Troca-telas com função autolimpante mantém o fluxo do material fundido e a pressão constante mesmo após retrolavagem

Troca-telas “Tipo-V” da Nordson Kreyenborg é adequado para todos os materiais e elimina o tempo de parada durante a extrusão direta, a peletização e a reciclagem

V-Type-Screen-ChangerUm sistema de limpeza automatizado, acionado hidraulicamente, permite ao troca-telas Tipo-V da Nordson Kreyenborg purgar até mesmo agentes contaminadores pesados do elemento de filtro de fusão, mantendo a produção da extrusão, minimizando a intervenção do operador e evitando o tempo de parada em processos de pressão constante, como extrusão de filme, lâminas, fibra ou a peletização de fios, anunciou a empresa.

Com o troca-telas Tipo-V da Nordson Kreyenborg, o fluxo de material fundido da extrusora é dividido em quatro fluxos para filtragem em dois pares de cavidades de tela, então os fluxos se unem novamente sem qualquer mudança significativa na quantidade de material fundido. Cada par de cavidades é montado em um pistão que posiciona ambas as cavidades de forma que possam filtrar seus respectivos fluxos de material fundido ou remove uma delas do processo para retirar o acúmulo de agentes contaminadores por meio da retrovalagem. Em uma operação normal, o polímero flui por todas as quatro cavidades. Enquanto uma das cavidades é alterada, as outras três continuam no processo.

Além dos dois pistões que levam a tela, há quatro pistões de deslocamento ativados hidraulicamente que operam durante a limpeza. Se a pressão diferencial no troca-telas aumentar para um nível predefinido por causa do acúmulo de agentes contaminadores, a sequência de limpeza para todas as cavidades será iniciada automaticamente. Para cada cavidade, o pistão de deslocamento correspondente no lado da saída da tela se retrai, criando um reservatório de polímeros fundidos filtrados. Esse material é hidraulicamente comprimido e descarregado na direção inversa, de volta através da tela, levando embora o agente contaminador para ser removido do sistema. A sequência é realizada para cada cavidade, uma após a outra.

Essa tecnologia de “limpeza potente” purga de maneira eficiente meios de filtragem até mesmo em linhas de extrusão por onde passam polímeros altamente viscosos; minimiza a quantidade de material consumido na limpeza e aumenta a vida útil das telas de filtragem, de acordo com Stefan Wöstmann, engenheiro de pesquisa e aplicações. Canais de fluxo reologicamente otimizados evitam um tempo de permanência excessivo e zonas estagnadas no sistema.

Como no caso da limpeza, o processo para troca de telas é iniciado quando se chega a um número predefinido de retrolavagens. Isso aciona o movimento do pistão para fora, que leva a tela para que o compartimento da tela possa ser removido e um novo elemento de filtragem seja colocado no seu lugar. Também como na limpeza, três das cavidades permanecem no processo enquanto um novo compartimento da tela é instalado na quarta.

“O troca-telas Tipo V realiza as funções de limpeza e troca de tela com a extrusão continua, sem nenhuma mudança no fluxo de volume e pressão”, afirmou o Sr. Wöstmann. “Por ser um sistema para a obtenção de uma elevada taxa de produtividade, até mesmo quando há um aumento nas porcentagens de remoagem e matérias-primas cada vez mais contaminadas, é um investimento que rapidamente se paga”.

A Nordson Kreyenborg fabrica sistemas de filtragem para materiais fundidos, bombas de engrenagem e válvulas de fusão. A empresa pertence ao Grupo de sistemas de processamento de polímeros da Nordson. Adquirida pela Nordson Corporation em 2013, a Kreyenborg GmbH foi fundada em 1953 e é a principal fornecedora internacional de componentes para processamento de polímeros.

Fonte: Martino Comm. / Nordson Kreyenborg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: