PICPlast promove debate sobre sucessão familiar voltado para a indústria da transformação plástica

O Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) promoverá um treinamento sobre sucessão familiar para empresas brasileiras que atuam na indústria da transformação plástica. A iniciativa, denominada como “Programa de Sucessão Familiar”, tem o objetivo de disseminar estratégias de sucesso para as empresas enfrentarem os desafios comuns impostos às famílias empresárias. O treinamento será ministrado pela Cambridge Institute for Family Enterprise, entidade parceira do PICPlast, e será realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro, em São Paulo.

O evento será conduzido por especialistas brasileiros e internacionais por meio de palestras, estudos de caso, discussões em grupo e relatos de experiências vividas pelos integrantes das famílias. Ao final de cada dia de atividades, a família se reunirá com um consultor, denominado “Facilitador”, que intermediará as discussões sobre os problemas particulares enfrentados por cada grupo.

De acordo com o professor John A. Davis, fundador do Cambridge Institute, os desafios enfrentados pelas empresas familiares hoje são profundos e amplamente sólidos. “Os negócios estão mudando com extrema rapidez, assim como as famílias. O programa educacional desenvolvido pelo PICPlast, em parceria com a Cambridge, possibilita a estas famílias entenderem melhor suas forças e fraquezas, além de aplicar seus métodos para construir e manter famílias e empresas de sucesso ao longo de gerações”, afirma o professor.

O primeiro dia de atividades será dedicado à introdução e aos princípios básicos da sucessão familiar. Na oportunidade, os participantes terão uma extensa agenda com dinâmicas e tendências de empresas de controle familiar, ciclos de vida de sistemas de empresas familiares e geração de riquezas para suportar uma família em crescimento.

No segundo dia de evento, o tema discutido será governança corporativa. Ao longo do dia, famílias assistirão palestras sobre o desenvolvimento de uma governança eficaz na família, nos negócios (conselho de administração) e entre acionistas, transição bem-sucedida de responsabilidade e autoridade para a próxima geração e o desenvolvimento da união familiar em torno de missão e valores compartilhados.

No terceiro e último dia de treinamento, os temas que nortearão o treinamento serão a sucessão e as próximas gerações. Os participantes falarão sobre os conflitos familiares que podem desestabilizar a família e os negócios, a construção da disciplina familiar e o entusiasmo para tocar o negócio, e as formar para preparar a próxima geração para liderar e herdar os negócios com responsabilidade. No final das atividades, os participantes terão de entregar um Plano de Ação para lidar com os desafios encontrados ao longo das dinâmicas.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades previstas pelo PICPlast para desenvolver ações de estímulo à inovação, competitividade e desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de transformação plástica baseada em três focos de atuação:  auxiliar as empresas em estratégias para aumentar as exportações de transformados, aumentar a sua competitividade e Inovação no mercado global, e desenvolver ações para promover as vantagens do plástico e sua importância na vida moderna.

O PICPLAST é uma iniciativa da Braskem e da Abiplast.

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões,  a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em cerca de US$ 5,2 bilhões.

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico – ABIPLAST representa o setor de transformados plásticos desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. A ABIPLAST representa atualmente 11.670 empresas que empregam um total de 358.000 mil pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa – PICPLAST

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: