Empresários da indústria do plástico serão capacitados para aprimorar a gestão de suas companhias

Os treinamentos terão como foco promover a competitividade empresarial

PicplastO Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast) dará início a um extenso programa de capacitação empresarial destinado a empresários da indústria da transformação plástica brasileira. Os treinamentos, compostos por seis módulos, terão o propósito de aprimorar os empresários em temas como estratégia e competitividade empresarial, gestão de processos, logística e cadeia de suprimentos, governança e sucessão, custos e finanças, e inovação e gestão. Os próximos módulos (3º e 4º) contarão com a participação de 35 empresas, e serão realizados nos próximos dias 20 e 21 de maio, na Fundação Dom Cabral, em São Paulo (SP).

O PICPlast é uma iniciativa da Braskem, em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entidade que representa a indústria da transformação plástica no Brasil. O plano foi lançado em 2013 com o objetivo de desenvolver programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica de forma conjunta entre a 2ª e 3ª gerações da cadeia.

No terceiro módulo (20/05), os participantes receberão orientação sobre logística e cadeia de suprimentos. O objetivo do tema é explorar as possibilidades de ganhos por meio de movimentos colaborativos entre fornecedores e clientes, da redução dos custos operacionais na logística e na produção, sempre em linha com a estratégia de valor para o cliente. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar temas como gestão de produção, gestão estratégica de capacidade, ferramentas para o aumento da capacidade industrial, os desafios e gargalos na indústria da transformação plástica, entre outros temas. Quem falará sobre o tema é o professor convidado da Fundação Dom Cabral, Aureo Villagra, MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Já no quarto módulo (21/05), o tema tratado será governança e sucessão. Neste tema, os empresários serão capacitados sobre a necessidade da construção da agenda de governança corporativa, e do alinhamento das expectativas pessoais com as diretrizes familiares e do negócio. Também serão discutidos temas como gestão de conflitos, as relações interpessoais em uma empresa familiar, reestruturação societária, bem como a importância da preparação da futura geração e seus desafios. O responsável por conduzir o tema será o doutor em administração pela universidade de São Paulo (USP) e especialista em administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Jairo Laser Procianoy.

Os dois últimos módulos já estão com os temas definidos: “Custos e Finanças” e “Inovação e Gestão”.

PICPlast em números (Setembro/2013 a Maio 2015)

–  598 transformadores plásticos participantes;
–  R$ 53 milhões investidos no programa de venda incentivada para exportação (até março 2015);
–  93 empresas participaram de eventos para promover seus produtos em diferentes segmentos de mercado;
–  251 empresas participantes do Fundo Setorial.

Para mais informações sobre o PICPlast, acesse: http://www.picplast.com.br.

Fonte: M.Free

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: