Abertura da Plástico Brasil aponta sinais de retomada econômica

Presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan, fala durante abertura da feira Plástico Brasil

Presidentes de entidades, empresários e autoridades mostraram otimismo na abertura da Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, no dia 20 de março, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Evento está oferecendo 60 horas de conteúdo em programação

Primeira feira do setor no ano, a Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março trouxe, em parceria com a Apex, compradores internacionais da Argentina, Chile, Costa Rica, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia. De acordo com o presidente do Conselho da Administração da ABIMAQ, João Carlos Marchesan, a Plástico Brasil “compartilha nova experiência reunindo num local moderno grandes expositores da cadeia produtiva e os mais avançados processos para o aprimoramento técnico do mercado”.

O presidente da ABIQUIM, Fernando Figueiredo disse que nada melhor para a Plástico Brasil do que começar na Semana do Meio Ambiente: “O plástico tem contribuído para melhorar o dia a dia das pessoas”. Na mesma linha, o deputado federal Alex Manente, observou que o plástico é um dos segmentos que mais inovações vêm apresentando nos últimos tempos, “e a feira é uma oportunidade de levar o País adiante com uma indústria forte”.

O presidente da Informa Exhibitions, Marco Basso, lembrou que há um ano atrás, durante a realização da FEIMEC, o momento da economia era de pessimismo, reforçado pela ameaça de impedimento da presidente da República. “Agora a economia dá sinais de reação e a Plástico Brasil marca a virada do setor. Ela nasce com 40 mil m2, 400 marcas e apoio de 70 entidades, que revelam uma primeira edição robusta”, complementou.

Gino Paulucci, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ

Mais tarde, em entrevista coletiva, o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ, Gino Paulucci, lembrou da necessidade da indústria de transformação renovar seu parque industrial depois de dois anos praticamente sem investimentos. “Grandes e pequenos fabricantes já estão iniciando suas compras neste ano, visando à economia de recursos, produtividade e competitividade”.

A Plástico Brasil representa diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico e da borracha: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços, projetos técnicos e outros. O evento aguarda a visita de 40 mil compradores, transformadores e profissionais da indústria do plástico, que atendem e atuam em segmentos como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados, eletrodomésticos, entre muitos outros.

A feira é uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions

Eventos Paralelos

A Plástico Brasil criou uma programação com 60 horas de conteúdo, ministrado por especialistas brasileiros e estrangeiros, autoridades e empresários, distribuídas nos seguintes eventos paralelos:

  • Seminário Internacional Plástico Brasil – Rumo à Indústria 4.0: Organizado pela ABIMAQ e VDMA (associação que representa os fabricantes de máquinas na Alemanha), reúne palestras apresentadas por especialistas nacionais e internacionais da VDMA. Dia 20, das 13h às 17h30.
  • Seminário “Eficiência Energética Como Diferencial Competitivo”: Organizado pela ABIMAQ, apresenta as soluções mais atuais para redução dos custos operacionais das indústrias e uso racional dos recursos naturais. Dia 23, das 13h30 às 17h10.
  • PETtalk – Conferência Internacional da Indústria do PET: Realizado pela ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET, o encontro apresenta novas tecnologias, cenários e temas atuais da indústria do PET. Dia 21, das 8h às 17h, e dia 22, das 8h às 14h.
  • Workshop “Mobiliários Adaptados em PVC para Crianças com Disfunção Neuromotora”: Promovido pela Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC como parte integrante do projeto Recicla Plástico Brasil, ensina profissionais da área de terapia ocupacional e voluntários a montar mobiliários feitos com PVC, adaptáveis a crianças com disfunção neuromotora. Dia 23, das 8h30 às 12h30.
  • Workshop de Sustentabilidade: Também integrante do projeto Recicla Plástico Brasil, com promoção da Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC, o encontro é dedicado à troca de experiências sobre sustentabilidade, com presença de palestrantes renomados. Dia 23, das 14h às 18h.
  • SMED – Single Minute Exchange of Die – Troca Rápida de Moldes: Palestras rápidas e demonstração ao vivo da troca de moldes de uma máquina injetora em menos de 10 minutos. Realização: SENAI, Romi, Stäubli, Previsão e Berg-Steel. Todos os dias, às 11h, 13h, 15h e 17h.
  • Arena Técnica: palestras em formato dinâmico e duração média de 45 minutos, ministradas por especialistas e executivos das empresas expositoras. Dias 20 a 23, a partir das 10h.
  • Ilha de Inovação em Materiais Plásticos: Apresenta as novas tendências, tecnologias e inovações em resinas antes de sua chegada ao mercado. Participação das unidades de plástico e resinas da UNICAMP, CCDM – UFSCAR, FATECs Sorocaba, Zona Leste e Itaquera, e Instituto Mauá de Tecnologia.
  • Recicla Plástico Brasil: Ação criada com objetivo de disseminar a educação ambiental em torno da reciclagem do plástico e sua reutilização, bem como promover a sua imagem. Junto com os Workshops de Sustentabilidade e “Mobiliários Adaptados em PVC para Crianças com Disfunção Neuromotora”, é composto pelo Estande Recicla Plástico Brasil, Linha de Reciclagem e Transformação, Reciclagem de EPS, Projeto Tampinha Legal e Reciclagem de Credenciais. É uma iniciativa da Plastivida, Instituto Brasileiro do PVC, ABIMAQ, ABIQUIM e Informa Exhibitions, com apoio da Pavan Zanetti, Piovan, Romi e Wortex Máquinas.
    Ainda na área de reciclagem, uma das atrações é a Muzzicycles, fabricante de bicicletas com quadro feito de plástico. A empresa demonstra em seu estande o processo de montagem, os diferentes modelos de quadros e as bicicletas prontas. Uma delas fica exposta no estande do Recicla Plástico Brasil.

Incentivo às Exportações

Importadores de diversos países interessados na tecnologia e competitividade das máquinas e acessórios para a cadeia produtiva do plástico participam da 1ª Rodada Internacional de Negócios que acontece durante a Plástico Brasil, a convite do Programa Brazil Machinery Solutions. Trata-se de uma ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, organizada pelo Programa BMS, fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

A partir de dados disponibilizados pelas empresas brasileiras, como mercados escolhidos e produtos ofertados, consultores especializados em matchmaking internacional fizeram o cruzamento de informações e identificaram compradores em diversos países que têm interesse nos produtos.

Participam das Rodadas 10 compradores de 8 países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia. A ação tem como objetivo principal potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e compradores estrangeiros do setor. As reuniões acontecem em um espaço exclusivo para a ação, ao longo dos dias 21 e 22 de março.

Pavilhão

Inaugurado em maio de 2016, o São Paulo Expo é um moderno centro de exposições, com 90 mil m2 de área de exposição, pavilhões climatizados e mais de 5 mil vagas de estacionamento (4,5 mil cobertas), localizada a 850 metros do metrô Jabaquara, 10 minutos do aeroporto de Congonhas e fora do perímetro de restrição municipal (rodízio) de veículos de passeio e de carga. Os visitantes que usam transporte público contam com traslado gratuito de ida-e-volta para o evento a partir da estação Conceição do Metrô e do aeroporto de Congonhas.

Serviço:

PLÁSTICO BRASIL – Feira Internacional do Plástico e da Borracha
Data: 20 a 24 de março de 2017
Horário: Das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP)
Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química.
Promoção e organização: Informa Exhibitions
http://www.plasticobrasil.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa – Plástico Brasil

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: