1º Congresso Brasileiro do Plástico apresenta inovações

Exposição de ônibus Volare com e sem as partes plásticas e casa de material plástico da MVC que é construída em três dias , na área externa da Fiergs

Exposição de ônibus Volare com e sem as partes plásticas e casa de material plástico da MVC que é construída em três dias , na área externa da Fiergs

Mais de 400 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores públicos e privados, pesquisadores e estudantes acompanharam nesta quinta-feira (06/11) o ciclo de debates e exposição do 1º Congresso Brasileiro do Plástico – iniciativa inédita na América Latina a destacar o plástico como elemento fundamental da vida atual nos mais variados segmentos. Com organização da Plastech Brasil Eventos e realização do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), em parceria com Sinplast e Simplavi, os outros sindicatos do setor no Rio Grande do Sul, o evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre (RS) supreendeu o público pela forma de apresentar na prática a importância do plástico no desenvolvimento humano e tecnológico do Brasil.

“Logo na estreia, o Congresso Brasileiro do Plástico mostrou capacidade para superar as expectativas de participantes e palestrantes em quantidade e qualidade. Aprofundou discussões e apresentou inovações, muitas delas ainda em fase de projeto e pesquisa em nível internacional. Quem veio, certamente está satisfeito”, avalia o presidente do Simplás, Jaime Lorandi.

Para Alfredo Schmitt, presidente do Congresso, iniciativas como esta são fundamentais para mostrar ao país e à população o plástico como um protagonista do desenvolvimento, algo que, muitas vezes, passa desapercebido pela população. “O segmento plástico é motivo de orgulho para o país. O plástico participa da vida do cidadão e contribuiu com o desenvolvimento do Brasil”, declarou o executivo no início das atividades durante ato de abertura.

Também na abertura, representando o Governo Federal, o Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, falou sobre a importância de ampliar parcerias com o setor plástico – tido como estratégico para o desenvolvimento do Brasil. “Estamos abertos para o diálogo. Essa é a mensagem do Governo Federal”, disse ele.

Ao longo do dia, conferencistas nacionais e internacionais tiveram como base de discussão dois temas centrais: os benefícios do plástico e os seus valores na contribuição ao combate à fome, e o seu papel na criação de soluções e tecnologias para contribuir com a melhoria do índice de desenvolvimento humano.

Para falar sobre os temas, nomes como Dr. Jeffrey Brecht – PhD pela Universidade da Flórida; Bernard Le Mione, representante do comitê francês de plástico na agricultura; Álvaro Azanha, consultor técnico da BRF; Rogério Kohntopp, diretor de tecnologia, qualidade, sustentabilidade e inovação da Tigre S.A; Dra. Maria Elizete Kunkel, professora da Universidade Federal de São Paulo/SP; e Miguel Bahiense, presidente da Plastivida – Instituto Socio-Ambiental dos Plásticos.

O evento de porte internacional ainda reservou espaço na tribuna para que o presidente da Plastech Brasil, Orlando Marin, apresentasse a feira do plástico, da borracha, dos compósitos e da reciclagem que chega à quinta edição em 2015, em Caxias do Sul (RS).

“Outra grande oportunidade para conhecer e apresentar inovações e tecnologia”, destacou Marin.

Área externa – A área externa do evento também contou com uma exposição exclusiva, que mostrou a quem passava pela Praça das Bandeiras da Fiergs – na prática – o contraste de avanço científico, sustentável e humano entre ambientes com e sem o plástico. Na exposição, era possível ver de perto um armazém que antes vendia seus produtos a granel, sem proteção higiênica, e as embalagens inteligentes de um supermercado moderno, assim como um ônibus sem as partes plásticas e outro com as partes que levam plástico, além uma UTI hospitalar ultrapassada – sem o uso dos plásticos efetivamente – e uma UTI moderna, com os equipamentos mais avançados. Tudo isso exibido dentro dos aproximados 50m2 da casa de material plástico e compósitos produzida pela MVC que é construída em apenas três dias.

Próxima edição – A próxima edição do Congresso Brasileiro do Plástico já tem data definida: setembro de 2016. O anúncio foi feito quarta-feira (05/11), durante o jantar de confraternização do Congresso.

Fonte: Plastech Brasil / Fotos: Pauline Gazola

Curta nossa página no

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: