Borealis demonstra uso do polipropileno em veículos durante a Feiplastic 2015

Empresa estima que  potencial de crescimento para uso dos plásticos em veículos seja de 12% ate 2020.

Feiplastic_BorealisPor debaixo da lataria, o plástico representa aproximadamente 100 quilos, ou cerca de 10% do peso de um carro comum. E a estimativa é que a aplicação de materiais plásticos nos veículos aumente entre 10% a 12% nos próximos cinco anos. Para visualizar esse conceito, a Borealis, expositora da Feiplastic 2015, mostrou no evento um veículo montado apenas com peças feitas a partir de polipropileno (PP).

O destaque desse modelo montado pela empresa foi a apresentação da estrutura do banco traseiro feito com o material, em substituição ao uso do metal nessa composição. Os veículos europeus já são fabricados com essa tecnologia, segundo a Borealis. Vale lembrar que, quanto mais leve um carro, menor o consumo de combustível.

Outra peça que pode ser substituída pelos fabricantes de automóveis é o coletor de admissão. A peça pode ser trocada, principalmente nos carros de motores pequenos, de 1.0 a 1.6, segundo a empresa.  As vantagens são a redução no peso e ruídos causados pelo item, além do processo de produção ser mais simples e rápido.

A principal vantagem do polipropileno nos veículos é que as peças podem ser produzidas acompanhando qualquer design, pois são maleáveis em relação a outros materiais. Itens de segurança, como o air bag, não poderiam ser encaixados se as peças frontais fossem feitas em metais, por exemplo.

Fonte: Borealis;  Foto: Reed Exhibitions Alcantara Machado

Curta nossa página no

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: