Prévia da K 2016 antecipa onda de inovações a serem lançadas durante a feira em outubro, em Düsseldorf

K2016_Preview-01

Inovações nas áreas de matérias-primas, máquinas, processos, aditivos e aplicações, bem como novos desenvolvimentos relacionados à indústria 4.0, à impressão 3D, automação, robótica, reciclagem e purificação de matérias-primas foram exibidos na avant-premiére da feira K 2016, organizado pela Messe Düsseldorf entre os dias 26 a 29 de junho, no pavilhão de feiras de Düsseldorf, na Alemanha. Mais de 70 jornalistas de 32 países participaram do evento, no qual 14 expositores apresentaram algumas das inovações que irão exibir durante a K 2016, entre 19 a 26 de outubro, em Düsseldorf.

Um debate com representantes das organizações de apoio à K 2016 e a Messe Düsseldorf abriu o evento, com a participação do Sr. Werner M. Dornscheidt (Presidente e CEO da Messe Düsseldorf), Dr. Rüdiger Baunemann (Diretor Geral da PlasticsEurope Deutschland eV) , o Sr. Thorsten Kuhmann (Diretor Gerente da Associação dos Fabricantes de Máquinas para Plásticos e Borracha da Alemanha, dentro da VDMA), o Sr. Boris Engelhardt (Diretor Gerente da Associação da Indústria de Borracha Alemã – WDK) e o Dr. Oliver Möllenstädt (Diretor Geral da Associação de Processadores de Plásticos da Alemanha – GKV). Durante o painel , o foco da discussão foi a busca do caminho em direção ao crescimento económico para a indústria de plásticos, mas também alguns desafios, tais como implementar a Indústria 4.0 ou como evitar o lixo marinho, foram amplamente debatidas.

K2016_Preview-02

BASF, Sepro, Erema, Battenfeld-Cincinnati, Haiti, Sikora, Reifenhäuser, Huntsmann Tecnoelastomeri, Huntsmann Pigmentos e Aditivos, Hekuma, Lanxess, Arlanxeo, LPKF, Sumitomo Demag e Wacker apresentaram seus novos produtos e tecnologias para os meios de comunicação internacionais em apresentações seguidas de questões levantadas pelos jornalistas.

As novidades apresentadas pela BASF incluíram seu novo portfólio de Poliftalamidas para componentes sofisticados nas indústrias automotiva e eletrônica; o seu portfolio de poliamida especialmente projetados para o duto de ar de admissão em motores de combustão; a simulação de formação de espumas de sistemas de PU para interiores de automóvel, os biopolímeros Ecovio e uma nova geração de estabilizadores de luz contra condições climáticas adversas.

A Reifenhäuser afirmou que eles “estão estabelecendo os novos padrões para além do atual estado da arte” na produção de máquinas de extrusão para filmes soprados de alta qualidade, filmes planos, monofilamentos, fitas e não-tecidos.

A Sepro anunciou que trará 26 robôs para a K 2016, enfatizando o papel que desempenha no cenário da Indústria 4.0. Dois desses robôs deverão ser os maiores em operação durante a feira: um robô de feixe  cartesiano de 5 eixos será demonstrado juntamente com um novo robô de braço articulado de 6 eixos, que é resultado do acordo da parceria recente com a Yaskawa Motoman .

A Erema apresentou o conceito “Careformance’, anunciando a empresa como a primeiro na indústria de reciclagem de plásticos a apresentar um extensivo pacote de fábrica inteligente tanto para os recicladores como para os produtores, na era da “Reciclagem 4.0 ‘.

A Wacker destacou o desenvolvimento da primeira impressora 3D em escala industrial para os silicones. A empresa também apresentou novas aplicações para filmes de silicone, novos aditivos de silicone para compósitos madeira plástica e uma nova borracha de silicone líquido com dureza shore extremamente elevada, além de outras inovações em tecnologias de silicone.

A Battenfeld-Cincinnati anunciou seus mais recentes desenvolvimentos para os setores de tubos, perfis e chapas para termoformagem, como uma nova série de extrusoras de rosca simples com uma unidade de processamento que oferece temperatura do material fundido mais baixas e custos de energia reduzidos em até 15%. Linhas inovadoras de chapas para termoformagem, pilhas de rolos para bobinamento e extrusoras de rosca  dupla também serão exibidas durante a feira.

A Sikora destacou suas tecnologias inovadoras para medição, controle, inspeção, análise e triagem. A empresa apresentou um sistema de inspeção e análise on-line / off-line de pellets, flocos e filmes / fitas com base em tecnologias de infra-vermelho, óticas ou de raios-X, bem como um método para medir com precisão o diâmetro interno / externo, ovalização, espessuras de parede e flacidez de grandes tubos de plástico.

A Huntsman Pigments & Additives enfatizou seus novos pigmentos de dióxido de titânio de tom azulado  para embalagens de filmes multicamadas e filmes duráveis para aplicações externas. Também apresentou uma adição de um novo grade com uma melhor reflexão solar à sua gama de pigmentos Altirium, bem como desenvolvimentos em pigmentos coloridos.

A Huntsman TPU falou sobre transferência de tecnologia e como a natureza acelerada das indústrias de esportes, lazer e vestuário, e a necessidade de contínua inovação em materiais está fomentando o uso de TPU em novas aplicações industriais. A Huntsman Tecnolelastomeri descreveu como a empresa alemã  Raeder Vogel está usando os seus sistemas de poliuretano para criar uma família de rodas e rolamentos de poliuretano duráveis  para uso em aplicações industriais extremas.

A Lanxess destacou suas soluções de peso reduzido para a indústria automotiva, especialmente algumas que serão utilizados no novo veículo Honda Clarity 2016 com célula de combustível de hidrogênio de 2016. Outros desenvolvimentos incluíram: componentes de bateria para motociclistas verdes, novas poliamida 6.6 com 60% de fibras de vidro,  e componentes de compósitos ultra-finos decorados em uma etapa de processamento único.

A Arlanxeo, a nova joint venture formada pela Lanxess e Saudi Aramco, apresentou-se como uma líder global em borracha sintética com unidades de negócios em borrachas para Pneus & Especialidades  e Elastômeros de alto desempenho. Desenvolvimentos introduzidos pelo Arlanxeo compreenderam: Elastômeros que ajudam a reduzir os danos causados pelo fogo, elastômeros para aplicações de baixa temperatura, e outros.

A LPKF apresentou a sua tecnologia de solda plástica com laser que está substituindo, em muitas áreas de aplicação, processos de união convencionais, tais como colagem ou soldag ultra-sônica. Segundo a LPKF, a produção está sendo cada vez mais convertida em tecnologias de solda a laser em  setores sensíveis à qualidade e ao custo, incluindo produtos automotivos, médicos e de consumo.

A Haitian enfatizou sua estratégia de produto que desloca a produção de pequenas máquinas injetoras para máquinas elétricas, bem como de grandes máquinas para tecnologia de duas placas. A Haitian também enfatizou a sua expansão de unidades em todo o mundo e a expansão do Serviço na Europa. Novos desenvolvimentos incluem a atualização de máquinas de dois cilindros e soluções elétricas.

A Hekuma apresentou os seus sistemas de automação para o ambiente de moldagem por injeção. A empresa também defendeu suas soluções de requisitos complexos no projeto da máquina e na execução técnica de extrema precisão em altas velocidades.

A Sumitomo Demag anunciou que a empresa vai se concentrar principalmente em inovações de aplicações para máquinas elétricas. O segundo foco da empresa durante a Feira K será na área de embalagens. Neste caso,  ciclos rápidos e produtividade correspondem à maior demanda dos clientes. Além disso, a Sumitomo Demag irá se concentrar na sua tecnologia “Indústria 4.0” para todos as máquinas de plásticos elétricas.

Na K 2016, mais de 3.000 expositores de todos os continentes estarão apresentando seus mais recentes desenvolvimentos nas áreas de máquinas e equipamentos para a indústria de plásticos e borracha, matérias-primas e auxiliares, produtos semi-acabados, peças técnicas e produtos plásticos reforçados. A feira, que estará aberta das 10:00 até 18:00 de quarta-feira, 19 de outubro de até quarta-feira, 26 de outubro, espera atrair cerca de 200.000 visitantes profissionais de todo o mundo.

Curta nossa página no

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: