Wittmann Battenfeld lança novos periféricos para as indústrias de plásticos

Chegam ao mercado desumidificadores e dosadores para as indústrias de plásticos, que são caracterizados pela maior facilidade de programação e segurança no processo, além do baixo consumo de energia

Wittmann_BattenfeldA Wittmann Battenfeld, um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos utilizados no processo de produção das indústrias de plásticos, traz ao mercado novas soluções de secagem e dosagem de material. São produtos  que atendem às necessidades de transformadores de diferentes portes. Entre as novidades, podem ser destacados novos modelos das linhas Drymax e Gravimax, muito mais eficientes na operação e no desempenho, de acordo com a empresa.

Para grandes ou pequenos transformadores, equipamentos de automação de processos são fundamentais para a redução de custos e a melhoria da qualidade, o que se traduz em aumento da produtividade. “Desumidificadores e dosadores influenciam diretamente na qualidade do produto final, além de oferecer, na produção, ganho de tempo no set-up e redução de refugos, que levam à ampliação da competitividade”, afirma Marcos Pedrassani, Gerente Comercial e Técnico da Wittmann Battenfeld do Brasil.

Eficiência energética e regulagem automática

Os desumidificadores Aton plus tornam mais completa a linha Drymax, com novos design e interface para o usuário. O display touch screen (toque na tela) oferece uma visão geral de todos os parâmetros de secagem e facilidade de operação, graças ao menu de navegação gráfica. De acordo com a empresa, a linha se caracteriza pela economia de até 48% do consumo de energia elétrica, otimização da fase de regeneração e seleção automática do método de secagem.

Outra novidade é o módulo FC Plus, opcional introduzido quando os desumidificadores são ligados em série, que regula o volume de ar fornecido aos silos por meio de um inversor de frequência. O ajuste é feito automaticamente, sem a intervenção do operador, prevenindo o uso do inversor de forma ineficiente. Afirma a empresa que o FC Plus permite, ainda, maior eficiência na configuração e operação do sistema de secagem. Caso haja mais de um desumidificador, um dos equipamentos pode até ser desligado, em função da diminuição da demanda de material, enquanto a velocidade do outro é ajustada. Uma vez que o módulo FC detecte um novo aumento no consumo, o desumidificador principal ampliará seu rendimento; quando o fluxo é insuficiente, o segundo desumidificador entra em operação. Os modelos Standard contam também com o SmartReg, um sistema de controle do aquecimento de regeneração; e os silos Silmax vêm equipados com as válvulas SmartFlow, que ajustam o fluxo de ar de acordo com o tipo de material e variações no consumo.

Na medida certa

O novo dosador gravimétrico Gravimax G56, segundo a Wittmann Battenfeld, permite a mistura de até seis aditivos diferentes, com capacidade de até 5 kg por ciclo. A dosagem se dá por acionamento pneumático, com válvulas de medição resistentes ao desgaste. Os cilindros que acionam as válvulas estão localizados fora do fluxo de material, o que impede derramamentos e facilita a limpeza.

No caso de consumo elevado de um material, o mesmo pode ser dosado por dois recipientes ao mesmo tempo, o que aumenta a produção em até 30%.

O sistema de controle permite trabalhar com ou sem formulações e otimiza a sequência de carregamento dos componentes individuais automaticamente. As proporções de materiais podem ser alteradas durante a operação. O Gravimax G56 conta com funções como Smart Regrind, por exemplo, que evita que o dosador pare por falta de resina moída. O equipamento compensa essa falta com outro material (virgem) automaticamente.

Fonte: Wittman Battenfeld / Via Pública

Curta nossa página no

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: