Clariant apresenta as cores de 2017 na mais nova edição do ColorForward®

Colorforward-2017

  • 11ª edição do guia de previsão de cores da Clariant para a indústria de plásticos
  • Ferramenta de análise de tendências e design de cores oferece inspiração criativa

A Clariant lançou o ColorForward® 2017, o 11º guia anual de previsão de cores para a indústria de plásticos. O guia de 2017 visualiza tendências como data mining, a crescente desconexão social e a busca por uma vida com mais significado.

“O ColorForward® 2017 é muito diferente da edição de 2016 lançada há um ano”, explica Judith van Vliet, Designer do ColorWorks Europa, em Merate, Itália. “Acreditamos que as pessoas estão ficando mais amedrontadas e introspectivas, refletindo a sensação de desconexão que muitos parecem sentir hoje. Claro que há algumas exceções, mas em geral as cores estão mais suaves, escuras e até mesmo mais ambíguas”,

“Cada pessoa responderá ao ColorForward de maneira diferente”, complementa van Vliet. Cada um dos temas das tendências é representado por uma paleta de cinco cores. A intenção, no entanto, não é prever a “próxima cor do momento”. O objetivo é apresentá-la aos clientes da Clariant como uma experiência criativa. Para alguns os temas de tendências e as paletas de cores oferecem inspirações; para outros, servem como confirmação do que já pensaram e viram.

Tendência: Annoy Firm Omit

É um anagrama da frase “minha informação” (my information, em inglês. Tem a intenção de captar a ambígua natureza Yin / Yang do universo das informações. A Data Mining (seleção sistemática de informações digitais para um fim específico) ocupa um lugar central no tema dessa tendência. A dualidade da Internet é capturada nas cores da tendência Annoy Firm Omit. Duas das cinco cores são escuras e sinistras.

Tendência: Delonelination

Em um mundo conectado, o último tabu é a solidão. “Delonelination” é uma chamada para o despertar, afirma van Vliet. É um alerta de que a solidão está crescendo, principalmente entre os jovens. As cinco cores que representam essa tendência são geralmente pálidas e suaves, variando desde um bege, para sugerir a necessidade humana de ser tratado com carinho, até um marrom simples.

Tendência: Nebulove

Pode ser visto como uma antítese da solidão, pois reconhece uma tendência de relacionamentos complexos entre diversas pessoas interconectadas, que estar casadas ou não, dependendo do que as satisfaz. As cores que representam este tema são um verde/amarelo claro, como o interior de um pepino, e um vermelho difuso. Há um roxo-lilás e um laranja-amarronzado, quase um tom conhaque. Um rosa profundo e suave, chamado Perky Star, é usado para representar o ‘solteiro feliz’.

Tendência: It’s a trap!

“A vida pode ser uma cilada”, afirma van Vliet. “Ela pode ser difícil e estressante – ou simplesmente entediante – ser você permitir que seja assim. Por isso as pessoas estão começando a buscar novas formas de escapar, de aguçar sua curiosidade e explorar os limites da mente humana. Essa tendência fala sobre escapismo e a descoberta de novos modos de percepção.”. Não por acaso, as cores dessa tendência de aproximam de uma nova e autêntica estética.

Fonte: Clariant

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