Braskem doa 7 mil metros de tubos de PVC para Prefeitura de Maceió

Material para obras na orla prepara a capital alagoana para o verão dos 200 anos de sua fundação

Imagen aérea - planta da Braskem em Maceió

Imagen aérea – planta da Braskem em Maceió

A Braskem vai doar mais de 7 mil metros de tubos PVC, para a Prefeitura de Maceió. O material será usado em obras de drenagem e melhoria da balneabilidade da orla da cidade, que se prepara para o verão de comemorações dos 200 anos de sua fundação.

A obra consiste na coleta e no afastamento, por meio da tubulação de PVC, da água de rebaixamento de lençol freático entre as praias de Pajuçara e Jatiúca para o canal Gulandi, que capta as chuvas na região. A rede de coleta será instalada na faixa de areia, com 11 estações elevatórias ao longo da orla marítima, interrompendo o fluxo de água atualmente lançado no mar. O projeto será entregue em seis meses. “Vamos iniciar uma obra muito solicitada pela rede hoteleira e todo o setor turístico. Contamos com a mobilização de vários parceiros e das secretarias municipais, e a cidade vai ganhar muito com isso. Maceió precisa dessas parcerias público-privadas”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.

“Com essa parceria público-privada, a cidade terá uma praia limpa, refletindo em mais saúde, lazer e novos empreendimentos hoteleiros, o que atrai mais turistas e gera emprego e renda. Além disso, atende à questão ambiental”, disse o gerente de Marketing e Relações Institucionais, Milton Pradines.

O executivo também destacou o fato de os tubos terem como matéria-prima o PVC, um produto por excelência de Alagoas, já que a unidade da Braskem no Polo Industrial Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, é a maior fabricante da resina do Hemisfério Sul, com uma produção de 470 mil toneladas por ano. Pradines ressaltou ainda que os tubos são fabricados pela Corr Plastik, cliente da Braskem instalado em Maceió. “Dessa forma, fortalecemos a cadeia local da química e do plástico.”

“Alagoas é a cara do PVC no Brasil. Geramos 400 empregos diretos e quase 1.000 indiretos, então, é uma força de trabalho importante para o estado. Mesmo diante da crise econômica que o país enfrenta, estamos conseguindo crescer, exportando e buscando novos mercados. Interessa-nos muito firmar novas parcerias para fazer outros produtos à base de PVC que atraiam empresas e, assim, possamos ainda mais enrijecer a cadeia alagoana da química e do plástico”, falou Marco Aurélio Campelo, gerente da unidade PVC da Braskem.

Esta é a segunda parceria público-privada firmada entre a Braskem e a Prefeitura de Maceió nos últimos 20 dias. No final de agosto, foi inaugurado, na Avenida Assis Chateaubriand, o Complexo Lourenço Vasconcelos, uma área multiuso construída inteiramente com a tecnologia Concreto PVC. O espaço oferta aos moradores do bairro Trapiche da Barra e região serviços de atendimentos de saúde, lazer e esporte, com a presença de quadra poliesportiva, Posto de Saúde e base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Parcerias e doação

O termo de doação dos 7.103 metros de tubos de PVC rígido para sistemas de adução e distribuição de água foi assinado pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Maceió (ARSMAC), Leonardo Novaes, o assessor da diretoria da Braskem, Jorge Augusto Bastos, e o gerente de produção de PVC, Marco Aurélio Campelo.

As obras de drenagem serão conduzidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), utilizando R$ 2,9 milhões de recursos próprios do município. A parceria envolveu também o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na desoneração tributária da doação, e as entidades Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seccional Alagoas (ABIH-AL), que financiaram a elaboração do projeto técnico da obra.

Fonte: Braskem

Curta nossa página no

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: