Durante a Feiplar Composites & Feipur 2016, 12.800 visitantes conheceram e negociaram novas soluções tecnológicas para suas empresas

feiplar_foto1

De 8 e 10 de novembro de 2016, aconteceu a nona edição da Feiplar Composites & Feipur – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP, Brasil. Esta edição recebeu 12.800 visitantes, um número 16 % inferior ao evento de 2014 (15.250 profissionais), mas registrou um aumento de 8% no número de empresas que visitaram o evento. “Para os expositores, o público visitante foi extremamente qualificado e diversificado, permitindo o fechamento de negócios na própria feira e a criação de várias oportunidades reais de novas transações comerciais ”, informou Simone Martins Souza, diretora do Grupo ArtSim, responsável pela organização do evento.

A exposição contou com mais de 300 empresas que expuseram seus produtos e tecnologias, sendo 28% de outros países (total de 87 empresas), liderados por China, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão e Inglaterra (68 empresas), além de 19 empresas vindas da Suíça, França, Austrália, Argentina, Uruguai, Turquia, Taiwan, Peru, Índia, Emirados Árabes, Coreia, Colômbia, Chile e Bielorrússia. As empresas expositoras mostraram matérias-primas e equipamentos para a fabricação de peças em composites, poliuretano e plásticos de engenharia (a relação completa está em http://www.feiplar.com.br), tendo grande destaque a participação de fabricantes de peças acabadas como Acque, Acrinil, Aeroalcool, Airbus, Amecon, Aunde, Belart Fibras, Bigarello, Bike Design, Blitz, Boeing, Brana, Caio, Caoni, Carbox Racing, CBI Madeiras, Cnooc do Brasil, Composites VCI, Concept Blindagens, Conteccomposites, Coplatex, Correias Mercúrio, Dimitry Design, Embraer, Estaleiro Shape Clube, Estilglass, Fastplast Automotive, Fibra Aço, Fibromix, Henrimar, Holos Brasil, Hurner, IBI Brasil, Inbrasp, Indumaplast, Ipiranga, JE Fiber, Joplas, NOV, Nova Poliuretanos, Petrofisa, Petros Seals, Polispuma, Protecta, Protective, PU Ideia, Pultrusão do Brasil, Safe, Stringal, Travi Plásticos, Unifibra e Vetro.

Paralelamente, as 100 palestras técnicas ministradas no Congresso SAMPE Brasil e Congressos Internacionais reuniram um público de 2.515 profissionais. A quarta edição do Congresso SAMPE Brasil (Sociedade para o Avanço de Materiais e Engenharia de Processos) contou com apresentações de importantes nomes da indústria e especialistas de materiais como Antonini Puppin Macedo e Catherine Parrish (Boeing), Ricardo Abelheira (Embraer), Jorge Nasseh (Barracuda), Scott Beckwiht (SAMPE EUA), Maikson Tonatto (UFRGS), Alexander Roth (Evonik), Toshiyuki Takayanagi (Mitsubishi Heavy Industries), Dante De´Grandis (Florida Institute of Technology) e Décio Ferreira (LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica / NTC – Núcleo de Tecnologia em Compósitos). Empresas como a Mastin, SAIP, Purcom, Universidade Mogi das Cruzes, EDB Polióis, Cannon, Evonik, Novapol/Orbis, Texiglass, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Polystell, ASRocha, Meyer, Abifor, Heraeus, Sabic, Universidade Federal de São Carlos, Aditive e Radici Perfomance Plastics mostraram suas novas tecnologias e soluções no Congresso Internacional de Poliuretano, Congresso Internacional de Composites, e Congresso Internacional de Plásticos de Engenharia & Compostos Termoplásticos.

Para complementar o conteúdo técnico, foram realizados os Painéis Setoriais (seminários), que abordaram diversos mercados como Náutico, Isolamento Térmico, Saneamento Básico, Automotivo, Construção Civil, Mineração, Energia Eólica, Petróleo & Gás, Aeroespacial e Espumas Flexíveis, com a participação de empresas e instituições nacionais e internacionais: Barracuda, Owens Corning, NovaScott/Scott Bader, Brana, Alan Harper, ITW, Abrava, Honeywell, Evonik, Solvay, M.Cassab, Chemours, Dow, PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Ministério do Meio Ambiente, Abratufi, Engcom, Ibcom, Saertex, Petrofisa, Heraeus, A.Schulmann, BASF, Comissão Setorial de Poliuretanos da Abiquim, Dow, Texiglass, Novapol/Orbis, Covestro, Albemarle, FCC/Nukote, UBE, Correias Mercúrio, Kaneka, Teijin, Airbus, Abeeolica, Oklahoma State University, Protective, Arkema, Chemtura, Univar, Huntsman e Purcom.

Outros eventos simultâneos, as demonstrações técnicas (fabricação e reparo de peças ao vivo) e treinamentos práticos mostraram diversas tecnologias como correta aplicação para agentes desmoldantes (Chem-Trend), aquecimento por radiação infravermelha e correta especificação dos emissores de infravermelho (Heraeus), o melhor processo para PU injetado (RMPA), como fabricar uma prancha de surfe com MDI (PU Ideia e Estaleiro Shape Clube), tecidos técnicos para reforços plásticos (Texiglass), materiais de núcleo – com ênfase em espuma PET (Diprofiber), modelação, sistemas de desmoldagem, tipos e aplicação de gelcoat, tipos de resina e laminação, e como calcular um laminado (WR Consultoria e Treinamento, e VI Fiberglass) e soluções para reciclagem de PU, borracha e outros materiais (Chemtura).

Durante a Feiplar Composites & Feipur 2016 também foi realizada a terceira edição do Desafio Acadêmico em Composites SAMPE, que teve o objetivo de introduzir o tema “perfil em material composites” no meio acadêmico e contou com a participação de 16 projetos universitários. O vencedor geral do III Desafio Acadêmico SAMPE Brasil foi o Centro Universitário da FEI. A UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto Mauá de Tecnologia, a USF-Universidade São Francisco e a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas venceram também em suas respectivas categorias.

Outros destaques foram o curso Critérios de falha a longo prazo e inovações tecnológicas para compósitos industriais do Ibcom-Instituto Brasileiro de Composites (Antonio Marmo, Francisco Carvalho e Antonio Carvalho), e as Sessões Especiais Blindagem, Industrial, Automotivo, Construção Civil, Saneamento Básico, Moveleiro e Calçadista (com a exposição de mais de 150 produtos acabados).

Já marcando tradição no evento, pela segunda vez, Scott Beckwith, diretor técnico da SAMPE EUA, ministrou cursos no Brasil: Moldes p/ a fabricação de composites e Métodos de testes p/ composites, e a VI Fiberglass, com o objetivo de oferecer um encontro especial com seus clientes e visitantes, organizou um encontro com o Professor Gretz com o objetivo de propiciar uma nova forma motivadora de trabalho e realização de negócios (um dos mais premiados palestrantes nesta área).

Muito repercutida no mercado, a Cerimônia do Prêmio Excelência, que neste ano reuniu os setores de composites, poliuretano e plásticos de engenharia num único evento, no dia 8 de novembro, com um público superior a 150 pessoas, mostrou os grandes nomes do mercado de plásticos de performance diferenciada, seja no desenvolvimento de peças, no fornecimento de matérias-primas e equipamentos, ou na atuação individual dos profissionais. As empresas vencedoras na categoria Produtos Acabados foram a Fibra Aço, Petros Seals, Vedapar, Universidade Federal de Minas Gerais, PU Ideia, Engepoli, Holos Brasil, Inbrasp, A.Schulman e Real Poliformas. Na categoria Destaque de Fornecedor, a Chem-Trend, Covesto e Evonik foram premiadas como Fabricantes do Ano, e Abcol, M.Cassab e Petropol, como Distribuidores do Ano. As Personalidades do Ano foram Luis Fernando Barbi (Texiglass), Rodrigo Santiago (Univar) e Fernando Tadiotto (Petropol). A homenagem aos profissionais que se dedicam de forma contínua e destacada no mercado (categoria Conjunto da Obra) consagrou Américo Potenza (VI Fiberglass), Giuseppe Santanché (Purcom) e Jane Campos (Radici). O Hall da Fama recebeu novos e importantíssimos nomes: Giorgio Solinas (Texiglass), Antonio Koury (CBP) e Antonio Dimitry (Dimitry Design).

A Feiplar Composites & Feipur 2016 foi patrocinada pelas empresas MCassab, Huntsman, Texiglass, Transtécnica, VI Fiberglass, Chem-Trend, Abcol, MVP, Covestro, Purcom, Novapol, NovaScott, Scott Bader, Orbis, UBE, Teijin, Owens Corning e Saertex, e contou com o apoio técnico da Sampe Brasil, Comissão de Poliuretanos da Abiquim e Ibcom. Mais informações sobre as tecnologias disponibilizadas por estas empresas ou por qualquer uma das empresas expositoras pode ser encontrada no site http://www.feiplar.com.br (veja também o catálogo de visitação). A próxima edição da Feiplar Composites & Feipur acontecerá em 2018.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Feiplar& Feipur

Curta nossa página no

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: