Clariant apresenta portfólio de pigmentos, aditivos e masterbatches na Feiplastic

  • Pigmentos, masterbatches e aditivos para a cocriação de projetos com clientes
  • Economia de recursos, reciclagem, maior proteção contra incêndio e colaboração estão no topo da agenda

A empresa de especialidades químicas suiça Clariant focalizará sua exposição na Feiplastic 2019 (stand B45) sobre como a cocriação e a colaboração podem apoiar a sustentabilidade da indústria de plásticos na América Latina, considerando seus diversos produtos e mercados. A Feiplastic 2019 ocorrerá de 22 a 26 de abril, no Expo Center Norte, São Paulo, Brasil .

Em sintonia com o foco e as iniciativas de sustentabilidade que crescem no setor, a Clariant se concentra em projetos colaborativos com clientes, a fim de desenvolver soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de fabricantes, conversores, segmentos de mercado e consumidores, sem comprometer a funcionalidade ou a eficiência. Ao apresentar uma solução mais sustentável para a fabricação de produtos plásticos, a Clariant oferece inovações que, segundo a empresa, empregam matérias-primas renováveis e mais compatíveis com o meio ambiente ao longo de todo o ciclo de vida do produto. O foco é reduzir a complexidade e o uso de resinas, e ao mesmo tempo aumentar o desempenho. Muitos produtos são certificados com o selo EcoTain® da Clariant, que atesta seu desempenho com base em 36 critérios de sustentabilidade.

Os destaques do portfólio de pigmentos, aditivos e masterbatches da Clariant foram divulgados na Plastimagen (México, 2 a 5 de abril de 2019) e agora serão apresentados na Feiplastic:

Para ajudar a elevar as taxas de reciclagem, a Clariant apresentará um estabilizador de polímeros que, segundo a empresa, é usado para aumentar a reciclagem de resíduos plásticos na fabricação de filmes de poliolefinas. O AddWorks® PKG 906 (exemplo de aplicação na foto) aplica-se à produção de BOPP – material amplamente usado em embalagens de produtos alimentícios e confeitaria – além de ser aplicável para processos de filmes soprados e fundidos. A Clariant afirma que ele previne a formação de gel e manchas pretas, além de proteger a resina reciclada, mantendo velocidades normais de linhas de produção, sem provocar o rompimento dos filmes. De acordo com o fabriante, o produto gera economia de custo em matérias-primas ao substituir a resina virgem com quantidades maiores de resina ou filme reciclado e vem na forma de grânulos de escoamento livre, fáceis de abastecer.

Outro produto apresentado na feira, o estabilizador de processamento AddWorks LXR 568, proporciona estabilidade MFR (Melting Flow Ratio) superior e proteção à cor, assegura a Clariant. Em conjunto com um antioxidante fenólico, também traz estabilidade superior ao calor e evita a degradação da resina plástica, tornando-a mais resistente e aumentando sua vida útil, afirma a empresa.

Outras soluções a serem apresentadas na feira são caracterizadas pela Clariant como responsáveis pela redução do consumo de insumos durante a produção. Por exemplo, os agentes de expansão Hydrocerol®, segundo a empresa, reduzem o peso e a densidade dos artigos plásticos, fortalecendo sua estrutura e diminuindo a quantidade de materiais descartados no meio ambiente, bem como o consumo de energia durante a produção.

Da mesma forma, o fabricante afirma que seus masterbatches líquidos HiFormer™ podem reduzir o consumo de energia e de água nos processos de produção, enquanto a concentração de pigmentos e aditivos diminui a quantidade de materiais a serem transportados e armazenados.

A Clariant afirma que o uso de pigmentos tais como o PV Fast™ Yellow H4G também podem beneficiar os consumidores por meio de uma coloração segura e sustentável de brinquedos e bens de consumo. Este pigmento orgânico amarelo foi criado com o objetivo de substituir os pigmentos prejudiciais de cromato de chumbo, contribuindo para um ambiente mais seguro tanto para os profissionais quanto para os usuários dos produtos.

Ainda no tópico de maior segurança, afirma a Clariant, smartphones e outros dispositivos eletrônicos podem se beneficiar do seu Exolit® OP 1400, que possui certificação EcoTain. O fabricante afirma tratar-se de um retardante de chamas não halogenado com desempenho UL 94 Vo de 0,4 mm, que permite a modelagem de peças complexas de poliamida sem depósitos no molde ou floração (blooming).

Matérias-primas renováveis têm um impacto positivo em diversas áreas – desde embalagem, brinquedos e têxteis até o setor automotivo. De acordo com a Clariant, o seu PV Fast Pink E – um pigmento com resistência às intempéries e à luz para aplicações de alta qualidade – utiliza matérias-primas renováveis que não competem com a produção de alimentos. Assim como a linha de lubrificantes e agentes dispersantes Licocare® RBW, que possui certificação EcoTain. Com base na cera renovável de farelo de arroz, esses agentes satisfazem os requisitos exigentes de indústrias como as de transportes, eletricidade e eletrônicos, oferecendo ofeecendo melhor fluidez e menor força de liberação dos moldes das peças, além de permitir uma distribuição de pigmentos mais homogênea, afirma a empresa.

Mônica Ferreira Vassimon, Presidente da Clariant América Latina, comenta: “A indústria de plásticos na América Latina busca maneiras de aprimorar a sustentabilidade em suas próprias operações, como também impactar positivamente os diversos mercados que atende. Sustentabilidade é um fator-chave em nossos projetos com os clientes, assim como desempenho e funcionalidade dos produtos. A partir de um processo de colaboração, podemos oferecer soluções capazes de gerar benefícios do ponto de vista ambiental e de eficiência na fabricação.”

A Clariant é uma empresa de especialidades químicas com sede em Muttenz, próximo a Basel, na Suíça. Em 31 de dezembro de 2018, a companhia empregava 17.901 colaboradores. No ano fiscal de 2018, a Clariant registrou vendas de CHF 6.623 bilhões com seus negócios em operação. A empresa reporta seus resultados em quatro áreas de negócios: Care Chemicals, Catalysis, Natural Resources, Plastics & Coatings.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Clariant

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: