Solvay participa de projeto de avião movido a energia solar em sua viagem ao redor do mundo

  • Aeronave  tripulada que não usa uma gota sequer de combustível fóssil foi apresentada mundialmente no dia 09/04 na Suiça
  • Um total de 6 mil peças dessa aeronave foram feitas com produtos da Solvay, entre os quais polímeros especiais, plásticos de engenharia, fluorpolímeros, lubrificantes e produtos para captura, armazenamento e conservação de energia

Solvay-Solar-Impulse_2A Solvay juntou-se aos fundadores  e pilotos Bertrand Piccard e Andre Borschberg no lançamento do Solar Impulse 2 (HB-SIB), a segunda versão atualizada do avião movido a energia solar que começará sua turnê mundial no início de 2015 sem usar uma única gota de combustível fóssil.

Desde o primeiro dia, há dez anos, a Solvay faz parte do projeto aventureiro Solar Impulse, que em 2004 muitos pensavam ser inconcebível. Com este “Laboratório Voador”, a empresa colocou em prática seus conhecimentos em materiais avançados e energia sustentável, permitindo que o primeiro Solar Impulse voasse ininterruptamente movido somente à energia do sol, superando os limites da inovação, conhecimento técnico e empreendedorismo.

Comparado ao Solar Impulse 1 (Si1), que completou com sucesso seu voo de costa a costa pelos Estados Unidos no ano passado e a travessia do Mar Mediterrâneo em 2012, as tecnologias no ampliado Solar Impulse 2 (Si2) evoluíram para aumentar a eficiência energética. Desta vez, a aeronave está apta para o seu voo ao redor do mundo.

“A Solvay tem mostrado com os projetos Solar Impulse sua contribuição fundamental como um provedor de soluções químicas e materiais avançados no desenvolvimento de fontes de energia alternativas e sustentáveis”, disse o CEO da Solvay, Jean-Pierre Clamadieu, ao participar da solenidade de lançamento da nova aeronave, ocorrida em 09/04, na Suiça. “As soluções e materiais avançados da Solvay fazem parte da transição da matriz energética e ajudam a enfrentar os desafios da sociedade, à medida em que a população cresce”.

“Para a Solvay, o Solar Impulse representa inovação sem limites, substituindo peso por soluções inteligentes. Assumir este projeto, que fabricantes de aviões e muitas outras pessoas não acreditaram, promoveu um forte espírito de equipe empreendedora. O resultado foi um sentimento de orgulho imensurável pela visão de um avião solar, voando dia e noite sem combustível, que se tornou uma realidade”, acrescentou o membro do Comitê Executivo da Solvay, Jacques van Rijckevorsel, que iniciou o projeto para o Grupo em 2004.

Pesquisadores, químicos e engenheiros da Solvay na Bélgica, Brasil, França, Alemanha, Itália e Estados Unidos deixaram suas marcas nos aviões, que possuem cerca de 6 mil peças da Solvay. Um total de 13 produtos da Solvay no Si2 tiveram seu desempenho melhorado, mantendo o peso ao mínimo. Com uma envergadura de 72 metros, o peso do avião de 2,34 toneladas é semelhante ao de um jipe, enquanto que a sua potência é semelhante ao de uma motocicleta.

Graças ao Solar Impulse, as soluções químicas avançadas e materiais avançados da Solvay conseguiram ter acesso a uma série de novos mercados promissores, incluindo a proteção de painel solar, baterias para computadores e celulares, compartimentos de bagagem em aviões e soluções sustentáveis de mobilidade.

Solvay, parceiro tecnológico do Solar Impulse

Solvay-Solar-Impulse_1Conciliar leveza com desempenho, em condições climáticas em que as temperaturas variam de -40 °C a +40 ° C – a Solvay faz a diferença no Solar Impulse 2

Capturando energia:

Um filme de polímero ultrafino, Halar ECTFE®, agora também protege contra a umidade os painéis solares e 18 mil células fotovoltaicas, transformando o Si2 em um avião elétrico à prova d’água.

Uma fita adesiva altamente sofisticada, a Solstick PVDF Solef ®, veda os pequenos espaços entre as células solares e permite-lhes mover-se junto com as asas.

Armazenamento de energia:

Os componentes da Solvay, PVDF Solef ® e F1EC, permitem o armazenamento de energia em 640 kg de baterias de lítio-íon e melhoraram a densidade de energia de para 260 Wh / kg, de 240 Wh / kg no  Solar Impulse 1.

Otimização do consumo de energia:

Com o lubrificante Fomblin ® PFPE, as peças mecânicas resistem ao desgaste e à  ferrugem, reduzindo a manutenção e o uso de energia.

A carenagem do cockpit é feita de poliuretano isolante extremamente leve, com o agente especial de expansão de espuma Solkane 365 MFC ®.

Leveza da estrutura geral e peças

A longarina da asa contém uma estrutura de favo de mel refinada, feita de papel impregnado com o polímero Torlon ® PAI, que proporciona excelentes propriedades: resistência, torção, flexão, vibração.

Peças mecânicas, tais como elementos de fixação e parafusos, são feitos de materiais leves, porém muito robustos, como os polímeros especiais Ketaspire ® PEEK e PrimoSpire SRP ®.

Peças mecânicas complexas, como clipes de iluminação ou as caixas para os equipamentos do cockpit, são de poliamida 6 Sinterline™ e feitas sob medida pela impressora 3D Selective Laser Sintering.

E além do avião, o bem-estar dos pilotos:

A roupa íntima dos pilotos é feita de fios Emana® de poliamida 6.6, uma fibra inteligente que interage com o corpo, estimulando a microcirculação e ajudando o desempenho muscular.

Fonte:  Solvay

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Solvay participa de projeto de avião movido a energia solar em sua viagem ao redor do mundo”

  1. Desentupidora Says:

    muito legal esse projeto, a empresa ta de parabens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: