BASF lança soluções inovadoras nos segmentos de polímeros superabsorventes, ligantes para fibras e aditivos

  • Superabsorventes renováveis e com controle de odor
  • Amplo portfólio de aditivos e pigmentos para não tecidos

De 8 a 11 de abril a BASF irá apresentar soluções novas e eficazes para a indústria de higiene na INDEX 2014, a primeira exposição mundial de não tecidos, no Centro de Exposição e Congresso Palexpo em Genebra, Suíça. No estande da BASF, especialistas da empresa irão informar e aconselhar os profissionais sobre a gama completa de serviços e produtos na área de inovação incluindo o novo HySorb® para controle de odores; o HySorb® Mass Balance; ligantes para materiais fibrosos e aditivos para higiene, filtração e aplicações médicas.

Novos polímeros superabsorventes para controle eficaz de odores e ressecamento

Segundo a BASF, o polímero HySorb®, pioneiro no controle de odores juntamente com o portfólio de produtos de polímeros superabsorventes da BASF, é um produto inovador para melhorar a qualidade de vida das pessoas com incontinência. Através do bloqueio da formação de amônia, ele previne o odor causado pela urina por um período prolongado de tempo. Além disso, sua alta capacidade de absorção ajuda a manter a pele seca.

Os polímeros superabsorventes são usados em uma série de aplicações para as necessidades de cada dia das vidas das pessoas. O mercado de incontinência adulta para superabsorventes só perde para o mercado de cuidados com bebê, apresentando um dos maiores crescimentos globais.

Novo polímero absorvente com base em matéria-prima-prima renovável

Trabalhando em conjunto com o TÜV SÜD (órgão de certificação) a BASF desenvolveu uma abordagem inovadora de balanço de massas para o uso de matérias-primas renováveis na BASF “Verbund”. Baseada nessa abordagem, a biomassa alimenta as fábricas no início da cadeia de produção de superabsorventes. Esta parcela de biomassa é então alocada aos produtos de vendas de acordo com suas receitas, usando o novo padrão que inclui a certificação de terceiros do produto.

O equivalente de biomassa pode ser alocado aos superabsorventes em até 100%, de acordo com o padrão das especificações de seus consumidores e demanda. As fábricas e tecnologias alinhadas com a cadeia de valor podem continuar a serem usadas, e o design dos produtos dos consumidores e o processo de produção não requerem ajustes.

Os polímeros superabsorventes baseados em energias renováveis economizam matéria-prima com base fóssil e diminuem os gases de efeito estufa, contribuindo desta forma para o desenvolvimento sustentável.

Dispersões para Ligantes para Fibras – inovações para não tecidos

Na INDEX 2014 a BASF demonstra sua expertise na área de polímeros de dispersões para ligantes para fibras. A BASF desenvolve soluções customizadas para seus clientes nas indústrias de construção, móveis e automotiva. Segundo a empresa, as dispersões têm por característica alta funcionalidade e processabilidade customizada.

Um enfoque na área de dispersões para ligantes para fibras são as resinas ecologicamente compatíveis da marca Acrodur®, uma resina de acrilato reticulante (crosslinking) em base aquosa que possui sistema de um componente, que exibe excelentes propriedades de ligação. A tecnologia utilizada tem como base a reticulação térmica dos ácidos policarboxílicos com álcool multifuncional. Diferente das resinas reativas clássicas, nenhuma substância orgânica, tal como fenol ou formaldeído são liberadas durante o processo de reticulação. O único subproduto proveniente do agente de cura é a água. Segundo a BASF, o Acrodur® não é tóxico nem explosivo e desta forma garante a segurança ambiental bem como um manuseio seguro. O agente de ligação não apenas melhora as propriedades do produto acabado, mas também garante condições de trabalho seguras durante a produção. Além disso, a tecnologia compatível com o meio ambiente ajuda as empresas de processamento a respeitar os limites de emissão e reduzir custos.

Portfólio abrangente de aditivos e pigmentos para não tecidos

A BASF oferece um portfólio de estabilizadores de calor e luz e modificadores de polímeros tais como o Chimassorb® e Irgatec® bem como uma seleção de pigmentos e preparações pigmentárias para a indústria de não tecidos.

De acordo com a BASF,  Microlen® são preparações mono-pigmentárias de fluxo livre e sem pó que alcançam dispersão de pigmentos de alta qualidade, levando a um processamento melhorado e consistência de cor, particularmente para aplicações mais críticas como o não tecido colorido.

Ainda segundo a empresa, a tecnologia Irgatec® CR76 é uma alternativa para padronizar graus de extrusão (meltblown) possibilitando aos produtores de não tecidos adaptar propriedades materiais para seus requisitos específicos e aumentar sua produtividade.

Fonte: BASF

Curta nossa página no

 

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: