Sustentabilidade tem destaque na programação da Plástico Brasil 2019

Uma das atrações voltadas para o tema é o Espaço Plastivida de Sustentabilidade, com palestras diárias e gratuitas ministradas por especialistas na questão ambiental, com foco no consumo responsável e na importância da coleta seletiva e reciclagem dos plásticos

Ao lado dos negócios, conhecimento e relacionamento, a Sustentabilidade é um dos pilares da Plástico Brasil 2019 – Feira Internacional da Plástico, de 25 a 29 de março, no São Paulo Expo. A edição deste ano quer inspirar seus expositores e visitantes profissionais a replicarem tecnologias ambientalmente corretas em seus negócios.

A feira oferece uma grande quantidade de fornecedores de máquinas voltadas para o processamento de resíduos plásticos reunidos na área de exposição, como Seibt, Wortex, Wefem Extrusores, Tria do Brasil, Kie Máquinas, Shini, Rone Moinhos, Rocla, Lindner, Erema Plastic Recycling Systems, Atema e Steinert.

Além disso, uma programação técnica com palestras selecionadas especialmente para o tema da Sustentabilidade poderá ser conferidas pelos visitantes.

O principal destaque é o Especial Plastivida de Sustentabilidade, que neste ano integra a programação do Parque de Ideias. Durante todos os dias da feira, especialistas na questão ambiental com foco no consumo responsável, coleta seletiva e reciclagem dos plásticos vão ministrar palestras gratuitas para os visitantes.

“Para a Plastivida, participar da Plástico Brasil com um ciclo de palestras é uma grande oportunidade para disseminar o conceito da economia circular aplicada aos plásticos, ressaltar os seus atributos e benefícios e destacar a importância do consumo responsável, da coleta seletiva e da reciclagem”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida. E completa: “Será um espaço importante para apresentar as informações corretas sobre o plástico, desmistificar e esclarecer esta onda de informações equivocadas que acabaram viralizando e vilanizando os plásticos. Vamos falar sobre a nossa atuação na questão do lixo nos mares, reciclagem, Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros temas”, completa.

Confira a programação (sujeita a alterações):

Dia 25, às 15h: Lixo nos mares e o setor plástico, por Alexandre Turra, Professor Doutor do Instituto Oceanográfico da USP.
Dia 26, às 12h: Reciclagem de EPS, por Vanessa Vilata, do Comitê de EPS Plastivida.
Dia 27, à 12h: Sustentabilidade da Indústria Plástica na Argentina: problemáticas locais e internacionais, por Verônica Ramos, diretora-executiva da Ecoplas.
Dia 28, às 12h: Panorama Legislativo, por Fernando Chaib, assessor Legislativo da Plastivida.
Dia 29, às 11h: Política Nacional de Resíduos Sólidos, por Silvia Piedrahita Rolim, assessora Técnica da Plastivida.

Além desta programação, a TriCiclos, empresa de engenharia de economia circular aplicada, abre a programação do Parque de Ideias, dia 25, ao meio dia, com a palestra “Demanda tecnológica para plásticos mais sustentáveis”, ministrada por Marilia Gabriela dos Santos, consultora de Sustentabilidade na TriCiclos. E no dia 27, às 13h, Fabiana Quiroga, diretora da área de Reciclagem e Plataforma Wecycle da Braskem, fala sobre Economia Circular Braskem.

Todas as palestras são gratuitas e realizadas num auditório integrado à área de exposição da Plástico Brasil. Não é preciso fazer inscrição prévia.

A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações científicas sobre os plásticos – suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado – a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. A entidade realiza diversas ações de educação ambiental. http://www.plastivida.org.br

Coleta seletiva

Desde a montagem até a desmontagem da Plástico Brasil, os resíduos gerados pelos expositores e visitantes serão coletados por catadores da Cooperativa Prioridade Ambiental, que farão a separação por tipo de material em caçambas. Estes resíduos serão posteriormente convertidos em renda à comunidade. Ao término da coleta, a cooperativa transportará os materiais para seu galpão, onde os cooperados darão destino ambientalmente correto aos resíduos recicláveis por meio da comercialização dos produtos, sendo a arrecadação financeira revertida aos próprios cooperados. Dependendo do volume, parte do material coletado poderá ser distribuído a outras entidades, com mesmo objetivo.

Sucesso da edição inaugural da Plástico Brasil, em 2017, a Muzzicycles está de volta para demonstrar sua inovadora tecnologia de bicicletas com quadro feito de plástico reciclado. Além dos benefícios ambientais, a bicicleta oferece uma série de vantagens: dispensa pintura, não enferruja, tem garantia vitalícia e amortecimento natural oferecido pelo plástico. Patenteada mundialmente, a Muzzicycles está presente no Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Holanda, França, Itália, Espanha, Portugal, Ucrânia, Áustria e Alemanha.

Plástico Brasil

Uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química e Informa Exhibitions, a feira vai reunir mais de 800 marcas nacionais e internacionais, que representam os setores de máquinas, equipamentos e acessórios, matérias-primas e resinas, moldes e porta moldes, automação industrial e robótica, periféricos, entre outros produtos, serviços e soluções.

Parte significativa das marcas expositoras é representada por 13 países: Alemanha, Argentina, Áustria, China, Estados Unidos, Hungria, Índia, Itália, México, Portugal, Taiwan, Turquia e Suíça, sendo que quatro deles – Alemanha, Áustria, China e Itália – participam com grupos de empresas reunidas em seus respectivos pavilhões. Mais de 60 entidades representativas nacionais e internacionais já garantiram seu apoio ao evento.

São esperados mais de 45 mil visitantes, entre transformadores de plástico, compradores e demais profissionais da construção civil, alimentos e bebidas, embalagens, automóveis e autopeças, perfumaria, higiene e limpeza, farmacêuticos, entre outros.

A feira vai oferecer uma programação técnica com cerca de 80 horas de seminários, palestras e workshops, a maioria deles gratuita, como o Parque de Ideias, VDI Road Show, 1º Abinfer Business Center – ABC 2019, PETtalk 2019, SEBRAE Móvel, SENAI – Escola Móvel de Indústria 4.0 e o SMED (Single Minute Exchange of Die).

O credenciamento é gratuito e já pode ser feito no site da feira: https://www.plasticobrasil.com.br/pt/credenciamento.html.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Plástico Brasil

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: