Simplás busca aproximação entre empresas e fiscalização do trabalho

Encontro na sede do sindicato permite esclarecimentos durante entrega de documentação

Simplas_cipa

Presidente do Simplás, Jaime Lorandi, gerente do Ministério do Trabalho Vanius Corte e procurador do Ministério Público do Trabalho Ricardo Garcia (da esquerda para a direita)

A idéia levada à prática pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) parece simples, mas busca inverter um paradigma histórico: propor um ambiente favorável para aproximar e distensionar as relações entre setor produtivo e órgãos governamentais de fiscalização do trabalho. Experiência bem sucedida ocorreu na quinta-feira (30), quando a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul serviu de ponto de encontro entre empresas, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para entrega de documentação e busca de esclarecimentos em torno das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs). As duas reuniões, pela manhã e à tarde, ainda tiveram participação de representantes do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Em função dos índices de acidentes de trabalho em Caxias do Sul, MPT e MTE passaram a notificar organizações de diversos segmentos, com o intuito de verificar e orientar a implementação e funcionamento das CIPAs. A iniciativa conta com respaldo do Simplás.

“Apoiamos o diálogo porque a responsabilidade social faz parte dos princípios do sindicato. Precisamos ter cuidado com as pessoas em nossas empresas. Então, apoiamos a responsabilização de uma CIPA mais eficiente. Isso é humanismo: todos preocupados com todos. Vai além de simplesmente cumprir a lei. Temos de trabalhar uma cultura de compromisso e conscientização coletivos”, afirma o presidente Jaime Lorandi.

Os encontros facilitam a troca de esclarecimentos e informações de documentação entre empresas e agentes do governo, a fim de que as CIPAs sejam não apenas implementadas, mas efetivamente operacionalizadas nas organizações.

“Já vimos muitas atas de reuniões de CIPA com registro de atividades praticamente em branco, em que havia só data e assinatura dos presentes. Isso precisa mudar. Estamos muito preocupados com os acidentes de trabalho e o absenteísmo por motivo de saúde aqui em Caxias. Por isso essa chamada às empresas”, explica o procurador do Trabalho Ricardo Garcia.

Garcia revela que todas as organizações com mais de 19 funcionários serão notificadas gradualmente, ao longo de todo ano, independentemente do ramo de negócio. “Vamos conversar até com os hospitais, por exemplo”.

De acordo com o procurador, em cada caso, a partir da entrega de um bloco de cerca de 20 documentos, será estabelecido um cronograma de trabalho. A primeira etapa será de adequação às exigências da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) no que tange à prevenção de acidentes. Só depois surge a possibilidade de autuação.

“Este momento não é punitivo, mas de conscientização. De uma mudança de cultura. As pessoas não vão mais assumir postos só pela busca de estabilidade, mas por responsabilidade com os demais”, conclui o presidente do Simplás, Jaime Lorandi.

Sobre o Simplás

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) representa aproximadamente 500 empresas de transformação que geram mais de 13 mil empregos diretos em oito municípios (Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, São Marcos e Vale Real), com estimativa de faturamento anual superior a R$ 3 bilhões. Em um raio de 50 quilômetros, a área de abrangência do Simplás apresenta a maior concentração de indústrias de transformação de plástico do Brasil.

Fonte: Simplas / Foto: Pauline Gazola

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: