Material da SABIC reforçado com fibra de carbono é usado para produzir o primeiro veículo do mundo fabricado por impressão -3D

sabic-3dcar

A SABIC forneceu os materiais e conhecimentos de processamento necessários para criar um veículo-conceito, primeiro de seu tipo a usar a tecnologia de impressão 3D (também conhecida como manufatura aditiva) durante o International Manufacturing Technology Show  (IMTS), em Chicago. Este veículo totalmente funcional, impresso a partir do zero e montado pela empresa de design automotivo Local Motors, deverá ser dirigido para fora da feira, no sábado, dia 13/09.

Este evento inovador apresenta uma solução há muito esperada para um grande desafio de fabricação: como evitar os significativos investimentos em ferramentas e tempo necessários para a produção de “designs” grandes, de formato livre. A Local Motors colaborou com a Cincinnati Incorporated, um integrador de sistemas de produção em larga escala; com o Oak Ridge National Laboratory (ORNL), um pioneiro na pesquisa de materiais avançados; e com a SABIC, para desenvolver e validar a tecnologia e os materiais necessários para prover tecnologia de impressão 3D para grandes formatos.

“Quando a equipe estava escolhendo os nossos parceiros para produzir o primeiro carro do mundo impresso em 3D, a SABIC foi uma escolha óbvia, porque eles iriam entregar os materiais adequados necessários para trazer o Strati à vida, de forma rápida e segura”, disse John B. Rogers, Jr. , CEO da Local Motors.

De acordo com a SABIC, o composto reforçado com fibra de carbono da SABIC, LNP ™ STAT-KON ™, foi escolhido por sua excelente relação resistência-peso e alta rigidez, o que minimiza o empenamento durante o processo de impressão em 3D, permitindo uma estética e um desempenho aprimorados. Além disso, a experiência da SABIC nesta tecnologia emergente, incluindo a seleção e validação de materiais, especificação de equipamentos e processamento, foram fundamentais em todo o processo de desenvolvimento.

“Envolver a SABIC no início e contar com a experiência deles em tecnologias avançadas de processamento e na validação de materiais foi crítico para o sucesso do projeto”, disse Andrew Jamison, CEO da Cincinnati. “Os visitantes da IMTS terão, em primeira mão, uma visão sobre o futuro da manufatura aditiva e de suas possibilidades de transformar a indústria, ao observar o funcionamento da nossa máquina de Manufatura Aditiva de Grandes Áreas (BAAM), usando material da SABIC e fabricando componentes de polímeros 200 a 500 vezes mais rápido e com tamanho 10 vezes maior do que as máquinas atuais de manufatura aditiva.”

Tony Cerruti, Diretor de Marketing para as Américas da SABIC-IP, comentou: “Os materiais e os conhecimentos de processamento da SABIC, em conjunto com esta avançada tecnologia de manufatura aditiva, ajudarão a resolver o desafiosde fabricação que nossos clientes estão enfrentando – o alto custo de inovar. Acreditamos que esta tecnologia tem um potencial de longo alcance para aplicações em múltiplas indústrias a que a SABIC atende, trazendo “designs” mais rapidamente para mercado e permitindo a customização em massa. ”

O evento de veículo-conceito surgiu a partir de um Desafio de “Design” da Local Motor,  a qual resultou na apresentação de acima de 200 inscrições de mais de 30 países. O conceito vencedor, Strati, inspirou o protótipo impresso em 3D em tamanho real.

Fonte: SABIC

Curta nossa página no

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: