamento no site:
www.Feiplastic.com.br

Sobre o PICPlast: O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) é uma iniciativa criada em 2013 pela Braskem e Abiplast e prevê o desenvolvimento de programas estruturais que contribuam com a competitividade e o crescimento da transformação plástica. Baseado em três pilares: aumento da competitividade e inovação do setor de transformação, estímulo às exportações de transformados plásticos e promoção das vantagens do plástico, o PICPlast também conta com investimentos voltados ao reforço na qualificação profissional e na gestão empresarial.

No pilar de vantagens do plástico, as frentes de trabalho são voltadas para reciclagem, estudos técnicos, educação e comunicação, com destaque para o Movimento Plástico Transforma. Para saber mais, acesse www.picplast.com.br e plasticotranforma.com.br

Sobre a Braskem: Com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, a Braskem teve uma receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa e conta com 8 mil Integrantes.

Sobre a Abiplast: A Associação Brasileira da Indústria do Plástico — Abiplast representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A Abiplast representa atualmente 12,1 mil empresas que empregam um total de 322,9 mil pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Feiplastic

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: