Instituto do PVC apoia cursos nas áreas de arquitetura e construção civil

O Instituto do PVC e outras quatro associações levam curso sobre produtos utilizados na arquitetura e construção civil para alunos de universidade em São Paulo. O objetivo é oferecer informações técnicas e atualizadas sobre o PVC e outros materiais utilizados nestes segmentos, abordar suas aplicações, a inovação em cada tipo de produto e os desenvolvimentos disponíveis no mercado.

O curso de férias “Introdução aos sistemas construtivos: materiais, produtos e aplicações” será realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro na Universidade São Judas Tadeu e contará com a participação de 69 alunos de arquitetura e engenharia civil da universidade. No caso específico do PVC, o Instituto do PVC levará profissionais do mercado para falarem sobre a tecnologia, a aplicação e a inovação em esquadrias, pisos e sistema construtivo concreto PVC, além de uma aula introdutória sobre o material.

Para a professora Dra. Paula De Vincenzo Fidelis Belfort Mattos, coordenadora dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design e do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade, a parceria com as indústrias de materiais da construção civil visa propiciar aos alunos o contato efetivo com o mundo profissional, complementando o conteúdo ministrado em salas de aula. “Esperamos que este curso introdutório seja o início de uma parceria entre indústria de universidade, ou seja, a produção de conhecimento exercida de um modo objetivo e responsável”, afirma.

Além do Instituto do PVC, as entidades que fazem parte do projeto são a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (ABRAVIDRO), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Associação Brasileira Construção Metálica (ABCEM).

Para Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC, essa aproximação entre a universidade e o mercado é fundamental para o desenvolvimento tecnológico. “Acreditamos na importância de trazer para o aluno a realidade do mercado, seus desenvolvimentos tecnológicos, aplicações e demandas para que haja uma interação entre a academia e a indústria, com o objetivo do desenvolvimento do mercado brasileiro como um todo”, afirma o executivo.

Bahiense lembra que a participação do PVC na arquitetura e construção civil está em ascensão com a conquista de espaços mais nobres nos ambientes. Além dos benefícios técnicos e estéticos e de versatilidade, o PVC contribui para o desenvolvimento sustentável, seja por suas matérias-primas, propriedades, aplicações ou mesmo por sua reciclabilidade.

Antigamente a participação do PVC era notada apenas em produtos como tubos e conexões, aplicações de sucesso. O mercado cresceu e o PVC passou a ser utilizado em portas, janelas, pisos, forros, papéis de parede, sidings, decks, piscinas, entre outras aplicações de caráter arquitetônico. “Além disso, a indústria está sempre em busca de novas tecnologias para tornar o produto sempre mais atrativo e sustentável, além de competitivo”, explica Bahiense.

O Instituto do PVC tem o compromisso de orientar as empresas associadas a adotarem posturas socialmente responsáveis, no intuito de promover o crescimento sustentável do setor, difundindo suas características técnico-científicas, ambientais e de reciclabilidade, sempre fundamentadas em ações éticas.

Para saber mais sobre o curso, contatar Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu pelo telefone (11) 2799-1672.

Fonte: Instituto do PVC

Curta nossa página no

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: