KraussMaffei é vendida para grupo chinês ChemChina

Ting Cai, Chairman e CEO da China National Chemical Equipment Co. Ltd. (CNCE), Frank Stieler, CEO da KraussMaffei Group e Chen Junwei, CEO da ChemChina Finance Co. Ltd

Ting Cai, Chairman e CEO da China National Chemical Equipment Co. Ltd. (CNCE), Frank Stieler, CEO da KraussMaffei Group e Chen Junwei, CEO da ChemChina Finance Co. Ltd

  • Grupo chinês ChemChina adquiriu a empresa alemã fabricante de máquinas para processamento de plásticos KraussMaffei por 925 milhões de euros (aproximadamente 1 bilhão de dólares)
  • A transação deverá acelerar o crescimento do Grupo KraussMaffei
  • Sede e demais instalações da KraussMaffei Grupo permanecerão nos mesmos locais
  • Número de empregos deverá aumentar

A maior aquisição de todos os tempos de uma empresa alemã por um grupo chinês foi anunciado na segunda-feira, 11/01. Um consórcio liderado pela estatal China National Chemical Corp (ChemChina) comprou a fabricante de máquinas industriais KraussMaffei por cerca de US $ 1 bilhão.

O acordo é o mais recente exemplo, nos últimos anos, de empresas chinesas capitalizadas que buscam adquirir a experiência tecnológica, as redes de distribuição e marcas de empresas ocidentais, muitas vezes construídas ao longo de várias décadas.

A transação também ocorre em um momento no qual o enfraquecimento da moeda chinesa está incentivando as empresas do país a transferir investimentos para o exterior, de modo que são esperadas mais negócios similares ainda neste ano.

O consórcio liderado pela ChemChina, que inclui também a Guoxin International Investment Corp e a empresa de private equity Agic Capital, concordou em comprar a KraussMaffei do grupo canadense Onex Corp por 925 milhões de euros, segundo a Agic e a Onex.

A ChemChina ficará com dois terços da KraussMaffei, que começou suas atividades como um fabricante de locomotivas em Munique na década de 1830, antes de se expandir para o segmento deconstrução de tanques na década de 1930, fabricando agora máquinas para processamento de plásticos e borracha.

ChemChina é um investidor estratégico e orientado a longo prazo

“Com a ChemChina, nós encontramos um investidor estratégico e orientado a longo prazo que vinha se interessando por nossa empresa há muitos anos”, disse Frank Stieler, CEO do Grupo KraussMaffei. O Grupo KraussMaffei continuará a operar com a sua atual estrutura corporativa.

“Estamos reforçando a nossa empresa com um dos principais grupos de engenharia mundiais, abrangendo uma história corporativa 178 anos. Ao fazê-lo, esperamos que o Grupo KraussMaffei mantenha a sua identidade e independência “, disse Jianxin Ren, Chairman da ChemChina. “Estamos investindo na forte equipe de gestão da KraussMaffei e na sua competência tecnológica e acreditamos que isso irá beneficiar nossas subsidiárias chinesas e posicionar o negócio de máquinas para o setor químico e de plásticos da ChemChina, que irá construir e vender equipamentos para a indústria de borracha e plásticos, para tornar-se um pioneiro no atingimento do “Made in China 2025”, programa que visa reforçar a indústria chinesa. O potencial de crescimento do Grupo KraussMaffei é enorme, especialmente através da melhoria do acesso ao mercado chinês, o que nós podemos tornar possível. Nós esperamos que as tendências na indústria automotiva na direção da fabricação avançada e de componentes leves irão proporcionar uma enorme oportunidade de desenvolvimento para a indústria de injeção de plásticos de ponta. Juntos, a ChemChina e o Grupo KraussMaffei estarão bem posicionados para o crescimento futuro “, acrescentou Ren Jianxin.

Crescimento deverá se acelerar consideravelmente

“Após a aquisição pela Onex no final de 2012, o Grupo KraussMaffei alcançou um forte crescimento e teve um ano de muito sucesso em 2015. Como parte da ChemChina, nós esperamos acelerar consideravelmente a nossa estratégia de crescimento, especialmente na China e na Ásia, e reforçar ainda mais a empresa na Alemanha e na Europa “, enfatizou Stieler. Na China, a KraussMaffei deverá se beneficiar, em especial, das tendências no sentido de maior qualidade e sustentabilidade. As máquinas e os sistemas das três marcas – KraussMaffei, KraussMaffei Berstorff e Netstal – são especialmente adequadas para atender às necessidades mais exigentes dos clientes. Como resultado da transação, o Grupo KraussMaffei será capaz de acelerar sua expansão planejada na China.

Locais de atuação permanecem – aumento de postos de trabalho planejado para a Alemanha em 2016

“O crescimento acelerado terá um impacto sustentado positivo para a Companhia a nível global. Nossa empresa tem uma base forte e vamos continuar a construir sobre os nossos pontos fortes e criar novos postos de trabalho em todo o mundo “, disse Stieler. Nossas marcas KraussMaffei, KraussMaffei Berstorff e Netstal sempre serão sinônimos de alta qualidade e sustentabilidade. A sede do Grupo KraussMaffei permanecerá em Munique e a responsabilidade operacional e corporativa pela Companhia vão ficar na Europa. Isso se aplica, em especial, à produção, tecnologia, patentes, bem como pesquisa e desenvolvimento. O Grupo KraussMaffei continuará a operar como uma empresa alemã com um Conselho de Administração baseado na co-determinação. Todos os acordos coletivos existentes e compromissos locais da empresa ao redor do mundo permanecerão inalterados. Atualmente, a empresa tem cerca de 4.500 funcionários no mundo, dos quais 2.800 são baseados na Alemanha. A Companhia pretende aumentar sua força de trabalho em 2016, inclusive na Alemanha.

Conselho de trabalhadores e do IG Metall dão boas-vindas à mudança de propriedade

Os representantes dos trabalhadores e a IG Metall dão boas-vindas à mudança planejada na propriedade. “Nós consideramos a transação como uma oportunidade significativa para o Grupo KraussMaffei e seus funcionários. Estamos confiantes de que, através de um maior crescimento, os postos de trabalho existentes na Alemanha e na Europa serão garantidos e ampliados “, comentou Peter Krahl, presidente do conselho de trabalho do Grupo KraussMaffei. A IG Metall também é favorável à mudança de propriedade. “Esta mudança vem no momento certo para a empresa e oferece uma boa perspectiva para o crescimento futuro”, disse Horst Lischka,  Representante da IG Metall para a empresa, responsável por Munique e membro da Comissão Presidencial do Conselho de Administração do Grupo KraussMaffei. “Estou contento com o fato de que o princípio alemão de co-determinação também está desfrutando de maior valorização no exterior como uma base para o sucesso empresarial sustentável”, acrescentou.

ChemChina focaliza-se na sua expertise em gestão, bem como na qualidade e valor das empresas adquiridas

A ChemChina é o maior grupo do setor de produtos químicos da China, tendo gerado receitas em torno de € 37 bilhões em 2015, com aproximadamente 140.000 funcionários, dos quais 45.000 estão localizados fora da China. O grupo opera internacionalmente e tem uma estratégia de expansão global, tendo adquirido ou investido em empresas na Itália, França, Noruega, Reino Unido e Cingapura nos últimos anos, sendo que a sua mais recente aquisição foi o fabricante de pneus Pirelli. Quando se trata de investimentos de capital, a ChemChina focaliza-se na sua experiência de gestão, bem como a qualidade e valor das empresas adquiridas.

Após a aquisição pela Onex em 2012, o Grupo KraussMaffei demonstrou melhoria sustentada em seu desempenho financeiro e operacional. Em 2014, a empresa gerou receitas de aproximadamente € 1,1 bilhão e espera alcançar um crescimento anual de receita de aproximadamente 10 por cento para 2015. “Agradecemos à Onex por construtivamente apoiar nossa empresa ao longo dos últimos três anos, o que nos permitiu alcançar um desempenho recorde em 2015 e posicionar a empresa para o futuro “, comentou Stieler.

“Ao longo dos últimos anos, nós temos trabalhado em estreita colaboração com a equipe de gestão do Grupo KraussMaffei para melhorar o desempenho da empresa, fortalecendo ainda mais sua posição de liderança na indústria global de processamento de plásticos e borracha”, disse David Mansell, diretor-geral da Onex. “Gostaríamos de agradecer a todos os colaboradores e administradores do Grupo KraussMaffei por sua dedicação e trabalho duro”, acrescentou Mansell.

Fonte: KraussMaffei / Reuters

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: