DSM lança a próxima geração de poliamidas resistentes a altas temperaturas na Fakuma 2014

DSM nova geracao resinasA Royal DSM está lançando sua próxima geração de poliamidas “Diablo”, resistentes a altas temperaturas na Fakuma 2014, Feira Internacional de Processamento de Plásticos. Ambas as novas categorias de poliamida são parte dos portfólios DSM Stanyl (Poliamida 4.6) e Akulon® (Poliamida 6/66) e são direcionadas ao uso automotivo cujas temperaturas dos compartimentos dos motores pode alcançar 260°C.

A constante demanda da indústria automotiva por designs com maior eficiência de combustíveis resulta em espaços reduzidos e temperaturas mais elevadas sob o capô, causados, em parte, pela introdução de novas tecnologias, como a proteção de impacto aos pedestres e o aumento do uso de compressores e turbo compressores. Segundo a DSM, a nova geração “Diablo” ajuda os fabricantes neste desafio de inovação, provendo uma resistência ao calor sem precedentes, tanto no curto quanto no longo período de exposição.

Relata a empresa que a tecnologia provém melhorias significativas nos componentes de resistência de temperatura por longos períodos, como nos coletores de admissão com refrigeradores integrados, dutos, tampas de arrefecedores de ar, dutos misturadores e ressonadores utilizados nos motores automotivos mais modernos. A última versão da poliamida 4.6 Stanyl Diablo é capaz de resistir à temperatura de 230°C em uso contínuo, enquanto o novo Akulon Diablo resiste a 220 °C em uso contínuo. Ambas as novas categorias possuem resistência aperfeiçoada a picos de altas temperaturas para curtos períodos, como os medidos por deflexão sob carga (HDT, em inglês). O novo Stanyl Diablo possui HDT aperfeiçoado que resiste à 267 °C, enquanto o novo Akulon Diablo resiste a um HDT de 245 °C. As características de envelhecimento térmico a longo prazo e o HDT dos novos materiais são prova de suas características superiores  quando comparadas aos atuais materiais concorrentes no mercado, informa ainda a DSM.

As novas categorias possuem também resistência aperfeiçoada aos químicos e gases nos sistemas de EGR (recirculação dos gases de escape). As mesmas possuem ótimas propriedades de processamento e criam peças finais com alta resistência nas linhas de solda, bem como acabamentos mujito bons.

A DSM é um dos líderes no desenvolvimento de termoplásticos para motores automotivos resistentes a altas temperaturas. A tecnologia “Diablo”, desenvolvida e patenteada pela DSM, melhora a resistência dos materiais expostos a  longos períodos de temperaturas elevadas e foi aplicada à diversos tipos de poliamida. A DSM utiliza a tecnologia “Diablo” nas suas próprias marcas de poliamidas Stanyl e Akulon, e também a licencia a outros fornecedores. A tecnologia “Diablo” é representa um comprometimento da companhia com o aperfeiçoamento da sustentabilidade do transporte automotivo, com o aumento das possibilidades de substituição de metais e com a criação de novas soluções que permitirão à DSM crescer neste setor altamente dinâmico.

Fonte: DSM

Curta nossa página no

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: