Fórum Plastech Brasil terá capacitação para exportadores com apoio da Abiplast e Braskem

Pequenas, médias e grandes empresas que fazem parte do setor de transformação do plástico estão convidadas a participar

O Fórum Plastech Brasil surge como a grande estréia na programação paralela da Plastech Brasil 2015, em Caxias do Sul (RS). De 25 a 28 de agosto, painéis, debates, cursos, palestras, workshops, encontros e fóruns de discussão vão se suceder no Auditório Pietro Zanella, montado na própria feira organizada pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), no Parque de Exposições da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Na quinta-feira (27), o destaque vai para os cursos oferecidos gratuitamente pelo PICPlast, o Programa de Incentivo à Competitividade da Cadeia do Plástico, desenvolvidos com apoio da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e Braskem. A atividade vai das 14h às 19h.

Na Capacitação em Custos e Rentabilidade, o consultor Márcio Fernandes, da ADVISA OC&S Strategy Consultants, aborda os principais conceitos financeiros e a utilização do modelo de custos e rentabilidade pelas empresas.

Já no módulo Capacitação e Exportação, logo na sequência, os palestrantes serão Maurício Antunes, instrutor da Aduaneiras, empresa que oferece consultorias, cursos, sistemas e informações voltadas para o comércio exterior e Aleksander Richard de Assis, do programa Think Plastic Brazil, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para a Capacitação em Custos e Rentabilidade, entre os temas a serem abordados estão processos de competitividade e globalização, planejamento estratégico de exportação e marketing internacional. Além disso, a programação também contempla conteúdo sobre os tipos de exportadores no Brasil, a dinâmica da operação de exportação e os incentivos fiscais destinados a esta operação.

Na parte destinada a Custos e rentabilidade, o objetivo da capacitação é contribuir para o desenvolvimento estrutural de modelos internos de gerenciamento, procedimentos fundamentais para o bom andamento dessas empresas. Os participantes terão acesso a conceitos contábeis e financeiros e, na prática, assistirão a demonstrações do funcionamento do modelo de operação; como a empresa pode fazer a alocação dos custos classificados por produto, como extrair os resultados por meio de relatórios pré-definidos, acompanhar preços de produtos, administrar o fluxo de caixa, avaliar a rentabilidade do seu negócio, entre outros. A expectativa é capacitar cerca de 400 empresas da indústria da transformação até o final de 2015.

Os cursos, que tem como apoiadores a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Braskem, fazem parte do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast). Lançado em setembro de 2013, o PICPlast tem por objetivo desenvolver programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica de forma conjunta entre a 2ª e 3º gerações da cadeia produtiva do plástico. As capacitações são direcionadas a pequenas, médias e grandes empresas que fazem parte do setor de transformação do plástico.

Fonte: Plastech Brasil 2015

Curta nossa página no

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: