Evonik participa de evento dedicado à sustentabilidade na indústria química

Iniciativa visa engajar a cadeia de fornecedores da indústria química em prol do desenvolvimento sustentável

Evonik_tfs

No último dia 18 de junho ocorreu, em São Paulo, o segundo encontro mundial da iniciativa Together for Sustainability (TfS) – “Juntos pela Sustentabilidade”. O evento reuniu representantes das empresas associadas ao programa TfS e de empresas que compõem a cadeia de suprimentos da indústria química brasileira, entidades setoriais e especialistas da área de sustentabilidade.

Ruediger Eberhard, presidente do TfS e que também é Diretor de Compras (CPO) da Evonik, destacou que foi motivador o encontro, com resultados muitos positivos e perspectivas de grandes avanços no desenvolvimento sustentável: “Nosso objetivo é implementar um programa de engajamento global dos fornecedores da indústria química, que vem trabalhando para ser uma referência mundial neste campo”.

E acrescentou: “como Diretor de Compras da Evonik posso dizer que o foco mudou. Se antes as preocupações eram sobre entrega, qualidade, prazo, hoje são sobre saúde e segurança, direitos humanos e trabalhistas e responsabilidade ambiental”, lembrando que o programa envolve os fornecedores em um processo de melhoria contínua em todos os aspectos que envolvem a sustentabilidade: econômico, ecológico e social.

Weber Porto, diretor presidente da região América do Sul da Evonik, que participou do painel de discussão “Criação de  Vantagens Competitivas e Sustentáveis na Cadeia de Suprimento Global”, mediada pela jornalista Rosana Jatobá, acrescentou: “Muito tempo  atrás, sinônimo de desenvolvimento era fumaça saindo das chaminés das fábricas. Depois começou-se a pensar em segurança das fábricas, do trabalho e meio ambiente até chegarmos hoje ao tema sustentabilidade, no qual é impossível separar os aspectos econômicos e sociais. As empresas têm um papel fundamental em todo o processo”.

O evento também contou com palestra de Bertrand Conquéret, CPO Henkel; Gabrielle Unger, General Manager TfS; Carlos Fadigas, presidente da Abiquim; Pierre-François Thaler, co-fundador da EcoVadis; Sara Juarez, da Fundação Espaço ECO e Renata Lucio, da SGS.

A iniciativa Together for Sustainability foi criada em 2011 por seis empresas químicas multinacionais com a meta de desenvolver e implementar um programa de auditoria global por parte de especialistas independentes para avaliar e melhorar as práticas de sustentabilidade nas cadeias de fornecimento da indústria química. Hoje o programa conta com a participação de 13 empresas com atuação global – mais cinco em processo de adesão – e já realizou mais de 8.000 avaliações e auditorias.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Evonik

Curta nossa página no

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: