Instratek e Solvay fazem acordo para uso de resina de poliarilamida em dispositivo médico-cirúrgico

Resina da Solvay tem um desempenho melhor do que outros polímeros para atender às necessidades de alta resistência à flexão e boa moldabilidade para o novo dispositivo de uso único da Instratek

Solvay_StapixA Solvay Specialty Polymers, importante fornecedor global de polímeros termoplásticos de alto desempenho, anunciou  que a Instratek, produtora e desenvolvedora de dispositivos médicos cirúrgicos com sede em Houston (EUA), escolheu a resina de poliarilamida Ixef® 1022 (PARA) da Solvay para confecção de vários componentes de seu sistema de fixação de grampos STAPiX ™, usado em procedimentos cirúrgicos específicos para pés e mãos.

A Instratek está lançando o sistema STAPiX ™ nos Estados Unidos e escolheu a resina Ixef® PARA por sua alta resistência mecânica, principalmente a rigidez e dureza, excelente fluidez nos processos de injeção e preço atraente para os dispositivos médicos de uso único, segundo a Solvay.

“Nossos engenheiros inicialmente exploraram diversos materiais para esta aplicação, incluindo ABS e PEI, mas nenhum deles conseguiu igualar-se à combinação única de propriedades mecânicas, e, particularmente, à rigidez superior do Ixef PARA”, disse Lance Terrill, diretor de engenharia da Instratek. “O suporte técnico e experiência prática da Solvay em polímeros médicos foram outros fatores que influenciaram nossa decisão. O sucesso inicial do nosso sistema avançado STAPiX® deixa bem claro que fizemos a escolha certa”.

O Ixef® 1022 PARA, contendo 50% de fibra de vidro, é utilizado nas alças de um grampeador que está sujeito a elevada tensão de dobramento quando o dispositivo abre um grampo de nitinol (liga Niquel-Titanio) super elástico, antes da sua inserção no interior do osso. Dos polímeros testados, o Ixef® 1022 PARA foi o que melhor reduziu a flexão das alças do grampeador enquanto dobrava o grampo de nitinol, segundo a Solvay.

“A abordagem proativa da Solvay na concepção de materiais de classe mundial para dispositivos de saúde de uso único possibilitou à Instratek desenvolver um sistema de ponta para fixação de grampos, aumentando o padrão de desempenho e confiabilidade dos grampeadores”, disse Dane Waund, gerente de mercado global de saúde da Solvay Specialty Polymers. “O sistema de fixação de grampos STAPiX ™ ressalta a profunda compreensão da Solvay sobre as tendências emergentes na área de saúde e a nossa abordagem colaborativa para oferecer as soluções de materiais que os clientes precisam para alcançar seus objetivos de projeto, diferenciar seus produtos e expandir seus negócios.”

De acordo com a Solvay, conforme acontece com todos os polímeros de uso médico da empresa, o Ixef® 1022 PARA não demonstra nenhum indício de citotoxicidade, sensibilização, reatividade intracutânea ou toxicidade sistêmica aguda, com base em testes de biocompatibilidade, conforme definido pela norma ISO 10993:1. Os grades de resinas médicas PARA Ixef® estão disponíveis em todo o mundo em uma ampla variação de cores estabilizadas, tornando-as adequadas para aplicações em dispositivos médicos de uso único que devem manter uma excelente estética, apesar da repetição de esterilização por radiação gama ou por outros métodos, como a aplicação de óxido de etileno.

Sobre a Solvay Specialty Polymers: a empresa tem sido um fornecedor de materiais para o setor de saúde há mais de 25 anos, oferecendo uma ampla gama de polímeros de alto desempenho para dispositivos, instrumentos e equipamentos médicos. A Solvay também oferece uma família de biomateriais Solviva® para utilização numa série de dispositivos implantáveis. A empresa fabrica mais de 1500 produtos em 35 marcas de polímeros de alto desempenho – fluoropolímeros, fluoroelastômeros, fluidos fluorados, poliamidas semiaromáticas, polímeros de sulfona, polímeros aromáticos de altíssimo desempenho, polímeros de alta barreira e compostos de alto desempenho reticulados para vários segmentos industriais.

Sobre a Instratek: Com sede em Houston, a Instratek  trabalha com tecnologias cirúrgicas minimamente invasivas há mais de 20 anos. Ela é uma empresa global de dispositivos médicos especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de implantes ortopédicos de ponta e instrumentação endoscópica para o campo de cirurgia de extremidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Solvay

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: