Feira Plástico Brasil começa nesta segunda-feira (25/03) enfatizando o tema da sustentabilidade do uso dos plásticos

  • Ampla e variada oferta de produtos e soluções da Plástico Brasil cria uma janela de oportunidades para a indústria ganhar produtividade e competitividade
  • A área de exposição da feira reflete o constante investimento em pesquisa e desenvolvimento feito pelos fornecedores de máquinas voltadas para reciclagem e economia de recursos naturais
  • Feira apresenta sistema de troca rápida de moldes totalmente automatizado

Começa nesta segunda-feira, dia 25 de março, e vai até o dia 29 (sexta-feira), a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. A visitação diária se inicia às 10:00 hs e vai até as 19:00 hs.

Uma iniciativa da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química e Informa Exhibitions, a Plástico Brasil 2019 apresenta um crescimento de 20% sobre a edição anterior, reunindo mais de 800 marcas nacionais e internacionais, que representam os setores de máquinas, equipamentos e acessórios, matérias-primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial e robótica, periféricos, entre outros produtos, serviços e soluções.

Na condição de primeira grande feira setorial do ano, a ampla e variada oferta de produtos e soluções da Plástico Brasil cria uma janela de oportunidades para os transformadores e demais atividades ganharem produtividade e competitividade e se prepararem para a retomada do consumo.

Números da Feira:

  • Expositores: Mais de 800 marcas do Brasil e de outros 13 países: Alemanha, Argentina, Áustria, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, México, Portugal, Taiwan, Turquia e Suíça
  • Expectativa de visitação: 45 mil compradores, transformadores e profissionais do setor
  • Apoio: mais de 60 entidades representativas nacionais e internacionais
  • Eventos integrados: Cerca de 80 horas de conteúdo

A abertura oficial da Plástico Brasil 2019 se dará no dia 25, às 09 horas, com a presença de João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Abimaq, Fernando Figueiredo, presidente-executivo da Abiquim, presidentes de entidades apoiadoras e autoridades.

Ainda no dia 25 pela manhã, às 11:30 hs, haverá uma coletiva de imprensa com a participação de João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Abimaq, José Velloso, presidente-executivo da Abimaq, Gino Paulucci Jr, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da Abimaq, e Fernando Figueiredo, presidente-executivo da Abiquim. A Abimaq apresentará informações sobre a atuação da entidade em prol do desenvolvimento do setor e a Abiquim vai divulgar o desempenho das resinas termoplásticas em 2018 e o compromisso voluntário da entidade para promover e ampliar o alcance da Economia Circular nas embalagens plásticas.

Sustentabilidade

A sustentabilidade do uso dos plásticos será um tema central da feira. Uma programação técnica de palestras focalizará o assunto:

Especial Plastivida de Sustentabilidade: Especialistas na questão ambiental com foco no consumo responsável, coleta seletiva e reciclagem dos plásticos ministram palestras gratuitas para os visitantes.

  • Dia 25, às 15h: Lixo nos mares e o setor plástico, por Alexandre Turra, Professor Doutor do Instituto Oceanográfico da USP.
  • Dia 26, às 12h: Reciclagem de EPS, por Vanessa Vilata, do Comitê de EPS Plastivida.
  • Dia 27, à 12h: Sustentabilidade da Indústria Plástica na Argentina: problemáticas locais e internacionais, por Verônica Ramos, diretora-executiva da Ecoplas.
  • Dia 28, às 12h: Panorama Legislativo, por Fernando Chaib, assessor Legislativo da Plastivida.
  • Dia 29, às 11h: Política Nacional de Resíduos Sólidos, por Silvia Piedrahita Rolim, assessora Técnica da Plastivida.
  • TriCiclos: Empresa de engenharia de economia circular aplicada, abre a programação com a palestra Demanda tecnológica para plásticos mais sustentáveis, ministrada por Marilia Gabriela dos Santos, consultora de Sustentabilidade na TriCiclos.
  • Braskem: No dia 27, às 13h, Fabiana Quiroga, diretora da área de Reciclagem e Plataforma Wecycle da Braskem, maior produtora de resinas das Américas, fala sobre Economia Circular Braskem.

A área de exposição da Plástico Brasil também refletirá o constante investimento em pesquisa e desenvolvimento feito pelos fornecedores de máquinas voltadas para o processamento de resíduos plásticos de origem pós-consumo ou pós-industrial, e para economia de recursos naturais. Máquinas e equipamentos de fabricantes como Wortex, Mecalor e Steinert, por exemplo, estarão demonstrando seus últimos lançamentos com esse foco.

Reciclagem

Coleta Seletiva: Desde a montagem até a desmontagem da Plástico Brasil, os resíduos gerados pelos expositores e visitantes serão coletados por catadores da Cooperativa Prioridade Ambiental, que farão a separação tipo de material em caçambas. Estes resíduos serão posteriormente convertidos em renda à comunidade.

Ao término da coleta, a cooperativa transportará os materiais para seu galpão, onde os cooperados darão destino ambientalmente correto aos resíduos recicláveis por meio da comercialização dos produtos, sendo a arrecadação financeira revertida aos próprios cooperados.

Bicicleta Sustentável: Inovadora tecnologia de bicicletas com quadro feito de plástico reciclado. Sem contar os benefícios ambientais, a bicicleta Muzzicycles oferece uma série de vantagens: dispensa pintura, não enferruja, tem garantia vitalícia e amortecimento natural oferecido pelo plástico. Patenteada mundialmente, está presente no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Holanda, França, Itália, Espanha, Portugal, Ucrânia, Áustria e Alemanha.

Produtividade

Diminuir o tempo de setup para troca de moldes é um dos grandes desafios da indústria de injeção de plásticos para ganhar produtividade e competitividade.

Em parceria com a Romi e a Stäubli, a Plástico Brasil apresenta uma inovadora versão do SMED – Single Minute Exchange of Die – Troca Rápida de Moldes totalmente automatizada.

A injetora Romi EN 170 é equipada com um sistema de troca rápida de moldes composto por mesas troca-moldes, placas magnéticas e sistemas de multiacoplamentos rápidos. Todo o ciclo – carregamento, fixação e conexão dos moldes – é realizado ao vivo e em tempo real inferior a 5 minutos. A própria injetora informa para o sistema automatizado qual o molde necessário para o próximo lote e carrega a receita de programação.

Conhecimento

  • A Plástico Brasil terá programação técnica com cerca de 80 horas de seminários, palestras e workshops, a maioria deles gratuita.
  • 1º Abinfer Business Center – ABC 2019: Novidade nesta edição, o espaço criado em parceria com a ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais) é dedicado aos fabricantes de moldes, matrizes e ferramentas, e oferece uma solução completa ao reunir tecnologia e conhecimento.
  • Roadshow VDI: Boas práticas alemãs para a Indústrias 4.0: Organizado pela VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha), em parceria com a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), demonstra os benefícios da aplicação de boas-práticas alemãs por meio de palestras ministradas por especialistas internacionais e convidados.
  • PETtalk 2019: Realizado pela Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET), é o maior encontro do ano para o setor de embalagens PET. Durante dois dias, serão apresentadas e debatidas as novas tecnologias, cenários e temas atuais que abrangem toda a cadeia produtiva.
  • Parque de Idéias: Promove a aproximação entre universidades e o setor produtivo. Instituições de ensino do Brasil apresentam seus projetos de inovação e ministram palestras, bem como escolas técnicas e empresas expositoras.
  • Sebrae Móvel: Uma van customizada oferece gratuitamente conteúdos sobre empreendedorismo e gestão a empresários e empreendedores. O veículo é equipado com todos os instrumentos necessários para a realização de atendimentos presenciais feito por funcionários do SEBRAE-SP e oferece auxílio a todos os interessados em ter seu próprio negócio ou melhorar os resultados.
  • Senai – Escola Móvel de Indústria 4.0: Inovadora e moderna estratégia de ensino totalmente voltada à Indústria 4.0. A unidade volante percorre todo o Estado de São Paulo e capacita pessoas em cidades onde não há escolas físicas do Senai-SP.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Plástico Brasil 2019

Curta nossa página no

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: