GE vende divisão de eletrodomésticos para fabricante chinês Haier

GErefrigeradoresA General Electric anunciou acordo para vender seus negócios de eletrodomésticos para a fabricante chinesa Haier por 5,4 bilhões de dólares em dinheiro. Segundo comunicado divulgado no dia 15/01, as duas empresas também irão cooperar a nível global para expandir as atividades nos setores industrial e de saúde.

O acordo com a Haier ocorre semanas depois da GE abandonar entendimentos com a sueca Electrolux para a venda da divisão de eletrodomésticos por 3,3 bilhões de dólares. O Departamento de Justiça americano impediu o negócio de seguir adiante por julgar que ele ameaçava a concorrência dentro dos Estados Unidos.

A aquisição deve melhorar a competitividade global da empresa chinesa e ajudar a Haier a  vender refrigeradores, máquinas de lavar louça e outros eletrodomésticos em outros mercados além da China, onde a empresa é bem conhecida. O acordo prevê o direito do uso da marca GE Applicances por 40 anos e manterá os escritórios da empresa em Louisville, Kentucky, assim como a atual equipe administrativa, segundo informaram as duas companhias.

Segundo a Haier, o negócio inclui uma fatia de 48,4 % da GE Applicances na fabricante mexicana de eletrodoméstico Mabe, que opera uma joint-venture e fornece para a GE Appliances há 28 anos.

Em 2014, as receitas da GE Appliances totalizaram 5,9 bilhões de dólares e a empresa teve 400 milhões em Ebitda  (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). A força de trabalho total da GE Appliances ao redor do mundo é de 12 mil funcionários, sendo que 96% deles estão baseados nos Estados Unidos.

O negócio permitirá à GE redicionar o foco para seus negócios principais, concentrados na área industrial, como a fabricação de turbinas para aviação e para geração de energia eólica.

A transação terá que ser avaliada por autoridades regulatórias na China e em outros países e estará também sujeito à aprovação por dois terços de acionistas da Qingdao Haier (empresa com fatia de 41% detida pela Haier).

Fonte: Reuters / Valor / IstoÉ Dinheiro

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: