Clariant lança o ColorForward® Automotive 2018

  • A terceira edição inclui amostras de carpete e placas texturizadas
  • As tendências dos consumidores sugerem desapontamento, mas também determinação
  • Tendências de cores personalizadas para designers automotivos

A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, lançou a Edição Automotiva do ColorForward® 2018. A terceira edição da ferramenta de análise de cores e tendências para designers e profissionais de marketing do setor automotivo inclui um novo formato de protótipo: amostras de carpete e de placas texturizadas.

A ferramenta de análise de tendências e design de cores “ColorForward” da Clariant é publicada anualmente desde 2006 com o objetivo de ajudar designers de produtos plásticos e profissionais de marketing a tomarem decisões sobre cores de maneira mais fundamentada. Ela apresenta quatro tendências sociais globais que provavelmente influenciarão os consumidores e então relaciona cada tendência a cores que provocam uma resposta emocional. Nos últimos três anos, o ColorForward Automotive tem focado as necessidades e interesses desse mercado.

Roberto Romanin, designer gráfico da Clariant ColorWorks®, explica: “Neste ano, reformulamos a apresentação para demonstrar melhor aos designers como as tendências de consumo podem ser traduzidas em cores e como estas podem ser usadas em aplicações automotivas. Das 20 cores que compõem a paleta de 2018, selecionamos aquelas que, segundo a nossa Equipe Automotiva, são as mais adequadas para o setor e as apresentamos em formatos e materiais que simulam as superfícies e texturas comuns no design de veículos”.

Como as cores nem sempre têm a mesma aparência quando são produzidas em materiais diferentes, as cores de 2018 são apresentadas em formatos correlatos aos diferentes componentes automotivos:

  • Grandes placas de plástico, algumas delas texturizadas para simular superfícies internas;
  • Pequenos “carros-conceito” moldados em plástico para ilustrar superfícies curvas;
  • Amostras de tecido em couro (novidade na edição do ano passado) para estofados;
  • Amostras de carpete, uma novidade na edição de 2018.

As amostras de carpete foram desenvolvidas em parceria com a área de negócios Performance Yarn, do Radici Group, em Bérgamo, Itália. Grande produtora de fibras sintéticas, a Radici possui uma moderna máquina de prototipagem que é capaz de criar amostras de carpete em questão de minutos. Ela se mostrou ideal para que fossem experimentadas as diversas combinações de cores e produzidos os protótipos do kit de apresentação do ColorForward Automotive.

Todas as quatro tendências identificadas no ColorForward 2018 refletem um sentimento generalizado de tristeza, medo e desconfiança em relação ao mundo que conhecemos. Essa melancolia reflete-se nas tonalidades esmaecidas e um tanto acinzentadas das cores selecionadas. Ao mesmo tempo, entretanto, há uma certa resolução, uma determinação para resistir e um otimismo cauteloso sobre o fato de que as pessoas podem fazer a diferença e que as coisas vão melhorar com o tempo; por isso muitas das cores são também quentes, orgânicas e repletas de esperança.

Dentre as tendências e as cores de ColorForward 2018 destacam-se:

Newmorrow

O tema da tendência Newmorrow reflete uma espécie de espírito “yin-yang” entre os consumidores. Por um lado, eles acreditam que o “sistema” está corrompido e é incapaz de mudar as condições socioeconômicas que se tornaram intoleráveis. Também há, entretanto, a convicção de que a mudança ainda é possível… Não através do governo, mas por meio dos esforços de pessoas comuns e de pequenos grupos. As pessoas compreendem que essa mudança acontecerá lentamente; por isso é necessário adotar um “pensamento de catedral”. Assim como foi necessário o trabalho de várias gerações para construir as grandes igrejas medievais da Europa, a tarefa de mudar e melhorar um sistema corrupto exige um forte empenho, uma visão de longo prazo e a crença de que o objetivo final será alcançado.

Não é de surpreender, portanto, que a paleta de cores Newmorrow inclua um verde acastanhado chamado Primordial Soup. A cor remete a referências ao esgoto e à morte e, por isso, algumas pessoas já chegaram a se referir a ela como “a cor mais feia do mundo”. No entanto, ela também nos faz lembrar do rico e verdejante substrato biológico que gerou a vida como a conhecemos.

LongitudeLatitudeAttitude

A insatisfação com as formas convencionais de viver também está por trás do tema da tendência LongitudeLatitudeAttitude. Reconhecemos que há um número cada vez maior de seres humanos que estão abrindo mão de ter um endereço fixo. São os “novos nômades”. Muitos deles são artistas, músicos ou empreendedores criativos, mas o que eles realmente têm em comum é o desejo de um estilo de vida errante e minimalista, restringindo suas posses ao que consigam carregar com conveniência. Os cidadãos do Novo Mundo prezam pela flexibilidade de um estilo de vida que reflita sua paixão pela vida em constante movimento e que permita mergulharem em uma fusão de etnias e interesses.

As cores de LongitudeLatitudeAttitude são boêmias. Elas variam de um fúcsia purpúreo, chamado Nomadness, um amarelo quente quase alaranjado, chamado Kaleido tribe, a um azul acinzentado chamado Cirrus aviaticus, uma referência ao rastro de fumaça que os aviões a jato deixam no céus límpidos.

Through the mirror

Em algum lugar do caminho, muitos consumidores começaram a ter sensações desagradáveis relacionadas ao vazio de seus estilos de vida convencionais. Eles sentem que perderam o contato com seu “eu interior” ou, talvez, que nunca tenham prestado atenção ao “eu interior” quando seguem seus caminhos pela vida. O tema da tendência chamada Through the Mirror tenta capturar o sentido de “ennui”, que é o de se estar à deriva no mundo moderno, ao mesmo tempo em que se sabe que um despertar espiritual é possível.

A prática de त्राटक da ioga inspira a cor laranja perolada na paleta Through the Mirror. A pronúncia da frase em sânscrito é “trataka” e significa olhar fixamente para um ponto determinado, a fim de se concentrar na mente interior, apagar a percepção visual e distanciar-se do mundo exterior.

Nerdylicious

Fora do pessimismo que parece estar por trás das tendências descritas acima, surge a história de reconhecimento de um grupo de pessoas há muito tempo estereotipadas como um bando de desajeitados estranhos e excessivamente intelectuais: os “nerds”. O tema da tendência Nerdylicious vê que esses “crânios” são cada vez mais aceitos como inovadores em um mundo complexo, com uma curiosidade permanente e uma paixão por explorar novas ideias e enigmas intrincados.

Embora as cores de Nerdylicious sejam suaves e tênues como a maioria das cores dos outros grupos de tendências, elas também são as mais vivas e otimistas de toda a paleta de 2018. Por exemplo, Lightning Boot é um amarelo transparente, quase alaranjado, que lembra as luzes de LED de um painel de controle, enquanto Alberting out! é um branco ótico levemente sujo, uma homenagem ao maior nerd de todos: Albert Einstein. Lembra um dos jalecos que ficam encardidos após vários dias seguidos de 18 horas de trabalho.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Clariant

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: