Preocupação com eficiência energética norteará participação da Dow na Feiplar Composites & Feipur

  • Poliuretanos mais sustentáveis para economia no consumo de energia reforçam tendências de diversos setores
  • Eficiência energética e uso de novos agentes de expansão são características importantes de tecnologias utilizadas na construção civil e na refrigeração doméstica e comercial

Um dos principais pilares do desenvolvimento de novos produtos da Dow é a sustentabilidade, tendência mundial que vem transformando e trazendo mais inovação aos mercados de construção e refrigeração doméstica e comercial. Na Feiplar Composites & Feipur 2014, a Dow apresentará soluções e tecnologias que contribuem para que estes setores ofereçam, além de melhor desempenho, mais eficiência energética e redução das emissões de carbono.

O uso dos painéis termoisolantes estruturais (SIP – Structural Insulated Panels), seja em poliuretano (PUR) ou poliisocianurato (PIR), tem crescido significativamente no mercado brasileiro devido a várias vantagens como rapidez de montagem; redução de custos nas estruturações, uma vez que o painel já é estrutural; redução de mão de obra e de desperdícios na obra; além do alto poder de isolamento térmico que propicia melhor eficiência energética das edificações. “Com um bom isolamento térmico é possível promover o uso eficiente de energia e, consequentemente, preservar recursos naturais, reduzir as emissões de CO2 e os gastos financeiros propriamente ditos. Afinal, quanto maior é a eficiência, menor é o consumo energético”, resume Marcelo Fiszner, Diretor de Marketing e P&D de Poliuretanos da Dow para a América Latina.

Entre as tecnologias para o isolamento térmico, a espuma rígida de poliisocianurato (PIR) para painéis-sanduíche da Dow oferece, segundo a empresa, o que há de melhor em desempenho, incluindo propriedades aprimoradas de resistência ao fogo. O poliisocianurato VORATHERM™ da Dow oferece os benefícios do poliuretano convencional como leveza, força estrutural, adesão inerente a superfícies de metal e excelentes propriedades de isolamento térmico e, além disso, grande estabilidade térmica e propriedades de resistência ao fogo diferenciadas, relata a Dow. O poliisocianurato VORATHERM™ é projetado para aplicações em construções comerciais, industriais e residenciais, câmaras frigoríficas, salas limpas, depósitos, escritórios, entre outros, atendendo às mais rígidas regulamentações do setor.

Comprometida em oferecer soluções voltadas à proteção do planeta, a Dow afirma que também está estimulando a substituição dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), altamente prejudiciais, por outras tecnologias de agentes de expansão de poliuretano rígido que reduzem drasticamente o impacto na camada de ozônio e no aquecimento global. Uma das alternativas oferecidas pela Dow é a utilização das Hidrofluorolefinas HFOs, agentes de expansão de quarta geração, não inflamáveis, que originam espumas com propriedades superiores e sem agressão ao meio ambiente.

Além disso, estima-se que os poliuretanos da Dow, feitos com polióis produzidos integralmente no Brasil, são cerca de 20% menos poluentes no que diz respeito à emissão de CO2 no meio ambiente, uma vez que são produzidos a partir de polióis fabricados com óxido de propileno (principal matéria-prima para sua fabricação) vindo da unidade da Dow na Bahia, que utiliza energia limpa de biomassa em seu processo produtivo.

Com este foco, entre as diversas tecnologias desenvolvidas pela companhia para atender ao objetivo de obter soluções sustentáveis e inovadoras para os mais desafiadores segmentos como Transporte, Eletrônicos, Água, Agricultura, Embalagem, Óleo e Gás e Bens de Consumo, a Dow destacará na feira as principais tecnologias de seu portfólio de poliuretanos para os mercados de construção, móveis e colchões, calçados, cadeia do frio, revestimentos, infraestrutura, entre outros.

Fonte: Dow

Curta nossa página no

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: