Clariant integra o banco de dados de masterbatches de cores ao mecanismo de busca de materiais Prospector

  • Encontrar cores que atendam às principais normas de resistência ao fogo agora ficou mais fácil do que nunca
  • Mais de 100 masterbatches da Clariant certificados em um banco de dados global de materiais
  • Oferta de produtos certificados pela UL, especialista técnica em plásticos com projeção global

A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, está disponibilizando seus produtos no mecanismo de busca de materiais da UL, chamado Prospector® (ULProspector.com). Com isso, ficou mais fácil para designers e engenheiros encontrar masterbatches de cores para fabricar produtos plásticos de acordo com as normas da UL e de outras organizações.

Para proteger os consumidores de todo o mundo contra riscos previsíveis relacionados a um produto, como queima e choque elétrico, os fabricantes devem respeitar as normas locais de inflamabilidade, inclusive a IEC 60695-2-11/12/13, conhecida como teste de fio não inflamável (Glow-Wire – GW), e os ensaios de chamas verticais e horizontais do padrão UL-94. O padrão UL94, que originalmente era uma norma nacional nos EUA, já se estabeleceu globalmente para a classificação de produtos de plástico e da forma como eles queimam.

Para que um produto tenha a certificação da UL, os desenvolvedores geralmente começam especificando uma resina plástica reconhecida pela UL. No entanto, para ganhar eficiência na produção, os fabricantes costumam usar uma resina-base incolor ou natural, além de um concentrado especial ou masterbatch para adicionar cor ao produto. Nesse caso, tanto a resina plástica como o masterbatch precisam ser certificados pela UL. A Clariant oferece um enorme portfólio de masterbatches certificados pela UL, comercializados sob as marcas REMAFIN® e RENOL®. Há mais de 120 produtos diferentes no total, oferecendo uma possível solução para aproximadamente 20% dos materiais listados no mecanismo de busca Prospector. Além de aplicações elétricas e eletrônicas, os masterbatches da Clariant são ideais para o setor automotivo, aparelhos médicos, pequenos eletrodomésticos, ferramentas elétricas, materiais de construção – como células fotovoltaicas – e outros bens de consumo elétricos. Eles podem ser produzidos em mais de 20 fábricas ao redor do mundo.

Agora que o portfólio da Clariant está inserido no mecanismo de busca UL Prospector, a seleção de masterbatches ficou  mais fácil. O mecanismo de busca UL Prospector é o maior e mais usado recurso de informações na indústria plástica. Através de uma única e intuitiva interface, essa ferramenta permite aos usuários pesquisar e filtrar com eficiência um abrangente banco de dados, que já conta com mais de 85.000 plásticos e milhares de outros materiais. Os usuários podem pesquisar masterbatches por compatibilidade de cor e polímero e acessar informações “Yellow Card” diretamente a partir do banco de dados QMQS2 da Clariant. Esses certificados fornecem detalhes sobre classes de chamas, espessura mínima de parede, nível máximo de aplicação e outras informações essenciais.

“Cores altamente impactantes e design avançado são extremamente importantes para o sucesso dos produtos eletroeletrônicos modernos”, declara Jeff Saeger, Diretor Global do Segmento de Bens de Consumo. “Ao mesmo tempo, os fabricantes também precisam levar em consideração a segurança dos produtos e as normas regulatórias. A Clariant pode ajudar nessas duas áreas essenciais. Além disso, com os masterbatches certificados pela UL inseridos no mecanismo de busca Prospector, nossos clientes podem avaliar opções de cores facilmente e pesquisar, ao mesmo tempo, seus requisitos de resinas”.

Para que um masterbatch seja reconhecido pelo padrão UL, as seguintes condições devem ser atendidas:

·         O concentrado de cor deve ser submetido à UL e avaliado por ela.
·         O polímero, genérico ou específico, também deve ser reconhecido.
·         O reconhecimento da combinação de material (resina-base + concentrado de cor) deve ser listado na categoria de produto QMSQ2 do produtor do concentrado.
·         O concentrado de cor deve ser usado dentro das condições de aceitabilidade estabelecidas pela UL.

A Clariant possui seus próprios laboratórios de teste, que podem realizar ensaios preliminares para minimizar o tempo e os custos dos testes. Entretanto, na qualidade de instituição de testes independente, a UL é a única responsável por decidir se um material será certificado.

Os masterbatches certificados pela UL são uma atraente alternativa para os fabricantes de produtos plásticos que precisam cumprir com os índices de inflamabilidade especificados.Eles também atendem a outros requisitos regulatórios globais, como RoHS, WEEE, REACh e CE, além de conter apenas pigmentos isentos de metais pesados, como cádmio e chumbo. Esse exclusivo portfólio, agora facilmente acessível através do banco de dados Prospector, possibilita uma gestão de projetos rápida e econômica, em conjunto com todas as vantagens de uma coloração feita nas próprias instalações do cliente. O serviço completo prestado pela Clariant atende aos requisitos dos clientes, melhorando a segurança dos consumidores de aparelhos eletroeletrônicos e seus componentes.

Fonte: Clariant

Curta nossa página no

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: