Inovações destacam indústrias de plástico do Rio de Janeiro durante Interplast 2016

simperj-firjan

A indústria fluminense de plástico tem se destacado no cenário nacional com o lançamento de produtos inovadores. Para gerar visibilidade aos negócios locais, com o apoio do Sistema FIRJAN e do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj), empresários associados ao sindicato participaram da 9 ª edição da Feira Interplast.

Por meio de um estande coletivo, onze empresas expuseram seus produtos no evento que é reconhecido por reunir os principais profissionais do setor de plástico do Brasil. Esta ação traz a oportunidade de apresentar o Rio de Janeiro como um polo industrial e fortalecer a atuação das indústrias fluminenses.

Para o vice-presidente do Simperj, Marcelo Oazen, o destaque da indústria fluminense é fruto do espírito inovador. “Fabricamos materiais com boa performance e alta tecnologia, pensando em atender às demandas das cadeias produtivas do país. Na Feira, nossa preocupação foi levar apenas produtos completamente inovadores, e pudemos observar o interesse de quem visitou nosso estande”, avaliou.

Entre os destaques do setor está o Toalet Descartável, patenteado pela FL Indústria de Produtos Descartáveis, desenvolvido para ser utilizado em casos de necessidades fisiológicas. Composto por um saco descartável com bocal emborrachado e zíper de segurança, possui em seu interior um sistema de cristais de gel derivados de celulose, que possibilita transformar líquidos numa substância gelatinosa, absorvendo 98% do odor das partículas líquidas. O Toalet Descartável pode ser descartado em qualquer lixeira sem que haja risco de contaminação pós-uso.

O diretor da empresa, Fernando Brites, explica que o produto foi pensado para atender a demanda dos hospitais, principalmente de pacientes da oncologia e cadeirantes. “O procedimento de uso é muito rápido, não deixa cheiro, não consome água e nem gera esgoto. Ao receber a urina, o produto a gelifica instantaneamente, o que otimiza o tempo do corpo de enfermagem, sem trazer desconfortos ao paciente”, observou.

Segundo Brites, além de fins hospitalares, o Toalet Descartável, que é um produto unissex, pode ser utilizado também por mulheres grávidas ou crianças em viagens longas. “A Agência Nacional de Aviação Civil publicou uma portaria indicando-o como produto de segurança do voo. Foram realizados diversos testes de qualidade que comprovaram sua eficácia e aplicabilidade”, indicou Brites.

Ainda na área da saúde, outro case de relevância é um novo conceito em utensílio de alimentação infantil hospitalar, desenvolvido pela Plastlab. Oazen, que também é diretor da empresa, explicou que o produto foi pensado para distrair crianças em tratamento hospitalar e incentivá-las a comer enquanto brincam. “A bandeja térmica tem tampas refil com desenhos de animais para serem coloridos. Com isso, a criança pode expressar sua criatividade e esquecer, mesmo por alguns instantes, que está no hospital. A estimativa é que ela gaste entre 45 minutos e uma hora com essa atividade”, explicou. Pensando na segurança, o produto é acompanhado por um talher inquebrável, o que evita a deglutição do plástico de utensílios descartáveis.

A Interplast aconteceu entre os dias 16 e 19 de agosto, em Joinville, Santa Catarina.

Fonte: Simperj / Firjan

Curta nossa página no

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: