Solvay e Apollo Medical vêem aumento de demanda por polímeros PEEK para microtubos em aplicações médicas

solvay-peek-microtubulosO Grupo Solvay anunciou que a Apollo Medical Extrusion oferece agora microtubos médicos de lúmen único ou múltiplo, produzidos com KetaSpire® PEEK (polieteretercetona) da Solvay. A mudança sinaliza uma importante expansão da oferta da Apollo, que já utiliza outros polímeros da área de saúde da Solvay, incluindo Zeniva® PEEK, AvaSpire® PAEK (poliariletercetona) e Veradel® PESU HC (polietersulfona).

“Adicionar o KetaSpire® PEEK foi uma resposta natural aos pedidos crescentes que recebemos de clientes de saúde para microtubos de lúmen único extrudados com este material de alto desempenho”, disse Jonathan Jurgaitis, Engenheiro Sênior de Processos da Apollo Medical Extrusion. “Desde então descobrimos que a demanda por PEEK também se estende a designs mais complexos de microtubo de aço inoxidável trançado de múltiplos lúmens”.

A Apollo Medical Extrusion fabrica uma ampla gama de microtubos extrudados para cateter, endoscopia e instrumentos laparoscópicos. Com a adição do KetaSpire® PEEK à sua seleção de polímeros, os produtos de pronta entrega da empresa abrangem agora três novos microtubos de triplo lúmen e 26 de lúmen único feitos com o material da Solvay, bem como 14 tamanhos de varetas de PEEK.

O KetaSpire® PEEK é um dos termoplásticos de mais alto desempenho do portfólio de polímeros especiais da Solvay. Como uma classe de materiais, o PEEK oferece excelente resistência a produtos químicos a altas temperaturas e mantém excelentes propriedades mecânicas a temperaturas de uso contínuo de até 240 ° C (464 ° F). Segundo a Solvay, o seu portfólio de KetaSpire® oferece outras vantagens de desempenho em relação a produtos concorrentes de PEEK que, dependendo do grade, incluem maior resistência à fadiga, resistência ao impacto 20% maior e ductilidade 60% maior.

Os produtos da Apollo Medical fabricados com KetaSpire® PEEK refletem a e a suas características de resistência a produtos químicos, calor e fadiga, afirma a Solvay. As aplicações de microtubos que podem se beneficiar com o perfil de desempenho  do material incluem microtubos usados para aterectomia, ablação arterial, irradiação da próstata e ferramentas para a colocação de dispositivos médicos.

A Apollo vai continuar a atender aos clientes da Solvay, que escolhem o Zeniva® PEEK para a extrusão de microtubos para uso em aplicações de dispositivos implantáveis de longo prazo. Seus clientes escolhem o AvaSpire® PAEK para aplicações de contato limitado (≤24 horas) que requerem um equilíbrio ideal de resistência química, ductilidade e robustez. O Veradel® HC A-301 Pesu – o primeiro PESU a oferecer um Master File (MAF) detalhado da FDA – permite também que a Apollo aborde aplicações de microtubos que exigem uma resina transparente de alto fluxo, com rigidez excelente e resistência ao calor. Como esses outros polímeros de especialidades, as resinas KetaSpire® PEEK da Solvay têm um MAF da Food and Drug Administration para aplicações limitadas de contato com o corpo.

“O crescente interesse pelos polímeros KetaSpire® PEEK da Solvay é explicado, em parte, pelo crescimento geral no mercado global para este polímero, que alguns analistas preveem irá se expandir a uma taxa composta de crescimento anual de 8,4 por cento até 2020”, disse Jeff Hrivnak, Gerente Global de Negócios para Saúde na unidade de negócios Specialty Polymers da Solvay. “No entanto, clientes inovadores na área de saúde, como a Apollo Medical Extrusion, também estão indicando que o desempenho e o perfil de processamento dos polímeros PEEK da Solvay estão estimulando ainda mais o interesse nestes materiais avançados.”

A experiência da Solvay como uma fornecedora de materiais no campo da saúde abrange mais de 25 anos. A empresa oferece uma ampla gama de plásticos de alto desempenho para os dispositivos, instrumentos e equipamentos médicos. A Solvay também oferece uma família de biomateriais Solviva® para utilização numa série de dispositivos implantáveis. A família Veradel® de polímeros PESu da Solvay tem uma história longa e comprovada em serviços para alimentos, filtração por membrana e aplicações automotivas.

Fonte – Assessoria de Imprensa Solvay

Curta nossa página no

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: