Vendas globais da BASF caem 29% no primeiro trimestre de 2016

Basf-balanco

No primeiro trimestre de 2016, as vendas do Grupo BASF, maior conglomerado químico no mundo, caíram em 29%, para € 14,2 bilhões, comparadas ao mesmo trimestre do ano anterior. Isso ocorreu em grande parte devido ao desinvestimento dos negócios de comércio e armazenamento de gás, que haviam contribuído com € 4,2 bilhões em vendas no primeiro trimestre de 2015.

Os preços mais baixos do petróleo levaram a uma diminuição nos preços de venda, especialmente no segmento Químicos. O volume de vendas foi comparável com o 1° trimestre do ano anterior. Os volumes aumentaram ligeiramente nos segmentos de Materiais e Soluções Funcionais, Óleo e Gás, e Produtos de Performance, embora tenham diminuído ligeiramente nos setores de Soluções para Agricultura e Químicos.

“Fomos capazes de aumentar sensivelmente o EBIT antes dos itens extraordinários nos segmentos de Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, e Soluções para Agricultura”, disse Dr. Kurt Bock, presidente do Conselho de Diretores Executivos na Reunião Anual de Acionistas da BASF SE no Centro de Conferências de Rosengarten em Mannheim, na Alemanha. As contribuições substancialmente menores dos segmentos de Óleo e Gás e Químicos reduziram o resultado operacional (EBIT) antes dos itens extraordinários em € 164 milhões, para € 1,9 bilhões. Um aumento considerável dos lucros no segmento Outros resultou de efeitos de valorização do programa de incentivo à longo prazo.

Comparado com o primeiro trimestre do ano anterior, o EBIT diminuiu em € 129 milhões, para € 1,9 bilhões. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) caiu em € 78 milhões, para € 2,8 bilhões. Com um prejuízo de € 188 milhões, o resultado financeiro ficou abaixo do nível do primeiro trimestre de 2015 (prejuízo de € 164 milhões).

O lucro antes dos impostos e participações minoritárias caiu em € 153 milhões, para € 1,7 bilhões. A alíquota tributária foi de 15,4% (primeiro trimestre de 2015: 29,7%). A queda desse valor deveu-se em grande parte aos impostos do segmento de Óleo e Gás.

O lucro líquido aumentou em € 213 milhões, para € 1,4 bilhões. O lucro por ação foi de € 1,51 no primeiro trimestre de 2016, comparado com o valor de € 1,28 no mesmo período de 2015. Ajustado para itens extraordinários e amortização de ativos intangíveis, o lucro por ação chegou à € 1,64 (primeiro trimestre de 2015: € 1,43).

Proposta de dividendos de € 2,90 por ação

A BASF continua com sua ambiciosa política de dividendos e propos dividendos de € 2,90 por ação para o ano fiscal de 2015 (no ano anterior o valor foi de € 2,80). Dessa forma, a empresa pagaria cerca de € 2,7 bilhões para seus acionistas. „Nós pretendemos aumentar nossos dividendos a cada ano, ou pelo menos manter o nível do ano anterior. A proposta de dividendos de hoje na Reunião Anual dos Acionistas também demonstra nossa confiança no futuro desenvolvimento da BASF – mesmo sabendo que o ano de 2016 também não será fácil,” disse Bock.

Expectativa 2016 confirmada

Para 2016, a BASF prevê uma continuação dos desafios atuais, juntamente com riscos substanciais. As expectativas para o ambiente econômico mundial em 2016 não mudaram:

  • Crescimento do produto interno bruto: 2,3%
  • Crescimento da produção industrial mundial: 2,0%
  • Crescimento na produção de produtos químicos: 3,4%
  • Taxa de câmbio média entre euro e dólar: $1,10 por euro
  • Preço médio do petróleo Brent de $40 dólares por barril durante o ano

Bock: “Nós confirmamos nossa expectativa para o ano como um todo: Pretendemos aumentar o volume de vendas em todos os segmentos. Entretanto, as vendas do Grupo BASF cairão consideravelmente, principalmente em consequência do desinvestimento do negócio de comercialização e armazenamento de gás natural, bem como dos preços menores de petróleo e gás. Esperamos que o EBIT antes dos itens extraordinários esteja ligeiramente abaixo dos níveis de 2015. Essa é uma meta ambiciosa no ambiente atual, volátil e desafiador, e depende sobretudo do desenvolvimento do preço do petróleo.”

Foco em negócios de alto crescimento

„Continuaremos a refinar nosso portfólio em 2016. Nosso objetivo é concentrar em negócios de alto crescimento,” disse Bock. Ao final de fevereiro, a BASF chegou a um acordo com a AkzoNobel para vender seu negócio de revestimentos industriais. Isso permitirá que a BASF foque ainda mais em sua atividade principal com revestimentos automotivos. Em abril, um acordo foi assinado para adquirir o negócio de repintura de automóveis da Guangdong Yinfan Chemistry Co. Ltd., na China. Essa aquisição fortalece a posição da BASF perante o mercado de revestimento para repintura automotiva em franco crescimento na China. Semana passada, a BASF concordou em vender seu negócio de catalizadores poliolefínicos para a empresa americana W.R. Grace&Co. Com esse desinvestimento, a BASF continuará a intensificar seu foco na área de catalisadores de processos, em áreas de crescimento chave, incluindo catalisadores químicos e para refinarias.

Desenvolvimento do negócio nos segmentos no primeiro trimestre de 2016

As vendas caíram 19% para € 3,1 bilhões no segmento Químicos, predominantemente por causa da queda nos preços acarretada pelo declínio nos preços de matéria prima. O volume de vendas diminuiu sobretudo na divisão de Petroquímicos na América do Norte. Com € 465 milhões, o EBIT antes dos itens extraordinários diminuiu € 261 milhões em comparação ao primeiro trimestre de 2015, que havia sido marcado por altas margens. Além de margens menores, essa redução também pode ser atribuída ao aumento dos custos fixos advindos da inauguração de novas plantas industriais em 2015.

Apesar de altos volumes, as vendas no segmento de Produtos de Performance foram de € 3,8 bilhões, o que foi 6% menor que o nível do primeiro trimestre do ano anterior, principalmente devido a menores preços de venda. O principal fator foi o declínio dos preços relacionados ao petróleo nas matérias primas, embora a pressão contínua sobre os preços do segmento de produtos de higiene também tenha influenciado. Graças à redução dos custos fixos e os altos volumes, o EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em € 32 milhões para € 547 milhões.

As vendas no segmento de Materiais & Soluções Funcionais caíram em 4% para € 4,4 bilhões, principalmente devido à queda nos preços, resultante dos baixos preços no comércio de metais preciosos. O volume de vendas aumentou, principalmente como resultado de uma maior demanda por parte das indústrias da construção e automotiva. Graças às contribuições das divisões de Materiais de Performance e Químicos para Construção, o EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em € 25 milhões, para € 456 milhões.

Em um cenário de mercado que continua difícil, as vendas no segmento de Soluções Agrícolas caíram em 6% para € 1,8 bilhões. O aumento nos preços não conseguiu compensar os volumes de venda mais baixos e os efeitos cambiais negativos. O EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em € 17 milhões para € 591 milhões. As margens aumentaram, em parte devido aos altos preços, e os custos fixos foram reduzidos.

As vendas no segmento de Óleo e Gás caíram em 88% para € 611 milhões. A troca de ativos feita com a Gazprom em 2015 significou particularmente uma ausência de contribuições do negócio de comércio e armazenamento de gás natural. As vendas ainda sofreram com a queda nos preços de petróleo e gás. O volume da produção aumentou, especialmente na Noruega. O EBIT antes dos itens extraordinários caiu em € 371 milhões para € 66 milhões.

Com € 477 milhões, as vendas do segmento Outros caíram 31% comparadas ao primeiro trimestre do ano anterior. Preços e volumes mais baixos no negócio de comercialização de matérias primas foram os principais responsáveis, juntamente com o término de contratos de fornecimento ao final de 2015, em conexão com a venda da participação da empresa na operação conjunta com a Ellba Eastern Private Ltd. em Singapura, no final do ano de 2014. O EBIT antes dos itens extraordinários aumentou em € 394 milhões, chegando a € 219 milhões negativos, especialmente devido à efeitos de valorização dos programas de incentivo de longo prazo. O aumento também se deveu à resultados cambiais positivos.

Fonte: BASF

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: