BASF apresentou soluções inovadoras para vários mercados durante a Feiplastic 2015

  • Polímeros biodegradáveis e compostáveis reduzem o impacto ambiental nos aterros sanitários
  • Poliuretano termoplástico oferece ainda mais maciez, resistência à abrasão e ao escorregamento para calçados profissionais e esportivos
  • BASF destaca poliamidas para a indústria de embalagens que oferecem barreira contra oxigênio e aromas, e aumenta a durabilidade dos produtos
  • Novo estabilizante à luz possibilita a produção de filmes plásticos altamente duráveis e transparentes para estufas agrícolas

Durante a Feiplastic 2015, a BASF apresentou suas soluções para embalagens, moda e design, mineração, óleo & gás, monofilamentos, agricultura, entre outros. De acordo com Rui Goerck, vice-presidente de Químicos, Produtos de Performance e Sustentabilidade da BASF para a América do Sul, a Feiplastic 2015 possibilitou à BASF mostrar a diversidade de seu portfólio para as mais diferentes aplicações na indústria de plásticos.

Durante a feira, os seguintes produtos foram destacados:

Embalagens

• ecovio®: segundo a BASF, são polímeros totalmente biodegradáveis e compostáveis de acordo com as normas EN 13432 (Europa), ASTM D-6400 (EUA), GreenPla (Japão) e ABNT NBR 15448 (Brasil). Sacos e sacolas para coleta de resíduos orgânicos feitos com ecovio podem ser encaminhados diretamente à compostagem, onde são transformados em adubo orgânico.
• Ultramid B, Ultramid C e Mazmid C: poliamidas para extrusão (PA 6, PA6/6.6) aplicadas na produção de filmes para embalagens de alimentos frescos e processados. Devido à sua resistência mecânica e função barreira contra oxigênio e aromas, aumenta a durabilidade dos produtos, segundo a empresa.
• Sicopal® Preto K 0095 e Lumogen® Preto FK 4280 para gerenciamento de calor: São pigmentos pretos (entre outros) refletivos ou transparentes no NIR (infravermelho próximo), possibilitando temperaturas mais baixas na exposição ao sol em diversas aplicações.
• Pigmentos de efeito Firemist® e Lumina® Royal para o mercado de plásticos: A linha Firemist® possui pigmentos de efeito baseados em borossilicato e apresentam efeito cintilante único, além de serem altamente transparentes, coloridos e possibilitaremm redução de linhas de fluxo em aplicações de injeção, afirma a BASF. Na linha Lumina® Royal estão os pigmentos de mais elevada cromaticidade e refletividade disponíveis no mercado, possibilitando novas opções de cores. Disponíveis nas cores aqua, azul, índigo, copper e magenta.
• Pigmentos para contato com alimentos (linhas Cromophtal®, Paliotol® Irgazin® Cinquasia® Heliogen® Eupolen®): Aprovados de acordo com diversas legislações americanas e europeias para contato com alimentos em poliolefinas, esses pigmentos estão disponíveis em um amplo espectro de cores, como amarelo, alaranjado, vermelho, magenta, azul e verde.

Moda & Design

•Elastollan® Soft®: segundo a BASF, é o poliuretano termoplástico (TPU) com a menor dureza encontrada no mercado brasileiro. Apresenta maciez, resistência à abrasão e ao grip (escorregamento) e é ideal para o mercado de calçados profissionais e esportivos, afirma a empresa.
• Elastopan® S: sistema de PU que, segundo a empresa, proporciona conforto e versatilidade em palmilhas, entressolas e solados em calçados masculinos, femininos, esportivos, de segurança, entre outros.

Mineração e Óleo & Gás

• Elastollan®: soluções de TPU para cabos de energia para o segmento de mineração, além de cabos de comando (umbilicais). Oferece altíssima durabilidade e resistência mecânica na exploração de petróleo, de acordo com a BASF.

Monofilamentos

• Ultramid B, Ultramid C e Mazmid C: poliamida para monofilamentos (PA6, PA6/6.6) devido às suas características de maciez, transparência e resistência são utilizadas na produção de fios e redes de pesca, cortadores de grama, cordas e cordéis.
• Ultramid S Balance (PA6.10) e Ultramid (6.12): poliamidas 6.10 e 6.12 utilizadas na produção de cerdas para escovas de dentes, pincéis, cerdas industriais e também para aplicações técnicas como o PMC (PaperMachineClothing).

Agricultura

• Tinuvin® XT 200: novo estabilizante à luz do tipo NOR HALS. Permite a aditivação de filmes plásticos transparentes para estufas agrícolas com alta resistênciaàs radiações ultravioletas, segundo a BASF. Este aditivo também possui uma resistência mediana aos pesticidas, como, por exemplo, o enxofre, que podem comprometer a estabilidade à luz do plástico.

Fonte: BASF;  Vídeo: Reed Exhibitions Alcantara Machado

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: