Plastech Brasil 2015 chega movida a inovação, estréias e parcerias

Fórum Plastech Brasil, com debates e capacitação, e rodadas de negócio nacional e internacional serão atrações na programação paralela

Plastech_2015

A Plastech Brasil 2015 abre os trabalhos no dia 25 (terça-feira) e vai até 28 (sexta-feira), das 14h às 21h, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), com 300 marcas em exposição e 30 mil visitantes esperados.

Dois anos de economia atípica depois da edição anterior, a feira ressurge com um produto ainda mais competitivo. Graças à multiplicação de parcerias, a Plastech Brasil 2015 será a feira das estréias. Só em novos benefícios e serviços exclusivos a expositores e visitantes serão cinco: guincho cortesia a expositores de máquinas e equipamentos na montagem e desmontagem dos estandes, tour de visitas técnicas pelas produções de Marcopolo e Keko Acessórios Automotivos, praça de alimentação com food trucks, Espaço Premium para expositores e convidados estratégicos e Circuito Gastronômico Plastech Brasil. Além de um Fórum inteiro de programação paralela que terá como uma das atrações o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. E uma empresa estreante no evento que chega como campeã nacional da inovação industrial no ranking divulgado em julho pelos grupos Valor Econômico e PwC: a 3M.

Plastech_Marin“Um bom exemplo de solução que criamos a partir de parceria é o serviço de guincho como cortesia aos expositores de máquinas e equipamentos durante as etapas de montagem e desmontagem dos estandes. É uma novidade exclusiva que facilita a vida e elimina uma despesa de quem aposta na nossa feira”, ilustra o presidente da Plastech Brasil, Orlando Marin (foto).

Expositores que souberam enxergar oportunidade no momento, também tiraram proveito das alianças bem costuradas. Um mercado de 630 empresas que geram mais de 20 mil empregos, e a cada ano atingem faturamento estimado em R$ 4 bilhões, processando cerca de 400 mil toneladas de plástico, estará representado de maneira inédita em Caxias do Sul. Resultado de uma parceria entre o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro (Simperj) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que promoverá a estreia de uma ilha de exposição com 10 empresas fluminenses.

Ao todo, serão mais de 40 empresas distribuídas em quatro estandes coletivos de diferentes organizações. Três deles, estreantes no formato – além do Simperj, os estandes da Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa). O Sebrae mantém a assiduidade de longa data na Plastech Brasil. E as indústrias de Farroupilha (RS), como consequência do sucesso na estreia em 2013, voltam agora com subsídio ampliado em 100% pelo governo municipal.

“Mas o que ganhou maior corpo para este ano foi, sem dúvida, a programação paralela. Já tínhamos, como sempre, as Rodadas de Negócios do Sebrae e do Programa Think Plastic Brazil, voltado à exportação. E vamos estrear agora o Fórum Plastech Brasil. Nos mesmos dias e local da feira, só que nos dois turnos. Um ciclo de debates, palestras e muitas oportunidades de capacitação gratuita”, revela Marin.

A programação completa do evento, que é aberto ao público e dedicará painéis, cursos e workshops aos mercados de plástico, borracha, compósitos, reciclagem, transformados automotivos e moda encontra-se no site oficial plastechbrasil.com.br. Na mesma agenda ainda está contemplado o Fórum Regional de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico, com a participação do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, chefe do executivo de Belo Horizonte (MG).

“O Fórum Plastech Brasil será especialmente importante para o pessoal das ferramentarias, pois teremos aqui o presidente da Anfavea e diretor da GM, Luiz Moan, ao lado dos líderes do APL (Arranjo Produtivo Local) de Ferramentaria e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, entre outros grandes especialistas, debatendo as oportunidades e desafios do programa Inovar-Auto”, sublinha Marin.

Das atrações que se renovaram para 2015, a maior é o projeto que conjuga educação e sustentabilidade – o Recicla Plastech Brasil. Na estreia, em 2013, foram confeccionados 7 mil banquinhos a partir de resina plástica reciclada dos materiais descartados na própria feira e doados a escolas de educação infantil das redes públicas municipais de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha (RS).

Agora, a passagem pelas salas de aula ocorrerá também antes da feira. Quando a Plastech Brasil começar, já terão sido coletados, triados e processados os resíduos plásticos recolhidos pelas próprias crianças, em suas casas e vizinhança, a partir de um trabalho iniciado nas escolas, com material didático fornecido pelo Recicla – na forma de revista em quadrinhos.

No Parque da Festa da Uva, a resina recuperada dará origem a 1,2 mil lixeirinhas que serão distribuídas aos pares, identificando o destino de resíduos recicláveis e orgânicos nas cores verde e amarela, como no sistema de limpeza urbano da cidade, para 600 ambientes escolares. Todo o processo será filmado e dará origem a um documentário, que será distribuído às escolas participantes. E as três escolas que tiverido recolhido maior volume de resíduos reaproveitáveis ganharão aparelhos de datashow.

“Será uma grande feira. Muito melhor do que a conjuntura permitia imaginar lá no início. Será o grande momento para, mais do que melhorar as vendas no segundo semestre de um ano tão atípico, enxergar o que é tendência no mercado, fazer relacionamento e iniciar a retomada para 2016 e 2017. Antes do concorrente que não veio”, conclui Marin.

PLASTECH BRASIL 2015 EM NÚMEROS

  • 300 marcas em exposição
  • 30 mil visitantes esperados
  • 6 mil m2 de feira
  • 2 primeiras colocadas no ranking da inovação industrial no país
    1o. lugar – 3M
    2o. Lugar – Braskem
  • 4 das 100 melhores colocadas no ranking da inovação no país
    3M (expositora)
    Braskem (expositora e patrocinadora)
    Artecola (no controle da expositora MVC)
    GM (representada pelo diretor de Assuntos Institucionais, Luiz Moan)
    Fonte: ranking Inovação Brasil, do jornal Valor Econômico e consultoria Strategy& (grupo PwC)
  • 10 segmentos em exposição
    automotivo
    transformados plásticos
    matérias-primas e produtos básicos
    máquinas, equipamentos e acessórios
    moldes e ferramentas
    instrumentos, controle e automação,
    instituições de ensino técnico e superior
    serviços
    publicações e projetos técnicos
    entidades da sociedade civil e representações de governo
  • 40 empresas distribuídas em 4 ilhas de exposição coletiva
  • 1,2 mil lixeirinhas produzidas com material reciclado distribuídas para 600 ambientes escolares
  • 2 ciclos de rodadas de negócios
    Sebrae (nacional)
    Think Plastic Brazil (internacional)
  • 2 tours de visitas técnicas
    Marcopolo
    Keko Acessórios Automotivos
  • 5 atividades de capacitação gratuitas
  • 4 painéis de debate gratuitos
  • 2 encontros regionais – de Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico e da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco)
  • 1 curso de injeção plástica
  • 1 pré-lançamento – do Guia de Sustentabilidade do Plástico no Fórum Plastech Brasil
  • Criação do Grupo de Trabalho da Indústria Plástica e Petroquímica do Rio Grande do Sul
  • 5 operações de Food Trucks
    4 de comida
    1 de bebida
  • mais de 70 restaurantes, hotéis, bares e casas noturnas com pratos especiais, descontos e preços promocionais no Circuito Gastronômico Plastech Brasil
  • 2 DJs do Café de La Musique no Espaço Happy Business, que terá degustação de comidas e vinhos
  • 80m2 de Espaço Premium para expositores e parceiros estratégicos
  • 1 espetáculo artístico com o Coral Municipal para 500 expositores e convidados no Jantar do Expositor

SERVIÇO:

Plastech Brasil 2015
plastechbrasil.com.br
de 25 a 28 de agosto
das 14h às 21h
Parque de Eventos da Festa da Uva – Caxias do Sul (RS)

Fonte: Assessoria de Imprensa – Plastech Brasil 2015

Curta nossa página no

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: