Projetando mais um ano recorde em 2016, Sepro lançará robôs ainda maiores na Feira K 2016

Robô 7X 100XL do Grupo Sepro a ser apresentado na K 2016 - espera-se que seja o maior em exibição na feira

Robô 7X 100XL do Grupo Sepro, a ser apresentado na K 2016, o qual se espera ser o maior robô em exibição na feira

O Grupo Sepro levará um total de 26 robôs para a feira K 2016, incluindo dois que serão, provavelmente, os maiores robôs da feira. O número total de robôs, assim como a sua ampla gama de dimensões e configurações, ajudam a reforçar o compromisso da Sepro com a conectividade e a agilidade, dois dos principais elementos na indústria do futuro, também conhecida como Indústria 4.0. A empresa fez esse anúncio pela primeira vez durante a Prévia de Imprensa da feira K 2016, que ocorreu em Dusseldorf, de 27 a 29 de junho.

De acordo com o CEO da SEPRO, Jean-Michel Renaudeau, a empresa está na caminho de conquistar seu quarto ano consecutivo de recorde de vendas. Ele estima um faturamento global que excederá € 100 milhões pela primeira vez. Espera-se que as unidades vendidas (robôs e saca-canais) ultrapassem os 2.500.

O faturamento projetado pelo Grupo Sepro para 2016 excede os 100 milhões de Euros

O faturamento projetado pelo Grupo Sepro para 2016 excede os 100 milhões de Euros

“A maioria das pessoas espera que a indústria do futuro – alguns a chamam de Indústria 4.0 – será construída com base na idéia de abertura,” explica Renaudeau. “Abraçamos esta idéia e acreditamos que foi isto que impulsionou nossos sucessos recentes. Temos estado abertos às novas tecnologias, sejam elas desenvolvidas pelos engenheiros da Sepro ou por empresas parceiras, tais como a Staübli, Machines Pagès e, mais recentemente, a Yaskawa Motoman. Fizemos conexões com empresas transformadoras por injeção e fabricantes de máquinas através de uma integração ágil, o que permite à Sepro equipar qualquer máquina de injeção com uma plataforma de controle comum, disponível em várias configurações diferentes. Além disso, estamos trabalhando com pesquisadores da Carnegie Mellon University para a próxima geração de controles dos robôs. Em todas estas ações, vemos um futuro ainda mais aberto para a inovação, integração e colaboração que beneficiará não somente a Sepro, mas toda a indústria.”

26 robôs em 11 stands distribuídos em 3 pavilhões diferentes na K 2016

Graças às parcerias com dez diferentes fabricantes de máquinas de injeção, os robôs da Sepro poderão ser vistos em operação em três pavilhões de máquinas na feira de plásticos de Dusseldorf, de 19 a 26 de outubro próximos. Estes expositores representam sete nações diferentes.

  • Benelux: Stork, no Hall 13, stand D72 – 2 Robôs
  • Brasil: Romi, no Hall 15, stand D40 – 3 Robôs
  • China: Haitian, no Hall 13, stand A57 – 2 Robôs
  • China: Chen Hsong, no Hall 13, stand B43 – 1 Robô
  • China: Confidencial – Hall 13 – 1 Robô
  • China (Taiwan): FCS Group, no Hall 12, stand B11 – 1 Robô
  • França: Billion, no Hall 15, stand B24 – 3 Robôs
  • Alemanha: Confidencial – Hall 13 – 1 Robô
  • Alemanha /Japão: Sumitomo Demag, no Hall 15, stand D22 – 3 Robôs
  • Europa: Confidencial – Hall 15 – 1 Robô

Robôs de todos os tamanhos

Outros oito robôs serão exibidos no stand próprio da Sepro (Pavilhão 12, A49). Entre eles estão dois novos robôs destinados a máquinas injetoras grandes. O novo 7X-100XL, um robô cartesiano de 5 eixos, será demonstrado juntamente com o novo 6X-400, um robô de braço articulado de 6 eixos, resultado da recente parceria com a Yaskawa Motoman.

Ocupando 88 m2 dos 300 m2 do stand da empresa, espera-se que estes dois robôs sejam os maiores em exibição na K 2016. O eixo horizontal do 7X-100XL oferece um curso horizontal de 5m. O curso vertical telescópico é de 3.200 mm e a carga útil máxima é de 100 kg (como opção, há um curso vertical estendido de até 3.600 mm). Na K 2016, o 7X-100XL estará demonstrando a manipulação de um pára-choque de Classe C através de 5 eixos de movimento, usando uma articulação (pulso) acionada por servomotor desenvolvida pela Staübli Robotics. Diferente das articulações pneumáticas, as quais somente podem se mover em uma rotação contínua de 0° a 90° ou de 0° a 180°, as articulações do 7X podem se mover de 0 a 180° e de 0 a 270° ou qualquer parte destas rotações com precisão absoluta, afirma a Sepro.

O 7X-100XL completa a linha Sepro de robôs de 5 eixos (gama 5X e 7X), que inclui agora 6 modelos com capacidade para automatizar máquinas injetoras de 20 a 5.000 toneladas.

O novo robô Sepro Yaskawa 6X-400 de 6 eixos também estará manipulando um pára-choque automotivo – neste caso de um veículo Audi. O robô é o maior dos quatro modelos lançados recentemente para equipar máquinas injetoras entre 800 a 5.000 tons. Estes quatro novos modelos completam a gama de robôs de 6 eixos da Sepro. Quatro unidades menores de 6 eixos, desenvolvidos em parceria com a Staübli Robotics, foram lançadas há alguns anos para equipar máquinas injetoras com até 800 toneladas de força de fechamento. Como todos os robôs Sepro, as novas unidades Yaskawa-Motoman têm assistência da equipe global da Sepro.

O 6X-400 que será demonstrado no stand da Sepro terá um raio de alcance superior a 4 m. e poderá suportar uma carga útil máxima de 120 kg. O design do robô Sepro Yaskawa-Motoman é otimizado para minimizar a necessidade de espaço. Os dois modelos menores foram projetados para instalação no piso, próximo à máquina injetora, como uma unidade de braço articulado, enquanto que as duas unidades maiores são projetadas especialmente para montagem sobre a placa fixa da máquina, parede ou outra estrutura elevada. O 6X-400 é um dos maiores robôs montados em plataforma do mundo.

A nova gama Sepro Yaskawa-Motoman, juntamente com toda família de robôs Sepro de 6 eixos, será acionada pelo controle Visual 3 da Sepro. A mesma plataforma de controle é usada em todos os robôs Sepro. Os controles “Visual” são projetados com uma interface universalmente amigável ao usuário e são particularmente adaptados ao mundo da injeção de plásticos. A Sepro é a única fabricante independente de robôs a oferecer uma plataforma de controle nativa comum para todos os seus robôs, afirma a empresa.

Outros novos robôs que serão lançados

A Sepro também estará lançando novos robôs pequenos, incluindo um robô de 3 eixos chamado “Success 5” e um saca-canais S5 com servo acionamento. Os dois robôs compartilham o mesmo design mecânico básico. O novo Success 5, que faz parte da gama Success de robôs econômicos e de uso geral para injetoras de até 1.000 toneladas, é o menor da sua linha. Ainda assim, ele é um verdadeiro servomotor de 3 eixos com uma rotação pneumática padrão R1 (0° a 90°) e uma rotação opcional R3 (0° a 90° ou 0° a 180°). A unidade padrão tem um curso de desmoldagem horizontal de 400 mm, um curso vertical de 1.000 mm e uma carga útil máxima de 3 kg.

O saca-canais S5 conta com o mesmo design linear de 3 eixos, com um pinça simples para sacar o canal da bucha, porém ele pode ser fornecido opcionalmente com uma rotação R1 simples na articulação e pode ser equipado com uma garra simples no final do braço. O saca-canais de ciclo rápido opera totalmente no interior da máquina injetora e inclui uma calha de descarga e proteção.

Para ilustrar a abrangência do portfolio de produtos da Sepro, o saca-canais S5 estará operando na K 2016 juntamente com vários outros robôs Sepro na manipundo capas de iPad. Esta célula de demonstração incluirá robôs dos tipos:

  • Success 11 e Success 22… modelos um pouco maiores do que o novo Success 5
  • 5X-25… representando os modelos menores da linha de robô de 5 eixos da Sepro
  • Saca-canais S3 numérico… com braço horizontal que gira até 100° desde a linha de centro da máquina para descarga de canais da bucha ou peças pequenas ao lado da placa fixa
  • Também será exibido um Saca-canais pneumático

O stand contará também com uma máquina injetora de 50 toneladas da Sumitomo-Demag, equipada com um robô Sepro 6X-60 de braço articulado, o menor da gama 6X Visual de robôs de 6 eixos. Nesta integração compacta, o robô removerá cilindros de seringas médicas de um molde e os colocará na esteira na lateral da máquina.

Solution by Sepro

Um outro destaque no stand da Sepro será uma “parede de automação” apresentando imagens e vídeos que explicam todos os recursos e serviços por trás do “Solution by Sepro”, um pacote completo de robôs, equipamentos periféricos, automação e serviços destinado a trazer novos níveis de eficiência e de qualidade para o processo de moldagem por injeção, afirma a Sepro. Cada solução personalizada inclui um ou mais robôs, garras multifuncionais, alimentadores de insertos e sistemas de posicionamento, bem como equipamentos para inspeção pós moldagem, montagem e embalagem. Soluções específicas estão disponíveis para:

  • Controle… visão; presença/ausência de componentes; continuidade elétrica
  • Manuseio de peças… mesas móveis; empilhadores verticais
  • Rastreabilidade… marcação; etiquetagem; separação por cavidade
  • Montagem… fechamento; clipagem; rosqueamento; colagem; soldagem
  • Corte… remoção de vestígios do ponto de injeção; remoção de rebarbas

A Sepro foi uma das primeiras empresas no mundo a desenvolver robôs cartesianos para máquinas injetoras de plásticos, lançando seu primeiro “manipulador” CNC em 1981. Atualmente, o Sepro Group é um dos maiores vendedores independentes de robôs Cartesianos. Clientes do mundo todo são atendidos pelas filiais da empresa e escritórios de vendas e serviços na Alemanha, Espanha, Benelux, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, China e agora também na Áustria e Hungria. Inúmeros parceiros de negócios independentes, distribuidores e centros de serviços levam a rede global da Sepro para mais de 50 países. Até o momento, a Sepro já equipou mais de 30.000 máquinas injetoras ao redor do mundo.

Fonte – Assessoria de Imprensa – Sepro

Curta nossa página no

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: