Tomra Sorting Recycling vence na China o Prêmio Ringier de Inovação Tecnológica para a Indústria do Plástico

Tomra-Sorting_Ringier

A empresa ganhou o prémio pelo seu inovador sistema Autosort Flake, lançado na China em 2015. O prêmio foi entregue em Shangai no dia 17 de Março passado.

Lançados em 2006, os Prêmios de Inovação Tecnológica de Ringier converteram-se num dos prêmios mais influentes e prestigiados na indústria da China, principalmente devido ao seu processo de avaliação neutro e objetivo.

Desta forma, apenas os novos produtos e soluções lançadas no mercado chinês durante o exercício 2015-2016 puderam entrar no processo de seleção dos prémios 2016. A seleção dos candidatos de cada categoria foi avaliada por um painel de juízes especializados da indústria. A continuação deu-se com a possibilidade de o público votar através da página web oficial dos prêmios e finalmente a lista dos vencedores foi eleita através do painel de juízes depois da revisão da informação recolhida e o voto final do público.

Um sistema automático de classificação e reciclagem

“Na Tomra estamos muito orgulhosos em receber este Prémio de Inovação Tecnológica da Ringier”, afirmou Kelly Xie, Responsável pela Tomra Sorting Recycling na China. “Depois de mais de dois anos de desenvolvimento, estamos convencidos de que o Autosort Flake é o expoente da tecnologia atual de classificação e reciclagem. É muito gratificante saber que os nossos esforços e investimentos para oferecer uma engenharia inovadora de desenho são reconhecidos e apreciados”.

Autosort Flake: uma ampla variedade de materiais

O Autosort Flake tem como primeira aplicação a limpeza dos flakes de PET antes da transformação da matéria prima. Segundo a Tomra, o Autosort Flake é capaz de classificar fluxos de resíduos diferentes e pode separar tanto metais como materiais com cores diferentes (incluindo materiais não transparentes, também por cor). Isto quer dizer, que apesar do seu principal uso ser purificar flakes de PET, oferece também outras aplicações adicionais como a classificação de PE/PP, de metais e flocos de PVC.

De acordo com a Tomra, o Autosort Flake pode analisar três tipos de propriedades diferentes dos materiais de forma simultânea. Através do seu sensor EM3, é possível identificar os metais segundo as suas propriedades eletromagnéticas. O Autosort Flake pode também analisar polímeros através da implementação de sensores espectrométricos, como a tecnologia infravermelha (NIR). E por último a câmera RGB também pode ampliar a detecção de materiais por cores e materiais não transparentes como por exemplo pedras, metais, compostos cerâmicos e cristais. Ressaltando que a tecnologia de transmissão RGB usada para a classificação por cores é hoje a tecnologia mais avançada do setor da classificação de PET.

O sensor NIR permite a detecção de flakes de PET devido ao módulo ótico Fourline. Esta tecnologia pode analisar simultaneamente quatro linhas de pixels individuais com dimensões aproximadas a 2mm; segundo a Tomra, tratao da mais alta resolução de NIR disponível atualmente no mercado de tecnologia de classificação baseada em sensores. Mediante a existência de uma placa de calibração instalada dentro do scanner, o módulo ótico Fourline proporciona também uma calibração contínua.

“A calibração contínua assegura aos nossos clientes poder eliminar os erros que normalmente derivariam de um oneroso tempo de inatividade. Isto proporciona uma produtividade e homogeneidade no produto de saída não disponível na concorrência”, afirma Valerio Sama, Responsável de Produto de Reciclagem. “Este inovador aspecto contribui para manter baixos tantos os custos de manutenção como o consumo de energia, demonstrando que é possível proteger os recursos ambientais, além de se reduzirem os custos operacionais”.

A Tomra Sorting Recycling desenvolve e fabrica tecnologias de separação baseada em sensores para a indústria global de reciclagem e gestão de resíduos. A empresa já instalou mais de 4.400 sistemas em 40 países de todo o mundo. Responsável pelo desenvolvimento do primeiro sensor de infravermelho próximo para aplicações de separação de resíduos, a Tomra Sorting Recycling faz parte da Tomra Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para a separação, descascamento e controle de processos para a indústria alimentícia e de mineração, entre outras. A Tomra Sorting é afiliada da empresa norueguesa Tomra Systems ASA, fundada em 1972 e contando atualmente com faturamento de cerca de 550 milhões de euros e mais de 2.400 funcionários.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Tomra

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: